PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

11 de fevereiro de 2010

Adjetivos: o terror mastigado (Parte II)

Atenção!!!. A maioria dos livros didáticos e cursos trazem geralmente três tabelas de adjetivos, uma que chamam de declinação forte, outra fraca e outra mista. A minha proposta é aprender a declinação apenas com duas tabelas em vez de três. Portanto, caso sintam faltam da tabela mista aqui, já sabem o porquê.

Olá,

estão preparados para mais uma bateria de explicações sobre o uso dos adjetivos?

Se você ainda não leu a parte I, eu sugiro que leia agora:

Declinação dos Adjetivos (Parte I): ADJETIVO - PARTE I

Como eu falei antes, os adjetivos sempre recebem uma terminação quando estão na frente de um substantivo. E todas começam com a letra -E.

Ao todo só existem essas cinco: -E, -EN (que são usadas em mais casos e gêneros), -ER, -ES, -EM.

Ou seja, um adjetivo como GUT pode aparecer de cinco formas diferentes: GUTE, GUTEN, GUTER, GUTES, GUTEM ou sem terminação GUT. Só recapitulando.. sem terminação só quando estiver como predicativo, não junto do substantivo.

Ex.: Der Tag heute ist sehr gut. (O dia hoje está muito bom.)
Ich wünsche dir einen guten Tag. (Eu te desejo um bom dia)

Lembram do GUTEN TAG! (Bom dia!) e do GUTE NACHT! (Boa Noite). Pois é.. são terminações diferentes pois TAG é masculino e NACHT é feminino.

O chato pra saber qual terminação o adjetivo recebe é que depende de três coisas: o gênero e caso do substantivo em questão e da palavra que antecede o adjetivo. GÊNERO, CASO e PALAVRA QUE ANTECEDE.

A dica é a seguinte: há palavras no alemão que trazem as marcas de gênero e caso muito bem definidas. Por exemplo, os artigos definidos (no nominativo).

Masculino: der
Feminino: die
Neutro: das

Já os artigos indefinidos não tanto:

Masculino: ein
Feminino: eine
Neutro: ein

Percebem que o -ER, marca do masculino no nominativo, não aparece no artigo indefinido EIN. Ou seja, o artigo EIN não tem nenhuma terminação que mostre que é uma palavra masculina. Portanto, o adjetivo vai receber a marca que essa palavra não tem.

EIN GUTER MANN - um homem bom
EIN SCHÖNES MÄDCHEN - uma garota bonita

Já, se eu quisesse dizer "O HOMEM BOM", o artigo DEFINIDO "der" já mostra que a palavra é masculina. Portanto, o adjetivo não precisa mais levar essa marca de masculino, basta apenas receber uma terminação qualquer, que no caso do nominativo é o -E para os três gêneros. Ou seja, não precisa diferenciar no adjetivo, pois o artigo já mostra o gênero.

DER GUTE MANN - o homem bom
DAS SCHÖNE MÄDCHEN - a garota bonita

A maioria dos livros de alemão dizem que há três tipos de declinação. Eu resumo a apenas dois tipos.

Quando a palavra que antecede o substantivo (artigos, demonstrativos, possessivos etc.) já tiver marcar de gênero ou caso, o adjetivo varia menos, pois o gênero e o caso já estão marcados. Só há duas terminações possíveis: -E ou -EN.

Declinação tipo 1 (Declinação fraca)


MASCULINO FEMININO NEUTRO PLURAL
NOMINATIVO -e -e -e -en
ACUSATIVO -en -e -e -en
DATIVO -en -en -en -en
GENITIVO -en -en -en -en

É bem fácil.. -E, só em cinco casos.. todos os outros -EN, plural sempre -EN, dativo e genitivo sempre -EN. Ou seja, basta a palavra já ter uma marca de gênero que cai na tabela 1.


Quando a palavra que antecede estiver sem marcas de gênero ou caso, ou caso não haja nenhuma palavra que antecede (por exemplo, sem artigo), aí o adjetivo vai ter que receber a marca de gênero e caso. Mas não precisam se assustar, é igual às terminações dos artigos definidos (com exceção do GENITIVO MASCULINO e NEUTRO que recebem -EN)

Declinação tipo 2 (Declinação forte)

MASCULINO FEMININO NEUTRO PLURAL
NOMINATIVO -er -e -es -e
ACUSATIVO -en -e -es -e
DATIVO -em -er -em -en
GENITIVO -en -er -en -er

Não é necessário ter um trabalho extra de decorar essa tabela. Se você souber os artigos definidos, já saberá essa tabela pois são as mesmas terminações. DER --> -ER, DIE --> -E, DEM--> -EM e por aí vai. O único que não fica igual é o genitivo singular do masculino e neutro. Vocês conseguem imaginar o porquê???

Mesmo motivo: o genitivo masculino e neutro já recebem uma marca de caso, um -S (ou -ES) no próprio substantivo. Por isso, não há necessidade de marcar o caso no adjetivo. Então como na tabela de cima, GENITIVO -EN!

NOMINATIVO SINGULAR: gutes Wörterbuch
GENITIVO SINGULAR: guten Wörterbuchs

Vamos aos exemplos:

O bom professor ajuda também os alunos mais fracos.
Der gute Lehrer hilft auch den schwächeren Schülern.
(Nesse exemplo, as terminações são da tabela UM, pois estão seguidos de artigos definidos).

Este famoso jogador de futebol visita um lar para crianças pobres.
Dieser berühmte Fußballspieler besucht ein Heim für arme Kinder.

(O -E de "berühmte" veio da tabela UM, pois a palavra DIESER tem a mesma terminação do artigo definido DER, ou seja, tem uma marca clara de gênero masculino. Já o -E de veio da tabela DOIS, pois entre a preposição FÜR e o adjetivo ARM não há nenhuma determinante, nenhum artigo, nenhum demonstrativo etc.)

Comparem com o exemplo abaixo:

Um famoso jogador de futebol visitou as crianças pobres de uma cidade pequena.
Ein berühmter Fußballspieler hat die armen Kinder einer kleinen Stadt besucht.

(O "-er" de "berühmt" veio da tabela 2, já que o artigo EIN não termina em -ER como no artigo definido masculino. Por isso, o adjetivo acaba pegando a terminação que o artigo teria, no caso, -ER. Já o adjetivo ARM, acaba recebendo a terminação -EN da tabela 1 pq já veio acompanhado de artigo e no plural é sempre -EN. Já "klein" recebe o -EN, pois o artigo já vem com a marca do GENITIVO FEMININO "-er". Portanto se usa a tabela 1. Dativo e Genitivo sempre -EN na tabela 1).

Ou seja, no fim das contas, em vez de decorar três tabelas (uma pra artigo definido, outra pra artigo indefinido e mais uma pra quando estiver sem artigo), basta decorar apenas uma tabela e meia, pois a tabela número 2 tem as mesmas terminações os artigos definidos. Se o artigo indefinido tiver a mesma terminação do artigo definido, use a tabela 1. Senão use a terminação que o artigo definido teria, caso estivesse lá!

Eu tenho um carro azul.
(Ich habe ein blaues Auto). - TABELA 2, pois o artigo EIN não termina em -S como o artigo DAS. o -ES vai então pro adjetivo.
Eu tenho dois carros azuis.
(Ich habe zwei blaue Autos). - TABELA 2, pois o adjetivo BLAU está sozinho, sem artigo nenhum. O numeral ZWEI não conta como artigo. O artigo definido plural que estaria lá seria o DIE, portanto o adjetivo termina em -E.
Eu não tenho carros azuis.
(Ich habe keine blauen Autos). - TABELA 1, pois o artigo definido plural seria DIE. KeinE termina -E, ou seja, o plural já está marcado no próprio KEINE. Sendo assim, todo adjetivo no plural da tabela 1, terminam em -EN.

(Atualização 26/11/2012): Aqui vai um resumo em forma de tabela:


Só mais uma dica final:

Os pronomes possessivos IHR, UNSER e EUER terminam coincidentemente em -R, mas estas são suas formas SEM terminação. Ou seja, IHR, UNSER e EUER entram sempre na tabela 2, assim como MEIN, DEIN e outros possessivos. Só quando recebem uma terminação que marque o caso/gênero (como IHRER, UNSERER, EURER é que vão pra tabela 1, pois a terminação -ER é idêntica à do artigo definido DER). Compreendido?

Ist das Ihr jüngster Sohn? (Tabela 2! Por quê? Ihr Sohn - masculino, singular, nominativo - apesar do R final de IHR, esta é a forma sem terminação. O fato de terminar em R foi apenas uma coincidência. Sendo assim, o adjetivo recebe o -ER que marca o masculino nominativo).
Nein, das ist der Sohn von unserer brasilianischen Tante. (Tabela 1! Agora sim. O pronome UNSER recebeu uma terminação -ER que marca o dativo feminino. Sendo assim, não é necessário colocar essa marca de gênero/caso no adjetivo, basta colocar um -EN da tabela 1 que é usado em todos os casos no dativo).

Atualização: 14/12/12

A resposta correta é "neue/neue"
Perguntei no dia 12 de dezembro no Facebook... qual forma correta do adjetivo completa o seguinte mini-diálogo?

- Schau mal mein neues Auto.
- Welches (1) Auto meinst du? Ich sehe doch zwei (2) Autos.

Vamos fazer a análise de acordo com a regras já explicadas no tópico:
A gente sempre tem que fazer a análise das palavras que vêm antes do adjetivo.

"mein neuES Auto." - Por quê? O adjetivo "Auto" está no acusativo singular e é do gênero neutro. O artigo definido neutro acusativo seria "das". Observe bem a letra S do artigo "das". Agora olhe pra palavra "MEIN" que vem antes do adjetivo. Esse pronome não termina em -S, ou seja, não tem a marca do gênero neutro. Por isso, o -S que deveria estar lá vai para o adjetivo. neuES.

"welches (1) Auto" - A mesma coisa. "Auto" está no acusativo singular, o artigo definido seria "das". Observe agora o pronome interrogativo "welches". Esta palavra já termina em "-s" tal como o artigo "das". Ou seja, o adjetivo não precisa receber -S, por isso ele recebe apenas um -E: "welches neuE Auto" (tabela 1)

"zwei (2) Autos"- Aqui o substantivo está no acusativo plural. O artigo acusativo plural deveria ser "die". Ou seja, temos que procurar na palavra antes do adjetivo se termina em "-e" ou não. Antes do adjetivo há o número "zwei" que, na verdade, não recebe marca nenhuma de plural. Portanto, essa letra -E que estaria no artigo deve ir para o adjetivo. Resposta correta: "zwei neuE Autos". (tabela 2).

A resposta correta da pergunta é "neue/neue".

Por que no plural não é NEUEN???

O plural só recebe -EN (tabela 1) se a palavra que vier antes do adjetivo já tiver uma marca de plural (ou seja, a letra -E). Exemplo: keine neuen Autos, die neuen Autos, diese neuen Autos, meine neuen Autos. Na falta da letra -e, o "-e" vai para o adjetivo: Hier sind nur neue Autos, drei neue Autos.

Aqui vai um exercício online para vocês treinarem se já sabem todas as terminações com a historinha didatizada do Chapeuzinho Vermelho:

CHAPEUZINHO VERMELHO - ADJETIVOS

Espero que tenha ajudado.


Se você gostou deste post, por favor, escreva algum comentário.

67 comentários:

  1. Binho, este post eu li quase inteiro!

    Você explica de uma maneira clara, colocando os "porquês" das regras... isto facilita muito o aprendizado.

    Eu gostaria de ter conhecido o seu blog bem antes, é riquíssimo! Tenho uns sites e quando voltar a atualizá-los colocarei um link para o seu blog. Um de meus sites é sobre língua alemã... uma brincadeira que fiz!


    Abração!


    Verinha RAth.

    ResponderExcluir
  2. Muito aproveitoso... Vc explica de uma maneira
    clara e direta e com exemplos que ajudam a tirar o restante da duvida... Parabens e continue. Vc vc esta deixando a lingua alema pra mim muito mais facil. Andre

    ResponderExcluir
  3. Gostei demais das suas explicacoes!
    Pena que so conheci agora , depois de ja ter penado tanto pra entender esses "causos" todos.

    E um abraco cheio de agradecimento.

    kaliopy

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Binho adorei seu Blog e com certeza faca propaganda dele e volto a consultar em minhas duvidas que sao muitas. Sandra

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso a sua explicação, estou amando o seu blogg. Parabééns!!! tenho aprendido muito rapido =D

    ResponderExcluir
  6. Essa foi a MELHOR explicação sobre a declinação dos adjetivosem alemão que eu já li!
    Acho que você salvou a vida de muita gente; eu não conseguia decorar regra nenhuma a respeito dos adjetivos, mas agora ficou MUITO mais fácil.
    OBRIGADA PELO SEU BLOG EXISTIR.
    Tô aprendendo coisa pra caramba por aqui.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigadaaaaa! Tava penando aqui e foi de grande ajuda!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom mesmo. Sempre indico pros meus alunos e uso suas explicações em sala, são mais simples e claras que muito livro. Vielen Dank!

    ResponderExcluir
  9. Estou começando agora e consegui entender muita coisa! Sem fazer cursos nem ler livros (os farei ainda).

    Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Seu blog é fenomenal !

    Poderia me ajudar com uma dúvida?
    "Gute Nacht" e "Guten Abend" seriam acusativos? De acordo com sua tabela, é com o acusativo que essas declinações se encaixam, porém não entendo por que classifica-los como acusativo.

    Desde já agradeço.






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Eu te desejo um bom dia!"

      Você deseja o quê? "Um bom dia".. objeto do verbo desejar, por isso "acusativo".

      Excluir
  11. Muito bom, sempre acompanho esse site!! Parabéns!! Só acho q não deveria usar amarelo nas letras pq fica difícil enxergar...

    ResponderExcluir
  12. Estou a gostar muito deste blog.Você explica muito bem.Eu já tenho 57 anos, na minha terra se costuma dizer burro velho não aprende línguas, o que eu acho que não é verdade.Muito obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  13. Esse site está entre minhas leituras internáuticas diárias!
    O melhor que aprender coisas novas é entender perfeitamente aquilo que só eu soubera até então por meio de tanto recapitular. Pensando nisso, não vi nenhuma menção nesse texto acima sobre o plural no caso dativo, pois nesse caso o substantivo também vai ter a marca de plural "-n", oder?! z.B: Die laute Stimme von den kleinen KinderN"

    ResponderExcluir
  14. Excelente explicação, mas até automatizar o uso das declinações é bem complicado... Afinal, não dá pra ficar pensando em tabelas enquanto temos tempo para fazer uma prova, nÉ? E essas dicas funcionam só para o alemão escrito... Falado... O buraco é mais embaixo. Mas saber isso é essencial e quanto menos tabelas, melhor! Vielen dank, wie immer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo!

      Eu aprendi alemão pelas tabelas e depois passei pra fala.

      Como as terminações são átonas, é muito difícil que um estrangeiro as aprenda apenas de ouvido, pois elas são todas pronunciadas de forma átona, de maneira sutil. O melhor é dominá-las na escrita.

      A tabela deve ser uma ajuda pra entender de onde as terminações vêm. Na hora da fala e da escrita, ou mesmo na hora da prova, o que conta não é saber a tabela de cor, mas sim, tê-la automatizado através de muitos exercícios orais e escritos, assim como se aprende uma conjugação e depois de um tempo não se precisa mais olhar em tabelas de conjugação.

      As tabelas me ajudaram especialmente no alemão falado, já que é mais complicado ouvir claramente os -E, -EN e -ER e aprender só de ouvido :-)

      Excluir
  15. Vielen dank, wie immer... Excelente explicação! Mas só servem para o alemão escrito, já que o falado não dá tempo de pensar em tabelas nem entender o final das palavras... :D

    ResponderExcluir
  16. Enfim consegui entender. Sua didatica facilita muito.
    Apenas umas revisão da explicação, se entendi certo: no inicio, onde tá escrito 'Já o -E de veio da tabela DOIS' imagino que falou o adjetivo "arm". Se for assim, a sentença é: "Já o -E de "arm" veio da tabela DOIS'.
    Veil danke

    ResponderExcluir
  17. Excelente explicação! Fácil, clara e objetiva!

    ResponderExcluir
  18. excelente explicaçao... ja estava a ver que nao ia conseguir por isto na cabeça... mt bom

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Olá, parabéns pelo blog, acredite, as dicas aqui são extremamente úteis para muitas pessoas, e sou uma delas, você consegue facilitar o aprendizado deste lindo idioma.

    Eu tenho uma dúvida que não consegui encontrar soluções, e ficarei grato se puder me ajudar com ela: Como fica um adjetivo quando é usado como se fosse substantivo? Vou dar uns exemplos meio clichês pra deixar a minha dúvida mais clara:

    Se eu quiser dizer "Eu te amo, minha linda" fica "Ich liebe dich, meine schön" ou "Ich liebe dich, meine Schöne", ou então se for "Eu te amo, meu lindo", fica "Ich liebe dich, mein Schön" ou "Ich liebe dich, mein Schöner"?
    O que eu gostaria de saber é como se declina um adjetivo quando não tem nenhum substantivo ligado a ele.

    E continue com esse excelente blog, sou grato pela existência dele xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      quando os adjetivos estao substantivados, devemos decliná-los como se o substantivo estivesse lá!
      Ex:
      Der Kranke war da.
      Ich sah den Kranken.
      Ich half dem Kranken
      Das Haus des Kranken ist schön.
      Ein Kranker lag im Bett.

      e por ai vai...
      espero ter ajudado. Abraco!

      Excluir
  21. Adorei as explicações sobre adjetivos! Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. A sua explicação realmente é sensacional e me é de grande valia!!

    ResponderExcluir
  23. suas explicacoes sao fantásticas. Obrigada por dividir conosco seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  24. suas explicacoes sao ótimas e muito didáticas. Obrigada por dividir conosco seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  25. Muito bom! Na escola mandavam decorar as tabelinhas, mas essa abordagem de ver se a palavra tem a terminacao do gênero ou nao era o pulo do gato que me faltava! Parabéns

    ResponderExcluir
  26. Com essa história toda de marcação, fiquei com uma dúvida: e quando eu tenho dois ou mais adjetivos?

    Como vc disse que depende de caso, gênero e palavra que antecede, como eu falaria:

    Belo carro azul?

    Minha dúvida: schön irá declinar para receber a marca, por exemplo; daí o blau vai declinar de maneira igual ou, como a palavra que o antecede já está marcando, vai seguir só a tabela 1?

    Entendeu? Tipo:

    Schönes blaue Auto
    ou
    Schönes blaues Auto

    Ou ainda
    Blaues schöne Auto
    ou
    Blaues schönes Auto

    tudo nominativo, claro.

    Sds,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os adjetivos recebem a mesma terminação.

      Ein schönes blaues Auto :)

      Excluir
  27. Naquela parte "O chato pra saber qual terminação [...] é que depende [...] da palavra que antecede o substantivo" não seria a palavra que antecede o ADJETIVO? pois, a palavra que antecede o substantivo é o adjetivo, mas acho que não seria isso.

    ResponderExcluir
  28. Parabéns e muitíssimo obrigado pelo blog, e em particular por este post. Eu estou estudando Alemão na Alemanha, e mesmo que as minhas professoras são ótimas, elas ensinam as declinações com aquelas três tabelas, memorizando os diagramas das terminações. O que achei ótimo na sua abordagem é que aplica um sistema, uma lógica que dá para usar de forma sistemática (se bem que um pouco lenta no início) e que com o tempo dá para ser internalizada e usada de maneira quase automática. Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  29. Dúvida
    Este famoso jogador de futebol visita um lar para crianças pobres.
    Dieser berühmte Fußballspieler besucht ein Heim für arme Kinder.

    Für armE Kinder.
    antes do adjetivo arm não tem nada que especifique gênero. E Kinder é plural.
    Então por que não seria correto escrever "Für armEN Kinder"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q essa sei responder.

      A preposição für sempre pede o caso acusativo. E estamos no plural. Como não há palavra antecedendo, é declinação forte (2a tabela). A marca do plural no acusativo é o "-e"
      Seria -en se fosse "für die armen Kinder". (para as crianças pobres)

      Alguém pode conferir, bitte, ainda estou estudando há muito pouco tempo.

      Tschüß!

      Excluir
  30. Ótimo artigo, tanto pra aprender quanto pra revisar. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  31. ótima explicação! Obrigada por compartilhar tantas informações no seu blog! Sempre recomendo para meus alunos adiconá-lo à barra de favoritos!

    ResponderExcluir
  32. Não entendi o porquê da declinação na frase "Diser behühmte ... besucht ein Helm für armE kinder." Qual o caso, no caso (rs)? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa eu acho que sei responder! rsrsrsrs

      o für é uma preposição q exige acusativo. E Kinder indicar que está no plural (plural de Kind). Então é Acusativo Plural.

      Como não há marcação antes, então é declinação forte.

      Declinação forte, acusativo plural ----> pela tabela é a terminação -e

      Se houvesse o artigo, seria: "für die armEN Kinder"

      To no A1 ainda, então alguém confirme, mas acho que é isso!

      []s!

      Excluir
  33. Muito obrigada pelas explicações claras e práticas! Elas têm sido tão úteis, que tenho feito a revisão de anos de estudo e me animei em fazer um curso de reciclagem de falar e ouvir. Dispensei, porém, o de gramática, pois seu blog (70%) e outros sites têm me ajudado demais. Parabéns! Continue assim! Márcia

    ResponderExcluir
  34. Muito obrigada! Tenho (re) aprendido muito com suas explicações claras e objetivas. Estou revendo e atualizando anos de estudo com seu blog (70%) e outros sites. Dispensei fazer um curso de reciclagem de gramática. Só me inscrevi em um de falar e ouvir. Parabéns! Continue assim!
    Márcia

    ResponderExcluir
  35. Adoro o blog, venho aqui sempre. Parabéns por mais um post magnífico.

    Eu fiquei no entanto com uma dúvida. Na frase: "Der gute Lehrer hilft auch den schwächeren Schülern", o "den" não deveria ser mudado para "die", visto que é o plural do acusativo? Posso estar errado na pergunta, talvez eu tenha entendido mal. Seja como for, mais uma vez parabéns pelo ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  36. Fábio, e quando eu quero colocar 2 adjetivos, tenho que declinar os dois da mesma forma?

    ResponderExcluir
  37. Olá, eu utilizo alguns posts do Blog para estudo e notei hoje em uma música do Marteria (indicada aqui mesmo na página) que a letra usa a seguinte frase:
    "Wir treffen die Freunde und vergessen unseRN Tag

    Pesquisei bastante e não achei nenhuma regra que tenha essa terminação. Você sabe me dizer se é algo informal ou gramaticalmente correto?

    Obrigada = )

    ResponderExcluir
  38. Rapaz... quando um assunto é bem explicado fica muito mais fácil entender!!!! Obrigado,Fábio!!

    ResponderExcluir
  39. A coisa é bem complicada e difícil, mas estou começando a entender, devagar....

    ResponderExcluir
  40. Ok, mas uma coisa que eu não entendi, é porque se diz "Guten Tag", não seria "Gute Tag"?
    Sei que pode ser uma pergunta idiota, mas por favor, alguém pode me tirar essa dúvida com uma explicação simples?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como se fosse o equivalente a "Eu te desejo um bom dia"
      "Ich wünsche dir einen guten Tag"

      Tag é masculino. E, neste caso, a expresão "ein(en) gut(en) Tag" tem essas terminações pois está no Acusativo --> den Tag

      Mesma explicação para boa noite. Nacht é feminino. Acusativo feminino: "Ich wünsche dir eine gute Nacht"

      Abreviando, fica só "Guten Tag" e "Gute Nacht"

      O mesmo para Guten Morgen (Morgen tb é masculino, fica igual Tag)

      Acho q isso tá explicado no texto.. rs... de qq maneira, espero ter ajudado!

      []s!

      Excluir
  41. Decide estudar alemão ha duas semanas e não entendia as mudanças nas terminações das palavras, quando e porque apareciam.... Com seus posta ficou tudo claro para mim... Que excelente professor VC é!!!! Agora poderei continuar aprendendo de forma mais rápida e segura. Obrigada

    ResponderExcluir
  42. Que post esclarecedor! Muito obrigada! Ainda não estudei o caso genitivo, mas a primeira metade do texto me foi muito útil! Devo voltar nesse post mais vezes no futuro rsrs
    Vielen Dank!

    ResponderExcluir
  43. As aulas do professor são as melhores explicações que já tive sobre língua complicadíssima.
    Falando nisso sempre me pergunto qual a importância de estudar esse idioma demandando um longo e dispendioso tempo, se com o inglês, por sinal uma língua muito mais fácil, eu posso me comunicar com todo mundo inclusive com os alemães. Eu sinceramente acho um desperdício de tempo estudar esta língua, mesmo brasileiros que vão estudar na Alemanha costumar ir só com o inglês.

    ResponderExcluir
  44. Neben dem Eingang des Cafés steht ein kleiner roter Tisch.

    Pela explicacao acima entendo que deveria ser kleiner rote Tisch.
    Kleiner já indicou o masculino nominativo e rote pegaria da tabela 1 ..

    alguém pode explicar pq ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Declina tudo com a mesma terminação... por isso roter ficou com -er também; se tivesse outro adjetivo, como schön, seria algo como:
      "ein kleiner schöner roter Tisch"

      acho q é isso!

      Excluir
  45. Muito obrigada pela explicação! Excelente e me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  46. Tenho um causo aqui, com artigo indefinido e GENITIVO que não se enquadra em nenhuma dessas tabelas.
    Em um livro de alemão eu vi o seguinte texto:
    "GEDANKEN EINES STUDENTEN"

    Studenten = plural de Der Student
    Pela tabela, deveríamos usar a declinação Forte, ficando entao:
    GEDANKEN EINEN STUDENTE.

    Como explicar entao o uso desse EINES aí??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é o plural, é o singular... :-)
      Dá uma lida aqui. http://www.aprenderalemao.com/2010/04/declinacao-n.html

      Excluir
  47. Maravilhoso! seu blog é incrível! Muito muito obrigada

    ResponderExcluir
  48. Muito bom mesmo. Super obrigado! Pra avisar: o link pro exercício no final do texto não funciona.

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde, estou com uma dúvida a respeito do método no seguinte exemplo que você forneceu:

    'Ich habe ein blaues Auto. - TABELA 2, pois o artigo EIN não termina em -S como o artigo DAS. o -ES vai então pro adjetivo.'

    Bom, a meu ver, neste caso, o EIN já traz uma marca de CASO, pois está no acusativo, e no acusativo só existe a possibilidade ein-> DAS. Portanto eu olharia na tabela 1 (caso fraco). Analisando pela lógica do exemplo acima este outro exemplo:

    'Der gute Lehrer hilft auch den schwächeren Schülern.
    (Nesse exemplo, as terminações são da tabela UM, pois estão seguidos de artigos definidos).'

    Têmos que o den naõ termina em E (o que não confere uma MARCA), somente existe uma marca, se considerarmos o caso DATIVO, aí realmente só existe uma possibilidade.

    Mas fiquei confuso, porque a mesma lógica aplicada em 2 exemplos diferentes gera pelo menos um resultado errôneo.

    Aguarado retorno.
    Atte;
    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou explicar.

      Em "Ich habe ein blaues Auto" você disse que olharia na tabela 1 por causa do caso acusativo.

      Mas a escolha da tabela não tem a ver com os casos e sim com as letrinhas finais dos artigos/pronomes.

      O artigo definido é sempre usado com a tabela 1.
      das blaue Auto

      Todas os pronomes neutros que terminarem com a mesma letrinha do artigo definido (no caso de DAS é a letra S) seguem a tabela 1.

      das blaue Auto
      dieses blaue Auto

      Aquilo que for do gênero neutro (nominativo ou acusativo) e nao terminar em S, recebe o -S no adjetivo (portanto tabela 2).

      ein blaues Auto
      kein blaues Auto
      mein blaues Auto

      Entao, independente de "ein blaues Auto" ser nominativo ou acusativo, qdo eu digo que ele nao tem nenhuma marca, quero dizer que ele nao termina com a mesma letra do artigo definido. :-)

      Se você voltar às tabelas verá que o que eu tô chamado de "marca" são as letrinhas pintadas em vermelho dos artigos definidos. :-)

      Excluir
  50. Vou explicar.

    Em "Ich habe ein blaues Auto" você disse que olharia na tabela 1 por causa do caso acusativo.

    Mas a escolha da tabela não tem a ver com os casos e sim com as letrinhas finais dos artigos/pronomes.

    O artigo definido é sempre usado com a tabela 1.
    das blaue Auto

    Todas os pronomes neutros que terminarem com a mesma letrinha do artigo definido (no caso de DAS é a letra S) seguem a tabela 1.

    das blaue Auto
    dieses blaue Auto

    Aquilo que for do gênero neutro (nominativo ou acusativo) e nao terminar em S, recebe o -S no adjetivo (portanto tabela 2).

    ein blaues Auto
    kein blaues Auto
    mein blaues Auto

    Entao, independente de "ein blaues Auto" ser nominativo ou acusativo, qdo eu digo que ele nao tem nenhuma marca, quero dizer que ele nao termina com a mesma letra do artigo definido. :-)

    Se você voltar às tabelas verá que o que eu tô chamado de "marca" são as letrinhas pintadas em vermelho dos artigos definidos. :-)

    ResponderExcluir
  51. Excelente explicação. Minimizando a decoreba e maximizando as conexões lógicas. Obrigado pelo conteúdo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...