PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

14 de maio de 2016

Eurovision: Ein Lied für Europa


Atenção, garotada esperta. Esse fim de semana vai ter o tradicional Eurovision, o festival europeu da canção. Todos os anos, a maioria dos países europeus e mais alguns países de fora (como Israel e Azerbaijão) participam do concurso musical que é transmitido ao vivo para toda a Europa, bem como vários outros países do planeta.

NOVIDADE: para quem mora fora da Europa, dá pra assistir ao vivo no canal oficial do festival no Youtube aqui.

Assistir ao Eurovision virou tradição pra mim. É dia de se encontrar com amigos e dar risadas de algumas performances ridículas bem como torcer pelo seu favorito. Às vezes algumas músicas viram hits internacionais através do concurso.

No dia da grande final, todos os países (mesmo aqueles países que não participam da Grande Final) podem votar por telefone no seu favorito, mas não podem dar votos para o país onde moram. Depois de somados os votos, os 10 países mais votados por cada país ganham pontos. Os 7 últimos colocados ganham de 1 a 7 pontos respectivamente. Os três primeiros colocados ganham 12, 10 e 8 pontos respectivamente). Depois de somarem os pontos de todos os países europeus (os resultados são dados ao vivo de cada país) e ainda com os pontos dados por um júri especializado, o país vencedor é anunciado (e este será o país a receber o próximo show Eurovision). Este ano eles prometeram mudar a contagem de pontos, separando os pontos do público e do júri, deixando a informação sobre o vencedor apenas para o final.

Os hits modernos mais recentes tocados no Eurovision foi o Euphoria (Súecia) em 2012 e o Satellite (Alemanha) em 2010 que lançou a cantora alemã para a fama (especialmente aqui na Alemanha, apesar de o seu hit "Satellite" ter tocado em muitos países). Hits mundiais do festival Eurovision são, por exemplo, Volare (Itália) de 1958 (♫´Volaaaare, ô, ô, cantaaaare, ô, ô, ô, ô...♫) e Waterloo (Suécia), que trouxe o grupo ABBA para a fama mundial.

A Alemanha ganhou em 2010 com esta música:


Sobre a vitória da Alemanha de 2010 há um vídeo em alemão aqui.

A Suécia foi a vencedora há 2 anos com esta música (que tocou muito nas discotecas aqui da Europa):



Em 2014 o Eurovision ganhou uma notoriedade ainda maior por causa da drag-queen Conchita Wurst, candidata representando a Áustria que acabou ganhando o concurso:



Aqui vocês têm um documentário em inglês sobre a história do festival (eu já assisti e é bastante informativo):


A Alemanha este ano vai apresentar a seguinte música:

A Áustria esta ano vai apresentar uma música em francês:


E você? Já tem o seu candidato preferido esse ano? Pra quais países você daria os seus 12, 10 e 8 pontos? :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...