PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

15 de outubro de 2011

Lehrertag

Vários países festejam o dia de hoje: O DIA DO PROFESSOR, mas cada país tem a sua data.

Na Alemanha o dia é o dia 5 de outubro, mas eu, particularmente, nunca vi nenhuma festividade, nem menção a este dia em lugar nenhum.

Como professor, tenho saudades das festinhas do Dia do Professor do Brasil. A nossa categoria é tão desvalorizada que eu fico feliz com um diazinho no ano em que as pessoas conseguem reconhecer o nosso trabalho.

Mas queria aproveitar este tópico para dizer uma coisa. No Brasil, é comum chamarmos nossos professores não pelo nome e sim por "PROFESSOR".

"Professor, posso falar com o sr.?" "Professor, tenho uma pergunta". "Professor, posso sair mais cedo hoje?".

Os alunos brasileiros querem transportar esse costume para o alemão. No Brasil é comum nos cursos verem os alunos dizendo "Lehrer, ..." isso "Lehrer,..." aquilo. Mas isso NÃO se faz na Alemanha. Por isso, queridos alunos, se estiverem pensando em fazer um curso na Alemanha, é muito estranho chamar o seu professor de LEHRER. O normal é chamar os professores pelo nome. Se for homem "Herr + SOBRENOME", se for mulher "Frau + SOBRENOME".

Eu sei que no Brasil isso é muuuuuuuuuuuito esquisito, pois a gente nem costuma usar muito os nossos sobrenomes. Então é meio esquisito chamar um professor de Herr Silva ou Frau dos Santos. Mas tente entender que na Alemanha seria assim.

Então fica a dica.. na Alemanha, nada de dizer "Lehrer, darf ich mit Ihnen reden?" e sim "Herr Müller, darf ich mit Ihnen reden?" .-)

Um grande abraço a todos os meus colegas professores que acabam indicando o meu blog para os seus alunos.

Abraços

9 comentários:

  1. Tive uma colega no curso que chamava a professora, alemã nativa, de "liebe Lehrerin". Depois de quatro semestres seguidos acompanhando nossa turma, era mesmo! :-) E ela respondia "ja, liebe Schülerin". Tudo era tiração de sarro, mas pelo seu post vejo que realmente deve soar estranho para eles!

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo todos os seus posts. São simplesmente MUITO BONS. São exatamente as dúvidas e perguntas que eu sempre tive, mas não tinha para quem perguntar. Além da parte gramatical que é excelente. Já está na minha barra de favoritos do navegador e todo dia leio um ou vários posts. Você deveria organizar tudo isso em um livro. Parabéns pela iniciativa e principalmente pela qualidade do trabalho.

    ResponderExcluir
  3. olá vc poderia me indicar um livro de exercícios para iniciante????

    ResponderExcluir
  4. Quando eu estiver dando aula de alemão, com certeza indicarei o blog e o seu futuro livro!

    ResponderExcluir
  5. Cara, seu blog VALE MUITO A PENA!! Adoro!!

    ResponderExcluir
  6. Cara, seu blog VALE MUITO A PENA!! Adoro!!

    ResponderExcluir
  7. Feliz diaS dos professores pra vc, sempre! O seu blog é muito bacana e vc acaba sendo professor de todos nós! Parabéns pela dedicação a essa profissão tão bonita e especial que é ser professor! Todo dia é dia para dizer isso aos nossos professores!

    ResponderExcluir
  8. Preferível ser professor onde a profissão é valorizada todos os dias (mesmo que no dia de apreciação a data passe desapercebida) do que num país onde o único dia de demonstração de apreço é o que consta no calendário como data comemorativa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...