PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

16 de agosto de 2013

Seja bem-vindo à Batatolândia

A Alemanha é o literalmente o país do chucrute, correto? :-) Errado! É o país da batata. Aqui comem batata de todo jeito.


Vou fazer uma pequena lista de palavras com "Kartoffel" ou que tenha a ver com ela que você com certeza vai ouvir mais cedo ou mais tarde:

Bratkartoffel - para assar
Kartoffelauflauf - batata ao forno
Pellkartoffel - batata que é cozida, pronta pra ser descascada.
Kartoffelbrei - pap(inh)a de batata, Kartoffelpüree - purê de batata
Croquette - croquete (de batata) rsrsrs
Kartoffelsack - saco de batata (sim, os alemães adoram comprar em sacos. Nao dura nada na mão deles. Vão direto pra panela)
Kartoffelsalat - salada de batata. É uma espécie de batata com maionese. Eu não gosto muito, mas os alemães adoram e vão sempre dizer que se você não gosta é pq não souberam preparar. Em outras palavras: você TEM que gostar.
Kartoffelsuppe - sopa de batata.
Marzipankartoffel - sim, eles fazem marzipã em forma de batata. rsrsrs
Pommes frites - é assim que eles chamam as batatinhas fritas. Se você disser os dois nomes deverá pronunciar afrancesado, algo como "Póm frit". Mas muitos alemães dizem só a primeira palavra e leem-na como se fosse alemão "pómes".
Süßkartoffel - batata-doce

Se houver alguma inconsistência nos significados, corrijam-me. Não sou expert em gastronomia. :-)

Pronto para encher o seu bucho de batata? Então venha para a Alemanha.

7 comentários:

  1. Você sabe como é feito aquele tempero para Pommes? Um meio avermelhado...

    ResponderExcluir
  2. Encher o bucho de batata? É comigo mesmo! Eu adoro batata de todo jeito, menos a pap(inh)a, vulgo "purê". Alemanha = paraíso! Hahahah

    ResponderExcluir
  3. Em Berlin eu comi Kartoffelsalat com maionese... Mas em Munique era diferente, não tinha essa aparencia e eu gostei muito. E me disseram lá que é ruim quando fazem com maionese.

    ResponderExcluir
  4. Acho que Kartoffelsalat é o que conhecemos aqui em Santa Catarina (Especialmente em Blumenau e região) simplesmente como Maionese e é o prato típico de domingo. Domingo sem carne assada e maionesse não é domingo... eu gosto e concordo com eles, se vc não gosta é porque não soube preparar rsrsrs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...