PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

23 de novembro de 2016

Palavras que confundem: Como se diz "castelo" em alemão?

Schloss Neuschwanstein - Instagram: @dawson_campos
Ao visitarem a Alemanha, uma das primeiras coisas que muitos turistas fazem é visitar os pontos turísticos do país. E no Velho Mundo se sabe que há muuuuuuitos prédios antigos, bairros antigos, arquitetura centenária. A Alemanha, por exemplos, tem inúmeros castelos.
Quando se visitam os diversos castelos, percebe-se que às vezes os chamam de Burg, às vezes de Schloss. Às vezes também de Herrenhaus. Afinal, qual a diferença entre essas palavras?

(das) Schloss, Schlösser
A palavra Schloss até hoje tem também o sentido de "cadeado" ou "fechadura". Com este sentido temos muitas palavras em alemão, por exemplo, Fahrradschloss (tranca da bicicleta), Kofferschloss (cadeado da/para mala), Türschloss (fechadura), Sicherheitsschloss (cadeado de segurança) etc. Também temos o verbo schließen (fechar) cujo particípio é geschlossen. Ou seja, um Schloss passou a ser um local onde as pessoas podiam se trancar e buscar refúgio. Com o passar do tempo, esses locais onde as pessoas buscavam proteção de invasores foram chamados de Burg.

(die) Burg, Burgen
Os Burgen surgiram antes dos castelos pomposos para a morada da elite. Um Burg era construído com paredes altas e grossas com o objetivo de proteger e esconder (em alemão verbergen) a população do perigo. Em alemão também temos a palavra Bürger/Bürgerin (cidadão/cidadã). Em português além da tradução "castelo", também há a tradução "cidadela". Na Idade Média era nos Burgen que a população procurava refúgio.

A diferenciação
Herrenhaus „Schloss“ Blankensee
Quelle: Wikimedia http://bit.ly/2fo5Jvk
A partir da era renascentista (século XVI) as famílias da nobreza passaram então a construir castelos imponentes para demonstrar o seu poder. Esses castelos não eram construídos para proteger a população, mas como local de moradia da nobreza. Torres, janelas, mosaicos e muitos cômodos. Essas casas passaram a ser chamadas de Schlösser, para se diferenciar dos Burgen. A nobreza também passou a reformar antigos Burgen transformando-os em Schlösser. Por isso essa diferenciação nem sempre é tão óbvia. Primeiro porque ela não existia, mas também porque há Burgen que foram usados tantos para proteção quanto mais tarde como lar da nobreza.

Herrenhaus
Alguns prédios pomposos também recebem o nome de Herrenhaus. Estas eram usadas principalmente como local de proteção de bens: produtos, riquezas etc. Em português podemos traduzir como "Solar" ou "Paço".

Você quer ver uma lista de todos os Burgen e Schlösser na Alemanha? Então clique aqui.
Quais são os seus preferidos? Quais os mais bonitos na sua opinião?

22 de novembro de 2016

Programas de TV alemães indicados ao Emmy 2016

Eu não assisto muito TV, muito menos TV alemã. Normalmente acabo assistindo algum programa que me interesse pela Internet, apesar de ter TV em casa.

Nos últimos anos o Brasil tem sempre ganhado o Emmy Internacional na categoria "Novelas". Dessa vez não foi diferente: "Verdades Secretas" ganhou como melhor telenovela. Olhando os outros indicados, vi alguns programas de TV alemães que talvez interessem a quem está buscando ter mais contato com o idioma.

Na categoria "Melhor Ator", Florian Stetter foi indicado pelo seu papel no filme televisivo Nackt unter Wölfen (Nu entre lobos). Quem acabou ganhando na categoria foi  Dustin Hoffmann. O filme é uma adaptação de uma obra literária para a TV e tem o tema da Segunda Guerra Mundial. O filme também foi indicado como melhor filme de TV (na categoria Filme de TV ou Minissérie), mas quem levou foi  Capital do Reino Unido. Na categoria Melhor Ator foi indicado também o ator brasileiro Alexandre Nero por seu papel em A Regra do Jogo.

Aqui está o trailer:


Na categoria "Melhor Atriz", Christiane Paul venceu (e derrotou Grazi Massafera, que tinha sido indicada pelo papel em Verdades Secretas) por seu papel em Unterm Radar (Sob o radar). O filme para TV é um suspense que trata de um atentado terrorista fictício em Berlim causado pelo por um grupo terrorista de islamistas fundamentalistas. Com o aumento de ameaças terroristas, as pessoas passam a ser cada vez mais espionadas, vigiadas e valores como liberdade e segurança passam a ser questionados.
 
Aqui vocês veem o filme completo (de 88 minutos de duração).


Na categoria "Documentário" a Alemanha novamente ganhou com a produção Krieg der Lügen (Guerra das mentiras). O documentário fala sobre um iraquiano (que hoje em dia mora na Alemanha sob proteção policial) que teria mentido sobre armas atômicas no Iraque, informação esta que foi usada pelos EUA pra justificar a invasão no Iraque.

Aqui vocês podem vê-lo completo:


Na categoria Drama a Alemanha venceu novamente com a série Deutschland 83.A série conta a história de um soldado da Alemanha Oriental que é enviado como espião para o exército da Alemanha Ocidental.

Aqui vocês podem ver o trailer:


Quer indicação de filmes alemães? Clique aqui e aqui.
Quer indicação de vídeos para aprender alemão? Clique aqui, aqui e aqui

8 de novembro de 2016

Sorteio de Vagas para Medicina e Medicina Veterinária na Uni Leipzig

A Universidade de Leipzig fará um sorteio de vagas para cursar Medicina (Humana) e Medicina Veterinária dentro da sua capacidade de vagas, dando assim a chance para todos aqueles que não conseguiram vagas pelos métodos tradicionais de ingresso.
Biblioteca Albertina - Universität Leipzig

As inscrições para o sorteio vão até dia 17 de novembro de 2016 à meia-noite (horário de Berlim). Os candidatos poderão se inscrever UMA VEZ tanto no sorteio de Medicina quanto no de Medicina Veterinária. Se você conhece alguém que tentou vaga para Medicina ou Medicina Veterinária na Alemanha, mas que não foi aceito por causa do número de vagas, esta é a chance de ocupar uma vaga através de sorteio. 

Apesar de o site não ser exatamente claro sobre quem pode se candidatar, ele menciona alunos com Hochschulzugangsberechtigung (traduzido: Autorização para Ingresso no Ensino Superior). O site também não menciona nenhuma restrição quanto à nacionalidade. Ou seja, isso que dizer que serão aceitos candidatos que tenham Abitur na Alemanha ou que tenham reconhecidos seus estudos no exterior como suficientes para cursar uma faculdade na Alemanha. Lembrem-se de que o Ensino Médio brasileiro normalmente não é suficiente para ser aceito numa universidade alemã. Normalmente os brasileiros têm que cursar o Studienkolleg ou vir do Brasil já com 4 semestres de faculdade cursados. Caso você já tenha reconhecido seus documentos estudantis na Alemanha e tenha uma Hochschulzugangsberechtigung, poderá se candidatar ao sorteio.

Curiosidade: Assim como no Brasil, os cursos de Medicina são muito concorridos. Como na Alemanha não existe Vestibular, as notas do Abitur são levadas em consideração na hora de selecionar os estudantes de Medicina. Os candidatos concorrem com estudantes do país inteiro e, claro, só quem tem as melhores notas consegue entrar. 

Como se inscrever no sorteio
De acordo com a página da universidade, os candidatos deverão fazer uma Bewerberkonto no site AlmaWeb da universidade (clique aqui). Depois disso, em poucos minutos o candidato receberá uma senha provisória por e-mail e deverá alterar a senha ao fazer o primeiro login. Depois do login, vá para a guia "Bewerbung". No item "Im Studienangebot suchen" você poderá se cadastrar para o sorteio. Escolha "Staatsexamen" no item "Abschlussart" e escolha para qual sorteio você quer participar. Complete o formulário com seus dados e envie. Você receberá uma confirmação da sua participação no sorteio por e-mail. Os sorteados também serão informados por e-mail. Caso o sorteado não possa assumir a vaga, ela será oferecida para o próximo candidato por ordem de sorteio. 

Boa sorte a todos!

P.S. As informações foram todas retiradas da página oficial da Universidade de Leipzig (aqui). Não podemos responder a NENHUMA pergunta a respeito do cadastro ou do sorteio. Dúvidas devem ser enviadas aos contatos listados na página oficial. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...