PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

13 de outubro de 2012

FAQ - Perguntas frequentes

As perguntas a seguir eu recebo quase semanalmente. Veja se sua pergunta já foi respondida no blog:

SOBRE O IDIOMA
1) Quanto tempo é necessário pra aprender alemão do zero?

Resposta AQUI!

2) Eu não entendo esse negócio de dativo, acusativo etc. Você pode me ajudar?

Resposta AQUI!

3) Estou querendo estudar alemão sozinho. Você pode me indicar um livro em português bom?

Resposta: Não, infelizmente não. E se você estiver esperando que eu indique O LIVRO, A Bíblia do Alemão capaz de solucionar todas as suas dúvidas, realmente não sei.

Eu não conheço livros em português bons para indicar que ensinem o bê-a-bá do alemão passo a passo como se fosse uma Bíblia. Geralmente, eu evito indicar livros como se UM ÚNICO LIVRO fosse a salvação e contivesse TUDO o que a pessoa precisa saber pra aprender um idioma. A ideia é sempre usar materiais diversos, além de estar antenada na internet, ouvindo música, vendo vídeos etc.

Isso quer dizer que todo livro em português é ruim? Não. Eu não disse isso. Mas a maioria que faz essa pergunta quer um livro que ensine alemão como se estivesse num curso: que venha com arquivo do áudio para ajudar na pronúncia, que vá ensinando tudo passo a passo. E, infelizmente, eu não conheço nenhum livro EM PORTUGUÊS que eu indicaria com essa finalidade.

Existem alguns livros que eu já indiquei. Mas a maioria dos BONS LIVROS estão completamente em alemão, mas nenhuma das minhas indicações é de CURSOS. Às vezes são gramáticas que acompanham o estudo no curso ou o estudo autodidata.

Quer dicas de gramáticas/dicionários? Dá uma olhadinha aqui.
Quer ouvir minha opinião a respeito de alguns livros? Dá uma lidinha aqui.
Livros para aumentar vocabulário? Indiquei alguns aqui.

Mas que fique bem claro: NENHUM deles é a Bíblia do alemão, capaz de ensinar TUDO! Língua não se aprende com um livro só, mas sim com uma coleção de materiais e recursos. O meu blog também não tem tudo.

4) Quero fazer um curso de alemão na Alemanha. Pode me indicar uma escola?

Resposta AQUI!

5) Como faço para aumentar vocabulário?

Resposta AQUI!

SOBRE O BLOG
1) Quem é que faz esse blog? Uma equipe? Uma única pessoa? Quem é você afinal? :-)

Eu, ué? :-) rsrsrs Atualmente eu faço blog sozinho.
Há muito tempo postei um pouco sobre minha história. Quem tiver interesse, pode ler aqui.

2) Todo esse seu trabalho é gratuito? O que você ganha em troca desse blog?

Resposta AQUI!

3) Você vai escrever um livro?

Sim, está nos planos. Espero que esteja pronto brevemente.

Antes de enviar sua pergunta para o blog, leia estas dicas aqui

E por favor, não peça traduções de nada, nem de palavras soltas, nem de músicas, nem de nada... nem por e-mail nem no Facebook. O blog não é para pedir traduções!!!!

12 comentários:

  1. Como sempre esclarecendo e (re) lembrando o proposito do blog. Eu sou muito fã de tudo isso aqui. E seguidora assidua do teus posts e claro, correndo atrás por mim mesmo...tudo que vc se propoe aprender de novo requer tempo, dedicação e empenho. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Tem uma séria da Editora Globo chamado "Curso de Idiomas" , que tem para alemão. Recomendo! Mas gostaria de repetir oq ue foi dito aí em cima, não é uma bíblia, só um curso bem grande com bastante áudio! (Em fita cassete, okay? Tratem de tirar a poeira dos seus decks)

    ResponderExcluir
  3. Tenho acompanhado esse site por quase 1 ano quando despertou a vontade de estudar Alemão . tenho buscado de todas as formas as melhores explicações em português aqui encontrei quase tudo . Gostaria de saber uma escola de idiomas em Augsburg Não recomendo a ADK tive informações não muito boas de lá . Quem puder me responder eu agradeço .

    ResponderExcluir
  4. Olá, boa tarde. Passei um bom tempo vendo postagens, material disponível e assuntos do blog, realmente tem muito assunto e material. Desejo começar o aprendizado em alemão, por onde começar? Tem aulas postadas? Sucusso a toda a equipe, obrigado.

    ResponderExcluir
  5. se você está escrevendo um livro ou se ele já saiu, por favor, diz onde comprar (mesmo que tenha que buscar na Alemanha!). Moro numa cidade pequena que não tem sequer um prof de alemão, vc é minha única salvação. Muito obrigado por escrever esse blog.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria muito de ver uma explicação sobre o tão usual "DOCH". o que significa exatamente, contextos de uso, etc. Agradeço desde já a iniciativa do Blog... Muito legal mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Seu blog é perfeito, me ajuda muito. Continue assim, e escreva um livro, eu comprooooo HAHA

    ResponderExcluir
  8. No CURSO DE IDIOMAS GLOBO há 2 formas de se fazer uma frase afirmativa, como segue:
    1. Ich gehe nach hause ( nesta, nenhuma duvida )
    2. Am Freitag geht Frau Meyer nach Nymhemburg. ( a dúvida é nesta )
    PERGUNTA:
    Porque esta afirmativa está nesta estrutura: "..... geth Frau...." ao invés de: ".... Frau geth...."
    O curso usa as 2 formas.
    Há alguma regra?
    Ou as 2 são válidas e o curso as usa para mostrar que ambas estão certas? Porque o curso não explica nada..... Simplesmente, vai usando.... e, como sou detalhista, .... não sigo ondas sem estar consciente ......
    Alguém pode mi dizer?
    Grato
    Roberto Lembo -
    roberto7lembo5@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Ola, gosto bastante dos seus post e sigo bastante suas dicas, mas tenho uma dúvida, estou aprendendo o idioma pelo Duolingo e as vezes acho q o site peca nas lições e fico sem saber se a maneira que estou aprendendo vai me fazer realmente aprender ler ou até mesmo pronunciar direito ou razoavelmente bem.
    Gostaria de saber sua opinião sobre esse método utilizado por eles caso conheça o site

    ResponderExcluir
  10. Er hat mich Klavier spielen sehen. (Ele me viu tocar piano).???????? nao seria " Er hat mich Klavir spielen gesehen" ???????????? passado perfeito de sehen é hat gesehen.

    ResponderExcluir
  11. Er hat mich Klavier spielen sehen. (Ele me viu tocar piano).???????? nao seria " Er hat mich Klavir spielen gesehen" ???????????? passado perfeito de sehen é hat gesehen.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...