PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

4 de novembro de 2009

Der, die oder das? Eis a questão!

Olá amigos,

vamos agora abordar um assunto que é de interesse de todo estudante de alemão. Como saber se uma palavra é masculina, feminina ou neutra? Tem regra?

Pra muitas palavras TEM. Mas, infelizmente, não para todas. E a notícia pior é que para palavras que designam objetos concretos (como mesa, cadeira, livro etc.) menos ainda. E são justamente essas palavras que os alunos mais precisam nos primeiros semestres do curso de alemão. A maioria das regras de gênero que existem valem mais para palavras abstratas ou derivadas.

Há muitas maneiras de se aprender os gêneros das palavras. Eu, por exemplo, aprendi os gêneros do jeito mais tradicional. Cada palavra aprendida, eu já aprendia junto com o DER, DIE ou DAS. Nada de decorar MASCULINO, FEMININO ou NEUTRO. Eu memorizava DER, DIE ou DAS, pois são esses os artigos que vão ser usados quando se fala alemão. Isso ajuda o aluno a automatizar um pouco mais a fala. Em vez de aprender que TISCH é mesa, eu memorizava DER TISCH. Assim, no dia em que eu fosse usar a palavra TISCH,o DER já saía automaticamente.

Uma coisa que eu DESACONSELHO COMPLETAMENTE. Nunca comparem com o português. Primeiro pq em português só há dois gêneros. O que fazer então com o neutro? Segundo, porque isso atrasa o seu pensamento em alemão. Você tem que pensar primeiro em português pra depois achar o gênero em alemão. Isso faz uma frase simples demorar séculos pra ser proferida. Nada de ficar comparando com o português.

Mas vou ensinar uma estratégia que pode ser muito válida pra quem tá começando. O nome é BUNTE PUNKTE (Pontos coloridos). Imagine que cada gênero tem uma cor. Digamos, masculino = azul, feminino = vermelho e neutro = verde. Compre cartelas de adesivos com circulos dessas três cores. Pra cada palavra aprendida, cole uma bolinha no objeto (por exemplo, na sua casa).

Exemplo... DER FERNSEHER (o televisor). Cole então uma bolinha azul no televisor da sua casa. DER HUND (o cachorro). Cole uma bolinha azul no seu cachorro! hahaah



DAS REGAL (a estante). Cole uma bolinha verde na estante da sua casa. DIE TÜR (a porta) cole uma bolinha vermelha na porta do seu quarto.Cole uma bolinha vermelha no seu CD (die CD).



No começo, seria interessante tbm colocar a palavra, depois que você aprender a palavra, deixe só a bolinha. Com o tempo imagine que os objetos são mesmo dessas cores. Imagine um gato vermelho, um cachorro azul, um livro verde e uma maçã azul. Tá, eu sei, não existem maçãs azuis, mas IMAGINE uma maçã azul pois APFEL em alemão é MASCULINO... der Apfel!!!



Com o tempo, você nunca mais vai esquecer que no seu mundo as maçãs são azuis, o chão (der Boden) é azul, a parede (die Wand) é vermelha, mas a casa (das Haus) é verde, no entando o rato (die Maus) é vermelho. O dinheiro (das Geld) é verde.



E por aí vai!

Aqui abaixo tem uma figura que explica essa estratégia. Ela foi feita por duas amigas minhas da faculdade e por mim. Se você é professor de alemão, aproveite. Imprima o cartaz em A3 colorido e coloque na sua sala de aula. Aproveite e envie um e-mail pra gente agradecendo: deutsch.alemao@gmail.com



No segundo post, eu vou colocar as regras que existem para saber se uma palavra é DER, DIE ou DAS. Clique aqui.

Abração!


------------------------------------------------------------------------------------

26 comentários:

  1. "Cole uma bolinha azul no seu cachorro!" Tinta nele!!! huhahauuh boa dica. Saudações!

    ResponderExcluir
  2. Mto bom este blog! Ja esta nos meus favoritos!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    eu sou au pair aqui na Alemanha há 7 meses e seu blog já me ajudou muito!!
    muito obrigada!

    Carolina

    ResponderExcluir
  4. Ótimo blog, está nos favoritos, continue postando!

    ResponderExcluir
  5. parabéns pelo blog, meu caro... ótimas dicas.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a dica! Como nunca tinha pensado nisso?


    Perfeito!

    ResponderExcluir
  7. Oi!!! Acabo de cair no seu blog e gostei muito de encontrar um blog de brasileiro ensinando alemao. Eu tenho um blog também e lá eu coloco links de blogs de outros brasileiros por aqui que eu acompanho.
    Vou pôr um link para o seu blog lá!
    (Te dei um bom montivo para continuar atualizando?)

    rsrrsrs :-)

    Ah, meu blog é: www.ponteparaalemanha.blogspot.com
    Abracos,
    Luciana

    ResponderExcluir
  8. Muito bom blog! Estou começando agora não sei quase nada, só o básico mesmo e as postagens ja estão ajudando pra caramba!
    Estava aqui quebrando a cabeça pra entender esse malditos artigos :@
    Valeu pela dica!
    Gostaria se não for pedir muito de uns links de pronuncia, umas musicas pra que o pessoal e eu possamos adquirir mais vocabulário e não esquecer as palavras, acho que musicas seriam uma boa!
    Agradeço desde já.
    SEGUINDO :}

    ResponderExcluir
  9. hahaha!
    na minha casa, eu colei etiquetas nas coisas, sempre com o artigo, pois tb decoro assim.
    essa coisa das cores me pareceu um pouco maluca, pois as vezes já fazemos associações de coisas com cores, independentemente de gêneros...
    mas as suas dicas de terminações estão ótimas!

    ResponderExcluir
  10. ADOREI o seu blog!!!
    Sou professora de alemão e suas dicas são ótimas, você consegue colocar tudo com muito humor, parabéns!
    Du bist sicher ein ausgezeichneter Deutschlehrer:)
    LG,
    mirian

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Primeiramente eu gostaria de parabenizá-lo pelo blog! Excelente mesmo!
    Além disso, quero compartilhar uma tática que eu usei bastante quando estava aprendendo francês (e que serve para o alemão tb!)... Como eu gosto muito de estudar escrevendo, eu usava um esquema parecido com o "Blunte Punkte", escrevia AS PALAVRAS com canetas das cores que me remetiam ao gênero delas... Dessa forma, para o alemão, você pode usar canetas vermelha, azul e preta, e acaba vinculando inconscientemente a cor da palavra aogênero... Funcionou bem pra mim... Espero que ajude aos demais... ;o)
    Abs!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo seu Blog, estou sempre estudando e as vezes parece que estou regredindo devido a falta de dicas como você coloca aqui.

    ResponderExcluir
  13. Amei o blog. Estou começando no Alemão, e realmente faço o que você indicou, eu "gravo" as palavras já com o artigo junto. Adorei a dica dos pontos coloridos. ^^

    ResponderExcluir
  14. Acabei de cair de gaiato!!! rs... Que ótimo!!
    Estou na Alemanha a dois anos, fiz o curso básico, mas agora trabalhando muito, nao estou tendo tempo e nem din din para continuar o curso, entao estou estudando pela net e seu blog tem me ajudado muito.

    VALEU PARABENS!!!

    ResponderExcluir
  15. Tenho 13 anos, mudei-me com meus pais em 02/2012 para Alemanha, sem falar uma palavra do idioma. Estou na escola e já aprendi muito, porém agora com suas dicas, vai ser show de bola ! Estou gostando muito do idioma alemão.

    Dankeschoen !

    Pedro Rogatto

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo blog cara! Me mostra que dá sim pra aprender bem alemão, e me faz buscar isso! Estou aqui na Alemanha faz 2 meses, em Dresden, vou ficar aqui por um ano, em intercâmbio pela Technische Universität.
    Tenho um blog também: http://megustaalemanha.blogspot.de

    Parabéns mais uma vez e obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo blog! Muito bom vou seguir as dicas a partir de amanhã :)eu estou morando na Suíça a 2 meses e estou com dificuldades em aprender alemão porque meu noivo fala muito bem português, então fica no automático falarmos só em português. Quero muito aprender essa linguá tão difícil e bonita e fico feliz de ter achado boas dicas no seu blog! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  18. Muito bom seu blog, dicas ptimas.Mias a regra dos artigos onde tem?Pq onde diz pra teclar nao da certo.Obrigado

    ResponderExcluir
  19. Caramba esse e o melhor blog que eu ja vi eu dei uma entrada no seu blog um dia antes da minha prova me ajudou muito mesmo e ainda vai ajudar muitos outros!!!



    Gabriel Henriques Souza

    ResponderExcluir
  20. Olá.
    Eu gostaria de entender quando e porque um substantivo é escrivo com a inicial maiúscula ou minúscula. Por exemplo: die Wand, das Haus, die Maus, das Geld - os substantivos iniciam com a letra maiúscula. Mas anotei: die sonne, das meer, den wind, die guitarre, den bergen - os substantivos iniciando com a letra minúscula. Porque? Não encontrei a explicação ainda. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existem substantivos escritos com letras minúsculas, a não ser na internet quando alguém escreve sem seguir estritamente as regras (por exemplo, ao escrever no Facebook ou um SMS)

      Excluir
  21. Prezado,

    o link no final do post está direcionando para esta mesmo página. Dá uma verificada!

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.aprenderalemao.com/2009/11/der-die-oder-das-eis-questao-parte-ii.html

      Excluir

  22. Excelente seu blog. Com suas dicas não preciso levar 7x0 para conversar com os alemães..

    ResponderExcluir
  23. Olá amigo,

    Obrigada pelo seu blog. É sempre bom encontrar pessoas dispostas a ajudar quem precisa.
    Só não entendi uma coisa:

    DAS REGAL (a estante) - neutro.
    DIE TÜR (a porta) como feminino.

    Ambas são objetos e palavras femininos. Qual a diferença, então, entre ambas?

    Cristina

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...