PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

17 de outubro de 2011

O que eu ganho em troca com este blog?

Pergunta do leitor Arthur:

Desculpe-me se as respostas já existem em algum lugar, mas já dei uma procurada e não achei, also... ich habe einige Fragen: 1. Ziel -- Was ist dein Ziel? Obter fama com o blog em troca de...? Obter dinheiro com o blog (com publicidade, talvez)? Apenas ajudar quem precisa? Conseguir alunos particulares?
2. Hilfe -- Was kann ich (und vielleicht andere Personen hier) für Sie tun? Wie kann ich Ihnen helfen? Wie können wir Ihnen helfen?


Antes de qualquer comentário: pode me tratar por DU! .-)

Vou ser bem sincero com você e com todos os leitores do blog:

Eu comecei este blog em 2008 bem despretensioso. Eu já tinha o costume de participar das comunidades de alemão do Orkut, mesmo bem antes de eu ir pra Alemanha pela primeira vez em 2006. Assim como vocês, eu também me utilizei da internet para aprender. Já desde o começo eu respondia aos tópicos, tirava dúvidas e dava meus pitacos.

Só que como é comum no Orkut, as perguntas sempre se repetiam e aí eu pensava "Pô, será que a pessoa não lê o que já foi escrito?". Foi assim que me veio a ideia do blog. As primeiras postagens do blog foram apenas um CTRL C + CTRL V de textos que eu já havia postado no Orkut. É tanto que em setembro de 2008 houve 28 postagens, quase sempre retirados dos meus textos que postava no Orkut. O objetivo inicial era apenas ter um local para indicar quando os assuntos se repetissem. Eu divulguei o blog entre alunos e ex-alunos meus e ia postando bem pouco. As postagens demoravam às vezes mais de um mês pra sair.

O que quero dizer é que não havia no início nenhum desejo de me tornar um blogueiro profissional. Tudo nasceu apenas de um desejo de usar textos que eu mesmo escrevia nos fóruns num só lugar. É tanto que no começo eu utilizava um pseudônimo de "Frau Müller", pois não queria nem mesmo postar as coisas no meu nome.


Mais tarde, eu vim recebendo dezenas de visitas, e-mails e elogios pelas explicações. Só então decidi aprimorar mais o blog. Quando vi que as pessoas gostavam, passei a ter endereço próprio e passei a usar o Google AdSense (que é quem bota as propagandas no site!). Mas eu não posso dizer que eu faço o blog para LUCRAR, pois o ganho é ínfimo (ínfimo mesmo... o que eu ganho um ano inteiro com os cliques nos banners do blog não paga nem mesmo um mês do meu aluguel) . Blogueiros que querem viver só de blogs precisam fazer blogs com um público BEEEEM maior. Mas é claro que eu fico feliz até com os poucos Euros que chegam por causa do blog, pois é algo que eu faço com prazer.

Em outras palavras, eu não sou a Madre Teresa de Calcutá (ou seja, hoje eu não faço mais 100% por pura vontade de fazer caridade, pois eu sei que posso ganhar uns poucos trocados com publicidade que podem ser usados para comprar livros, por exemplo). Além disso, eu não sou engenheiro, nem advogado, nem médico. Estudei pra ser professor, pra trabalhar com idiomas. Ou seja, eu tenho que ter meu ganha-pão. Compartilho meus conhecimentos com prazer, é claro que gostaria de receber algo em troca por isso. Como todos os meus serviços aqui são gratuitos, eu apenas espero que os usuários divulguem (assim que ganho uns poucos centavos a mais pelas visitas!), que tenha muita paciência caso não recebam nenhuma resposta (afinal o serviço é de graça) e que um dia eu consiga realmente estar entre os primeiros sites de referência para o ensino de alemão do mundo lusófono. (Taí um ZIEL :-))

Em contrapartida, eu faço o blog por prazer e virei blogueiro de carteirinha. Ou seja, gosto de ver mais cliques no facebook, de receber mensagens, de saber que mais pessoas estão lendo o que escrevo. Acho que todo escritor fica contente ao saber que há pessoas lendo o que ele escreve. Eu dou aulas por prazer, por vocação e por amor à profissão. Mas amor não enche barriga (ok, Cid Gomes?), então qualquer ganho financeiro é extremamente bem-vindo.

A filosofia do blog é e sempre será a de compartilhar conhecimento de forma gratuita. Mas sei que há aqueles leitores que gostariam de agradecer ao meu trabalho de alguma forma (além de mensagens de agradecimento, pelas quais eu fico muuuuito feliz). Pensando nisso, resolvi fazer um botão de doações. Desta forma, aqueles que se sentirem à vontade poderão fazer uma doação de qualquer valor. Não, a doação não vai para nenhuma instituição de caridade nem ajudará o Criança Esperança. Mas ajudará infinitamente alguém que trabalha como professor, que gosta de repassar seus conhecimentos, mas que também precisa constantemente investir dinheiro em educação: cursos, livros etc. As doações e as quantias são voluntárias e não vou ficar cobrando doações de ninguém. Fiquem à vontade para continuar lendo o blog de forma gratuita.

Meu sonho ainda é escrever um livro didático, ou um livro com essas coisas que eu posto no blog. Eu sempre quis fazer um livro parecido ao livro "Como não aprender inglês". O princípio é o mesmo. Baseado em erros e dúvidas comuns, escrever um livro em linguagem bem acessível e bem humorada. Mas isso é algo que ainda nem sei como fazer. No fim, as pessoas apenas escaneiam o livro e depois distribuem de graça na Internet :-(

Quanto a alunos particulares?? Para isso eu precisaria morar num dos centros de brasileiros na Alemanha: Berlim, por exemplo (o que não é o meu caso!). Talvez lá eu conseguisse vários alunos particulares. Eu já dei aula particular, sim. Mas nunca consegui alunos particulares (pagantes!) através do blog.

Meus planos para um futuro próximo é fazer o mesmo para aprendizes de português (dos países de língua alemã). Só que o público ainda é beeeeeeeeeeem menor e aí me falta motivação. Mas já comecei. Clique aqui para o blog e aqui para o Facebook.

Como vocês podem me ajudar? Hmmmm.. divulgando, visitando com frequência o blog. Talvez apareça alguém que possa me ajudar a dar um bom layout no blog. E quando eu estiver com o livro pronto, talvez precise de alguém pra fazer diagramação e tal. E ainda preciso achar um bom site pra vendê-lo. Mas isso tudo é pro futuro (bem próximo, diga-se de passagem). Quaisquer dicas para produzir, editar e publicar um livro (pode ser também e-book!) são bem-vindas nos comentários.

Eu gostaria de agradecer a todos que visitam e divulgam o blog com frequência. Sugiro que (os que ainda não o fizeram) sigam o blog no Twitter ou no Facebook para ver as atualizações. Além disso, há coisas que eu só publico pelo Facebook e que não estão aqui.

A todos que já clicaram no botão de doações desde a publicação deste tópico, agradeço de coração.

Abraços

10 comentários:

  1. Muito bom, eu gosto desse blog justamente por esse tipo de opinião e posionamento. Te admiro muito camarada, um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho, ele me ajuda, e sempre me ajudou muito. Pretendo divulgá-lo em breve em meu próprio blog.

    Um dúvida, que eu havia enviado via Facebook, e como não recebi resposta e sou chato mesmo, pergunto de novo: quais as dicas você dá para aqueles que buscam adquirir/incrementar vocabulário na língua alemã? Tenho ótimos livros em casa parados esperando que eu consiga isso!

    Danke und Grüsse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já respondi essa pergunta num tópico aqui do blog. Espero que já tenha lido.

      Excluir
  3. Vc além de dividir seu conhecimento conosco, ainda é humilde, gosto do seu blog por causa disso.

    ResponderExcluir
  4. João Pessoa,Brasil.
    Olá Fabio ,foi baseado em sua palavras e força de vontade que decidi estudar Alemão,depois de mais de quinze anos sem sequer pegar em um livro ,tudo tão esquecido ,até o que é substantivo tive que relembra ,com 2 messes apenas de curso ,que comecei graças a uma mensagem sua ...mim emociono e a cada dificuldade ,venho aqui e releio sua historia,e isso mim fortalece ,parabéns pelo blog sem ele eu não sei o que seria de nós .Que Deus realize todos seus sonhos .

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo trabalho e tomara que você fique milionário, não apenas com o blog :D

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fabio!
    Mais uma vez vou te aplaudir pela iniciativa de dar esse apoio a nós, estudantes de Alemão, de tão boa vontade. Meio que eu me identifiquei com o processo, porque eu dava algumas dicas de Alemão pro pessoal no Twitter e um tmpo depois resolvi criar um blog para o mesmíssimo fim: organizar as coisas.
    Mas estou comentando mesmo por causa da ajuda que você pediu com layout... eu "manjo" de layouts, posso te dar uma força! :D

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog e, sobretudo, pela pessoa que é. Amor e senso de realidade são qualidades que, se não estão juntas, certamente não rendem bons frutos. Não é o caso do seu trabalho, obviamente. Herzlichen Glückwunch! Braulio

    ResponderExcluir
  8. O que me faz voltar constantemente aqui é o calor humano. Você posta como se estivessemos conversando. :)

    Isso é muito bom!

    Parabéns e espero que consiga lançar seu livro!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu leio sempre teu blog e eu tenho estudado negócios online e tenho duas ideias pra ti.

    1: uma vez eu usava a biblioteca online da minha faculdade e para poder mprimir umas paginas do livro, além de pagar, tive que da runs dados meus e quando baixei o pdf veio com meu ip e cpf em marca d'agua. Assim se cair na net eles tem como saber quem foi. Não tenho nem ideia de como se faz isso, mas qualquer consultoria pode te esclarecer.

    2: video aulas com sistema de micropagamento. A ideia seria tu fazer um texto introdutorio e um video 'aulinha' de, sei lá, 20 ou 3o minutos no maximo. Aí quem lê o texto e se interessa paga sei lá R$3 ou 1 euro pra assistir o video.

    Espero que tu não me ache intrometida, abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...