PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

29 de agosto de 2012

Vida na Alemanha: Pegar carona

Na, darf ich mitfahren? - E aí, posso ir junto? :-)
PERGUNTA:
Você aceitaria carona de um estranho?
E se essa carona não fosse só até a sua casa, mas se ele te levasse de uma cidade a outra, num trajeto de várias horas? Você confiaria?

Eu NUNCA fiz isso no Brasil, mas um conhecido meu fazia, sim. Quando ia de uma cidade pra outra em seu carro, às vezes parava no caminho pra pessoas pedindo carona, perguntava pra onde elas queriam ir, combinavam um preço e seguiam. Como eu nunca tive carro no Brasil, não sei se isso é comum.

É claro que tudo soa muito perigoso, mas a Alemanha tem um serviço de carona que funciona muito bem.

Andar de trem na Alemanha é ainda uma das formas mais confortáveis, mas uma das mais caras de se locomover dentro do país. É claro que há maneiras de se comprarem tickets baratos. Mas pra isso, você tem que planejar suas viagens sempre com muita antecedência, pois os tickets promocionais acabam muito rápido. Além disso, os horários dos tickets promocionais, dependendo do trajeto, nem sempre vão ser os mais agradáveis. É como pagar pouco por um vôo, mas saber que ele parte às 5 da manhã. Outra forma de economizar no trem é viajar em grupo (dá pra comprar tickets até pra 5 pessoas) ou até mesmo comprar passagens que valham o dia inteiro (só que estas geralmente só valem em trens regionais, muitas vezes superdesconfortáveis).

Quem gosta de pechinchar nas passagens (como eu!) acaba entrando numa dessas.

Mas como a maioria não se planeja muito e prefere ter a liberdade de comprar suas passagens quando der na telha, a Alemanha tem um serviço de caronas.
É assim:
1) Uma pessoa tem um carro e vai de uma cidade a outra (digamos de Berlin para Colônia). Em vez de ela viajar sozinha e gastar o dinheiro da gasolina sozinha, ela divulga isso na internet procurando pessoas que queiram viajar com ela e rachar o preço do combustível.

2) Nos sites é possível dizer também por quais cidades ele/ela vai passar e em quais cidades pessoas podem subir ou descer no meio do caminho até o destino final (Colônia).

Na Alemanha, no geral, só vão 2 pessoas no banco de trás.
3) Pronto! Os interessados ligam pro dono do carro e perguntam se ainda tem vaga. Há alguns sites que oferecem um sistema de reserva online, sem a necessidade de fazer a ligação. Marcam um ponto de encontro e pronto. Você agora já tem uma carona que, em geral, custa muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito menos que uma passagem de trem comprada na hora.

E não é perigoso?
Olha, eu já peguei caronas pela internet diversas vezes e nunca aconteceu nada. Esse sistema de caronas é muito popular aqui. É tão popular que são raras as vezes em que o carro não vai cheio (cheio significa 4 pessoas: motorista + 1 banco da frente + 2 banco de trás num carro popular.. raramente algum escroto coloca 5 pessoas no carro). Em cada cidade há algum ponto comum de caronas e você sempre vai ver pessoas com bagagens esperando por motoristas.

E pra mulheres, não é perigoso?
Como falei antes, até hoje nunca ouvi nenhuma história de roubo, estupro ou sei lá o quê. Já viajei com mulheres e tenho várias amigas que também usam o serviço. Se você for mulher e tiver realmente muito medo de pegar carona com homem, há também motoristas mulheres que oferecem caronas exclusivamente para mulheres, ou seja, Clube da Luluzinha com rodas :-)

Se o seu objetivo é economizar uma grana e viajar mais aqui na Alemanha, vale a pena pesquisar por caronas na internet.

VANTAGENS (em relação ao trem):
- muito mais barato (às vezes bem mais que 50% mais barato)
- muitas vezes, mais rápido (quando não há engarrafamentos nem reformas em alguma estrada)
- pode ser que você conheça alguém e tenha alguém pra conversar durante a viagem em vez de vir só.
- mais flexível com o preço. Se você tiver sorte, pode encontrar uma carona até em cima da hora e o preço ainda assim será o mesmo.
- se der sorte, o carro pode ser um carrão, grande, confortável, espaçoso, mais confortável do que qualquer primeira classe de trem, ainda tendo a chance de andar em alta velocidade numa Autobahn que mais parece um tapete. Tudo isso pelo mesmo preço de sempre.

DESVANTAGENS (em relação ao trem):
- nem sempre dá pra levar muita bagagem. Muitos motoristas preferem que as pessoas tenham pouca bagagem, pois não dá pra encher o porta-mala com muita bagagem de 4 pessoas. Mas isso depende do carro, se for um carro grande, às vezes dá.
-  duração da viagem varia - às vezes tem motoristas que fazem mais pausas no caminho. Às vezes a estrada está em reformas. Às vezes há engarrafamento. Às vezes eles andam mais rápido. Ou seja, você nunca sabe com exatidão quando você vai chegar no destino, você só tem uma ideia geral de quanto dura o trajeto de carro entre as duas cidades. Mas esse trajeto pode ser maior ou menor dependendo do carro e do motorista.
- você tem que fazer ligações pra conseguir vaga. Muitas vezes você só consegue vaga depois de ligar pra várias pessoas, pois já está tudo lotado.
- isso acontece RARAMENTE, mas pode ser que o motorista cancele a carona em cima da hora. Você não tem garantia nenhuma. Atrasos ou cancelamentos de trem também existem. Mas pelo menos, com uma passagem de trem comprada, você tem alguns direitos. Numa  carona, você fica com as mãos abanando. Ou seja, se for pra conseguir um emprego, melhor não se confiar numa carona pra chegar a tempo na entrevista :-)

P.S. Nem toda carona é com carro. Muitas vezes as pessoas compram tickets de trem para 5 pessoas (porque sai mais barato) e saem procurando pessoas na Internet para viajar junto e rachar o preço do ticket.

Sites para procurar carona:
http://www.mitfahrgelegenheit.de/
http://www.mitfahrzentrale.de/

E você? Já pegou carona na Alemanha? Como foi? Usa sempre esse tipo de serviço?

12 de agosto de 2012

Carminha? Nina? Existem novelas em alemão?


Olá,

Bösewicht = vilão, malfeitor
eu estou numa fase noveleira, acompanhando "Avenida Brasil" e a trama de Nina e Carminha pela Internet. A facilidade da Internet faz com que a gente consiga morar aqui na Alemanha, mas manter os pés no Brasil. Independente se você gosta de novela ou não, hoje o tópico é sobre isso.


Em alemão existe a palavra "Telenovela" (gênero feminino). Não tenho certeza se a palavra entrou no vocabulário alemão através do espanhol ou do português. O fato é que a palavra está dicionarizada. Mas atenção, não pode dizer só "Novela", tem que dizer "Telenovela".

Existe também a palavra "Seifenoper" como no inglês "soap opera".

Os alemães também produzem novelas para a TV, mas não conheci até hoje nenhum brasileiro que gostasse das novelas daqui. Uma das mais populares era abreviada de "GZSZ" (Gute Zeiten, Schlechte Zeiten). Mais parece "Malhação", pois é uma novela com várias temporadas.

Algumas novelas do Brasil já foram transmitidas aqui, como Riacho Doce, Sinhá Moça, Escrava Isaura e Vale Tudo. Infelizmente não encontrei nenhum vídeo na Internet dessas novelas dubladas em alemão.

###################################
Adendo: 03/02/2014

Enquanto no Brasil atualmente (quase) todo mundo posta sua opinião sobre um mero beijo sem graça entre dois homens (e tem gente que acha que isso é o fim do mundo!), as novelas alemãs já mostraram vários casais gays, com cenas tão picantes quanto cenas entre homem e mulher nas novelas globais. E isso não gerou nenhum comentário, nenhuma polêmica, nenhuma capa de jornal e/ou revista e o mundo por aqui nem se acabou. Aqui vai uma cena de um dos casais gays da novela "Verbotene Liebe" (que também é como "Malhação", com várias temporadas).



Para quem ainda se sente incomodado com dois homens demonstrando afeto, é só não clicar no vídeo acima. Aqui vai um capítulo da novela mais geral:



Para assistir mais capítulos dessa novela, é só clicar aqui.

#######################################

Há uma série tipo "Friends" chamada "extr@" feita para quem está aprendendo o idioma alemão. Dá pra assistir no Youtube. O link está aqui.

A Deutsche Welle fez uma "telenovela" para quem está aprendendo alemão. A personagem principal é brasileira (apesar de a música da abertura não ser brasileira) e eles estão na segunda temporada. Chama-se "Jojo sucht das Glück". A novela é feita com diálogos fáceis e com pronúncia clara.

Aqui está o primeiro episódio.


É bom para quem quer praticar alemão. Todos os episódios estão no Youtube.

E vocês que moram na Alemanha, gostam das novelas e séries alemãs? Têm algum nome/vídeo de novela pra indicar? Gostaram da "Jojo sucht das Glück"?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...