PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

1 de setembro de 2015

Como saber se um verbo é irregular?

Hoje no Facebook recebi as seguintes perguntas da leitora Gabriela:

Boa tarde pessoal, estou com algumas dúvidas no alemão:
1) Como sei que um verbo é regular ou irregular?
2) Em "Wie geht es Ihnen?" o ES está relacionado ao Ihnen, por ser um dativo neutro? Já li em algum site que o ES é relacionado ao GEHT, não entendi!
Obrigada desde já!

Como saber se um verbo é regular ou irregular?

Bem, não há como saber se um verbo é regular ou irregular apenas pelo infinitivo, porque todos os infinitivos em alemão são regulares, ou seja, terminam em –N (sein, basteln, tun, sich kümmern etc.) ou em –EN (machen, sagen, kommen, helfen etc.).
Um verbo só é considerado irregular quando a sua conjugação não segue os padrões da maioria dos verbos. Portanto, é necessário que você conheça a conjugação para saber se um verbo é irregular ou não. Só pelo nome do verbo infelizmente não há como saber.
Assim como no inglês, é comum que livros e gramáticas de alemão tragam tabelas de verbos irregulares. Geralmente, é necessário aprender três (às vezes quatro) formas para saber conjugar um verbo irregular.
1 – Infinitivo: kommen, helfen, tun, lesen
1A – Terceira Pessoa do Singular do Präsens – p.ex. er hilft, er liest. Nem todo verbo irregular tem uma conjugação irregular no Präsens. Os verbos “kommen” e “tun”, por exemplo, têm conjugação regular no Präsens: er kommt, er tut.
2 – Präteritum: kam, half, tat, las
3 – Partizip II: gekommen, geholfen, getan, gelesen 
3A – Pode-se memorizar também se o verbo é usado com HABEN ou SEIN no Perfekt, mas isso não tem a ver com regularidade ou irregularidade dos verbos.

Nos cursos de alemão, aprende-se normalmente primeiro o Präsens (1A). No fim do nível A1 aprende-se o Perfekt (que precisa do Partizip II – 3/3A) e aprende-se o Präteritum (2) de alguns verbos. Só mais tarde é que se aprende o Präteritum (2) dos outros verbos. As irregularidades dos verbos podem ser aprendidas passo a passo.

Resumo: para saber quais verbos são irregulares, consulte as tabelas de verbos irregulares que todo bom de livro de alemão tem. Não precisa memorizar a tabela de uma vez só. Vá memorizando à medida que vai precisando dos verbos ou dos tempos verbais. Tudo a seu tempo. 

2) Em "Wie geht es Ihnen?" o ES está relacionado ao Ihnen, por ser um dativo neutro? Já li em algum site que o ES é relacionado ao GEHT, não entendi!

Me parece que você é aluna iniciante, correto? O ideal é você não se preocupar demais em entender toda a estrutura do alemão de uma vez só. Em todos os cursos sempre tem aquele aluno que quer saber logo na primeira a aula de onde vem “Wie geht es Ihnen?”, mas a melhor resposta nesse primeiro momento é apenas “É uma expressão. Aprenda-a como um todo. Mais tarde você entenderá melhor”.
Mas se quiser explico. Imagine que esse “es” quer dizer “tudo” ou “as coisas”. Então a pergunta é mais ou menos assim: “Wie (como) geht (vai) es (tudo) Ihnen (para o Sr./para a Sra.)?” (Como vão as coisas com a senhora? – em outras palavras “Como vai a senhora?”. O “es”, no caso, ocupa a função de sujeito. Comigo vai “tudo” bem. Mir geht ES gut. A lógica é mais ou menos essa.
A expressão é ES GEHT (mais ou menos “tudo vai”/ “as coisas vão”) + (uma pessoa no DATIVO – fica no dativo, pois essa pessoa não é o sujeito. O sujeito é “es”. Tudo vai bem COM esta pessoa).

Eu já escrevi sobre o Wie geht's no seguinte link (clique aqui).

Mantenha a sua curiosidade, mas não se cale nem se desespere se não entender tudo já no começo. Mantenha o foco na comunicação. Bons estudos!

7 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...