PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

27 de novembro de 2014

Fazer faculdade na Alemanha é de graça

Recentemente saiu a grande notícia. O último estado alemão que ainda cobrava taxas (Baixa-Saxônia) para estudar em suas universidades públicas aboliu a famosa Studiengebühr (taxa de estudo) que trouxe muitas controvérsias durantes os últimos anos. De fato, as universidades alemãs precisam de dinheiro e estavam (estão!!!!) tendo dificuldades para se manterem apenas com os recursos dados pelos governos e iniciativas privadas (não é só no Brasil o problema com os investimentos em educação). Alguns anos atrás muitos estados começaram a exigir que os alunos pagassem uma taxa de 500 Euros por semestre, que seria usada para suprir diversos gastos extras para melhoria da universidade (cada estado fez o seu próprio plano de como iria usar o dinheiro arrecadado). Houve muitos protestos, muitos estudantes preocupados em saber de onde tirar esses 500 Euros semestrais. Bem, as universidades da Baixa-Saxônia (a partir deste semestre) e da Baviera (desde o ano passado) foram as últimas a abolirem essa cobrança.

Mas será que estudar na Alemanha é totalmente gratuito?
Universidade de Colônia
Infelizmente não. Mesmo sem as taxas de 500 Euros, há outras taxas que os estudantes têm que desembolsar semestralmente. É o chamado Semesterbeitrag (contribuição semestral). Essa "contribuição" é obrigatória e serve para pagar custos com o DCE (que em alemão se chama AStA) e outros custos de administração. Em muitas universidades serve também para pagar o ticket semestral de transporte. Esse valor varia de universidade para universidade (pode ficar entre 75 Euros e 278 Euros, dependendo da universidade). Lembrando que esse valor é cobrado por semestre e não por mês. (A meu ver é uma taxa justa, especialmente a do Semesterticket que dá direito ao estudante usar praticamente todos os transportes públicos de uma determinada cidade ou região por 6 meses).
Além disso, alguns estados decidiram cobrar a Studiengebühr (a mesma que foi abolida!) de estudantes que demoram muita para se formar. Ou seja, se o tempo normal de estudo for 3 anos, já se passaram 6 anos e você ainda não se formou, em alguns estados é possível que você tenha que pagar taxas. É um recadinho: "Ei, querido(a), tudo bem que a universidade é pública, mas não exagere".

Ah, então isso é uma pegadinha, né? Achei que fosse totalmente gratuito!
Nada nessa vida é de graça, amiguinh@. Mas pense pelo lado positivo. Nos EUA, por exemplo, o ensino superior é caríssimo. Se você vier de outro país, mais ainda. Você teria que desembolsar uns $20.000 dólares por ano. Existem países na Europa (por exemplo, a Dinamarca) onde somente cidadãos da União Europeia podem estudar gratuitamente. Quem for de fora PAGA e paga caro. Se você olhar o preço das mensalidades de universidades particulares no Brasil, verá também que os 278 Euros por semestre não são nada. Então estudar na Alemanha pagando apenas uma taxa semestral (na qual também está incluído o seu ticket semestral de transporte) é praticamente de graça. 

O que fazer para estudar na Alemanha?
Depende de tantas e tantas coisas.
Antes de qualquer coisa, informe-se sobre os cursos e universidades existentes, bem como sobre os prazos. O ideal é consultar o site UniAssist. É um site com muitas informações (em alemão e inglês) sobre o processo de seleção para uma universidade.
Pessoalmente eu também gosto muito do sistema de busca da página do DAAD. Lá você pode procurar por várias opções: tipo de curso, área de estudo, tipo de universidade etc. Dá uma olhadinha aqui.

Depois de achar as informações sobre os prazos de inscrição e requisitos, mãos à obra pra juntar a papelada. As universidades aqui normalmente não pedem nenhum tipo de visto no processo de inscrição. O visto de estudante você só consegue depois de já ter sido aceito na universidade, pois é essa confirmação de vaga que vai te dar direito ao visto.

Eu só tenho o Ensino Médio completo. Dá pra fazer faculdade na Alemanha?
Normalmente o Ensino Médio não é suficiente, pois na Alemanha é exigido que os alunos tenham concluído o Abitur (que é uma espécie de Ensino Médio alemão preparatório para a universidade). Como a escola na Alemanha demora 1-2 anos a mais que no Brasil (dependendo do estado), é exigido que os estudantes estrangeiros com Ensino Médio façam um ano de escola preparatória (Studienkolleg) para a faculdade ou façam 4 semestres de faculdade no Brasil antes de tentar transferir pra uma universidade alemã. Geralmente eles analisam caso a caso.

Tem Vestibular?
Não. O processo de seleção é feito através de candidaturas, como você estivesse buscando um emprego. Cada curso lança seu calendário de seleção e publica a lista de documentos exigidos. Você envia a documentação exigida junto com a uma carta explicando seus motivos para se candidatar a essa vaga. Depois é só esperar uma resposta. Às vezes você pode ser convidado para uma entrevista antes de ser aceito pela universidade. Ou seja, as notas da escola e/ou da faculdade contam também na obtenção de uma vaga.

Precisa saber alemão?
O tanto de alemão necessário para estudar numa faculdade alemã vai depender de cada curso e de cada universidade. Não há uma resposta que valha para todos os casos. O ideal é você ler os requisitos no UniAssist ou no site de busca do DAAD. Para cada curso há uma lista de exigências. Alguns cursos exigem inglês e alemão. Há cursos completamente ministrados em inglês. Outros cursos podem ser completamente em alemão.

Os testes de proficiência geralmente aceitos para comprovar o alemão são o TestDaF, o DSH ou outros certificados de nível C1 ou C2. A nota exigida varia de acordo com cada curso. Cursos na área de Humanas, Direito etc. podem exigir melhores notas (já que requerem muita leitura). Cursos nas áreas técnicas podem aceitar estudantes com notas mais baixas nesses testes de alemão e exigir notas melhores de inglês. Para fazer Letras ou Tradução podem ser exigido comprovar outras línguas estrangeiras. Em alguns doutorados na área de Humanas podem ser exigidos conhecimentos de Latim. Como disse antes: quem define isso é a própria universidade. É só ler os requisitos.

Conseguir o visto de estudante é difícil para brasileiros?
Não. Diferente de outros países (como os EUA, por exemplo), onde mesmo depois de comprovar tudo o seu visto pode ainda ser negado, a Alemanha não costuma negar vistos de estudante caso toda a papelada exigida esteja adequada. As coisas principais são: um comprovante de que você poderá se manter durante os estudos sem trabalhar (isso pode ser comprovado através de uma declaração de bolsa de estudos ou através de dinheiro em conta no banco, por exemplo), seguro-saúde, comprovante de matrícula (ou de aceitação) na faculdade e comprovante de moradia. Outros documentos da lista podem variar, mas estes são os principais. A ideia é simples: se você tem como se manter, tem onde morar, tem um seguro de saúde e tem uma vaga na universidade, não há nenhum motivo para te impedir de estudar na Alemanha. O visto de estudante dá direito a 120 dias de trabalho por ano ou 240 dias se o trabalho for de meio-período. Durante o período de aulas, o estudante não deve trabalhar mais do que 20 horas por semana para não comprometer os estudos.

Se o seu problema for conseguir uma bolsa de estudos, fique atento ao blog. Nós sempre divulgamos editais de bolsa de estudo, seja pelo CsF como por outras organizações. Para saber sobre as bolsas de estudos que divulgamos, clique aqui.

Onde posso me informar mais?
O DAAD organiza muitas palestras no Brasil sobre o que fazer para estudar na Alemanha.
Haverá alguns eventos informativos nos próximos dias sobre doutorado (28,29 e 30 de novembro). (Informações: clique aqui)

9 comentários:

  1. Nao entendi uma coisa. voce disse que somente sai o visto de estudante se a pessoa for aceita na universidade. Mas antes de ser aceita, existe uma série de preparos e aplicacoes, até mesmo curso de alemao se a pessoa nao for fluente. Como então ela poderia ficar na Alemanha durante esse período antes da aplicação sem ter o visto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem outros tipos de visto. Para cada tipo de coisa que você faz na Alemanha você ganha um visto específico. O visto de estudante universitário, depois de ter a aceitação da universidade. Antes disso você ganha outros vistos: vistos de busca por vaga, visto de curso de alemão, visto de preparação para isso e aquilo.. eles sempre escrevem no visto o motivo da sua estadia.

      Excluir
  2. Olá, queria tirar uma duvida você sabe se existe college ou cursos profissionalizantes na Alemanha? Sou pós-graduada em negócios internacionais e assim que tirar minha cidadania austríaca gostaria de imigrar para Alemanha, como meu Alemão ainda é básico gostaria de estudar e me profissionalizar por alguma instituição na Alemanha para ter mais chance, porém não tenho interesse em mestrado no momento.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Ate onde eu sei, nao é preciso cursar 4 semestres no Brasil para se "livrar" do Studienkolleg, apenas 2 já é suficiente.

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu não sabia dessa, no Brasil estudei 4 semestres de Ciências da Computação e parei. Já estou à 10 anos na Alemanha e trabalho na produção. Tenho agora 34 anos. Será que agora é muito tarde pra mim voltar a estudar? Quem aí está com vontade de me dar umas idéias ou alguma orientação. Ficaria muito grato.
    Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    Gostaria de fazer graduação (undergraduate degree) na Alemanha, o curso de ''Cognitive Sciences" que achei através do site do DAAD. Mas tem alguns problemas (que inclusive você citou no post):
    -Tenho que ter comprovação que posso cursar superior (ou cursar os primeiros anos no ensino superior do meu país);
    -Tenho que ter comprovação de inglês e alemão.

    O inglês não é problema...agora o Alemão, ''aí é que são elas'' rsrs Eu não sei alemão! Nunca estudei...mas queria muito fazer esse curso superior que tem na Alemanha. Por isso, vou tentar ser ninja e estudar pra passar no TestDaf.

    No edital dizia que o Alemão poderia ser comprovado pelo TestDaf. O aluno teria que alcançar o mínimo de 12 pontos...mas nas minhas pesquisas vi que o TestDaf é medido em níveis...como faz? Você pode me dar alguma luz sobre esse assunto? Como saber quando terei 12 pontos?

    Além disso, isso de cursas semestres em faculdades brasileiras: Eu já cursei 3 anos de faculdade aqui no Brasil, mas não tem NADA a ver com a área do curso que desejo na Alemanha. Você acha que mesmo assim seria aceito só afim de comprovar que já no meu país já sou autorizada a ter acesso ao ensino superior?

    Ano que vem pretendo começar a estudar alemão, seu site tem muito conteúdo legal e muitas dicas que me ajudarão muito!

    Obrigada pelo conteúdo :)

    ResponderExcluir
  6. olá , por acaso vcs tem um e-mail pra que possamos esclarecer duvidas mais especificas ?
    Desde ja , grata :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...