PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

5 de novembro de 2013

Numerais grandes


Atenção aos numerais grandes:
Os números grandes não são  lidos da mesma forma por todos os países. Existe uma escala curta e uma escala longa. Na escala curta, a nomenclatura muda a cada três dígitos. Na escala longa, a nomenclatura muda a cada 6 dígitos.

A língua alemã usa a escala longa, variando a cada três digitos entre duas terminações: -lion e –liarde. Million, Milliarde, Billion, Billiarde, Trillion, Trilliarde etc. Estas palavras são sempre escritas como substantivos independentes (do gênero feminino) separadas dos outros algarismos. Por isso, não há como escrever numerais numa palavra só até o infinito. Só até 999.999. 

990.000 - neunhundertneunzigtausend
1.990.000 - einmillionneunhundertneuzigtausend (ERRADO - a palavra Million se escreve separado)
1.990.000 - eine Million neunhundertneunzigtausend (CORRETO!)


O plural de Million é Millionen e de Milliarde é Millarden.

eine Million, zwei Millionen, eine Milliarde, zwei Milliarden

 O Brasil é o único país de língua portuguesa que usa a escala curta. Mas em português existe o adjetivo “miliardário” que, segundo o Hoauiss, quer dizer "que ou aquele que possui bilhões, que é riquíssimo".

Aqui há um mapa dos países de acordo com as escalas numéricas:
azul - escala longa
roxo - ambas
lilás - escala curta
amarelo - nenhuma das duas
E pra terminar o tópico, quer ver alguém lendo números grandes em alemão e fazendo as contas de cabeça? Então divirta-se!


Um comentário:

  1. Eu lembro do "biliardário" das aulas na escola. Mas o mapa que está no post bota Reino Unido e EUA como usando a mesma escala. Pode até ser que a escala longa esteja caindo em desuso no Reino Unido por influência dos EUA, mas eu também aprendi como está no post: one million, one thousand million, one billion...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...