PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

23 de novembro de 2016

Palavras que confundem: Como se diz "castelo" em alemão?

Schloss Neuschwanstein - Instagram: @dawson_campos
Ao visitarem a Alemanha, uma das primeiras coisas que muitos turistas fazem é visitar os pontos turísticos do país. E no Velho Mundo se sabe que há muuuuuuitos prédios antigos, bairros antigos, arquitetura centenária. A Alemanha, por exemplos, tem inúmeros castelos.
Quando se visitam os diversos castelos, percebe-se que às vezes os chamam de Burg, às vezes de Schloss. Às vezes também de Herrenhaus. Afinal, qual a diferença entre essas palavras?

(das) Schloss, Schlösser
A palavra Schloss até hoje tem também o sentido de "cadeado" ou "fechadura". Com este sentido temos muitas palavras em alemão, por exemplo, Fahrradschloss (tranca da bicicleta), Kofferschloss (cadeado da/para mala), Türschloss (fechadura), Sicherheitsschloss (cadeado de segurança) etc. Também temos o verbo schließen (fechar) cujo particípio é geschlossen. Ou seja, um Schloss passou a ser um local onde as pessoas podiam se trancar e buscar refúgio. Com o passar do tempo, esses locais onde as pessoas buscavam proteção de invasores foram chamados de Burg.

(die) Burg, Burgen
Os Burgen surgiram antes dos castelos pomposos para a morada da elite. Um Burg era construído com paredes altas e grossas com o objetivo de proteger e esconder (em alemão verbergen) a população do perigo. Em alemão também temos a palavra Bürger/Bürgerin (cidadão/cidadã). Em português além da tradução "castelo", também há a tradução "cidadela". Na Idade Média era nos Burgen que a população procurava refúgio.

A diferenciação
Herrenhaus „Schloss“ Blankensee
Quelle: Wikimedia http://bit.ly/2fo5Jvk
A partir da era renascentista (século XVI) as famílias da nobreza passaram então a construir castelos imponentes para demonstrar o seu poder. Esses castelos não eram construídos para proteger a população, mas como local de moradia da nobreza. Torres, janelas, mosaicos e muitos cômodos. Essas casas passaram a ser chamadas de Schlösser, para se diferenciar dos Burgen. A nobreza também passou a reformar antigos Burgen transformando-os em Schlösser. Por isso essa diferenciação nem sempre é tão óbvia. Primeiro porque ela não existia, mas também porque há Burgen que foram usados tantos para proteção quanto mais tarde como lar da nobreza.

Herrenhaus
Alguns prédios pomposos também recebem o nome de Herrenhaus. Estas eram usadas principalmente como local de proteção de bens: produtos, riquezas etc. Em português podemos traduzir como "Solar" ou "Paço".

Você quer ver uma lista de todos os Burgen e Schlösser na Alemanha? Então clique aqui.
Quais são os seus preferidos? Quais os mais bonitos na sua opinião?

2 comentários:

  1. Muito bem explicado ... aprendi bastante ... Parabéns , porque além de um ótimo Mestre em alemão você também sabe bastante sobre história. Admiro muito seu trabalho e dedicação em ensinar. Deus te abençõe grandemente onde você estiver. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. Gostei bastante da definicação para herrenhaus. Onde consigo mais informações sobre esse uso que eram feito destas edificações? Já procurei bastante na web, mas ainda não encontrei nada sobre.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...