22 de maio de 2016

A Santa Missa em alemão

Recentemente uma leitora do blog me pediu para que eu a ajudasse a entender e participar da missa em alemão. Quem é católico deve saber que a missa é cheia de ritos. O padre diz algo e os fieis respondem. Além disso há várias orações que devem ser recitadas palavra por palavra. Não saber o texto da missa pode angustiar aqueles que querem participar mais ativamente da Santa Missa católica.

Por isso, estou disponibilizando um arquivo com o texto da missa em alemão e português com as falas do padre (P) e dos fiéis (A):


Para baixar o arquivo clique aqui.

Aqui também vocês podem ver uma missa transmitida pela TV:

6 comentários:

  1. que lindo!! voce teria tambem a versão evangelica luterana??

    ResponderExcluir
  2. Você é simplesmente ótimo. Preciso muito te agradecer a disposição de escrever de forma tão clara aqui. Toda vez que preciso esclarecer alguma dúvida venho aqui e pimba, não tem outra, por aqui fica tudo bem esclarecido. E agora esse roteiro foi tudo de bom, eu já estava cansada mesmo de boiar em umas partes na hora da missa. srsrsrsrsrsrs Valeu mesmo. Te desejo sucesso e prosperidade. :D

    ResponderExcluir
  3. Que alemão mais deutlich que esse rapaz tem... um easy listening de qualidade hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Eu penso que freiwillige (Er hat sich freiwillige verfügt/ Ele se colocou à disposição por livre espontânea vontade) eh uma palavra que remete à livre espontaneidade de alguém, mas que também pode ser remunerado ou não. Já o trabalho voluntário sem fins lucrativos (ohne einkommen), eu o chamaria de Ehrenamtlich. Ajudou?
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  5. Aprendendo Alemão bastante. Requer prática , escutar e também "falar muito sozinho" , com concentração nas palavras , dicção , postura e principalmente entendendo a fonética e conjugação verbal (Konjuktiv , prësent , prepositionen) , dentre outras.


    Lembre-se : Você é capaz

    Auf Wiedersehen!! ;) Tschüss!!

    Thiago Vinícius - Aprendendo Alemão sozinho (13 Meses)

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Busquei e encontrei, só podia ser você mesmo para fazer algo assim. Quanta falta faz gente com disposição neste mundo.
    Estou em Suíça há cinco anos e ainda sofrendo para acompanhar a missa e desenrolar o dia a dia.
    Me sinto até desanimada, que sabe agora esse foi o empurão que eu necessitava.
    Muito obrigada!
    Um abraço

    ResponderExcluir