PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

12 de julho de 2011

Meia não é seis! Zahl não é Nummer!

Olá,

vocês já perceberam que no Brasil a gente diferencia MEIA de SEIS?
Meia a gente usa com números, p.ex. de telefone, de casa, do apartamento etc.

Apartamento 206. Dois - zero - meia.

Seis é o numeral usado para contar coisas.. 6 (seis) carros, 6 (seis) amigos, 6 (seis) ligações.



Diz-se que o motivo eram as precárias ligações telefônicas no início do século XX. Como as linhas eram péssimas, era bem comum confundirem TRÊS com SEIS ao telefone. Sendo assim, o meia (que vem de meia dúzia) passou a ser usado.

(O engraçado foi que eles não inventaram um jeito de não confundir 60 com 70 hehehe).

Antes de ir pro alemão, eu gostaria só de abrir um parênteses. Zahl (die Zahl, die Zahlen) são os numerais, ou seja, usados para contagem. Nummer (die Nummer, die Nummern) são os números, por exemplo, de telefone, de casa, da placa do carro.

Por isso a gente diz TELEFONNUMMER = número de telefone.

Um Nummer não é composto necessariamente só de numerais, mas é sempre algo REPRESENTATIVO. Se alguém te pedir o número de identicação (de alguma coisa!), pode ser que esse número (Nummer) contenha numerais (Zahlen) e letras (Buchstaben):

Ex.: "Meine Identifikationsnummer ist 2A3131B."

Mas quando se pede pra pensar num número (ou seja, um numeral matemático, usado para representar quantias, para fazer contagens), a palavra usada é ZAHL .-)

Voltando ao assunto do MEIA e do SEIS. Em alemão, os números que poderiam ser confundidos numa ligação telefônica ruim são o 2 (zwei) e o 3 (drei). Por isso, os alemães inventaram o "ZWO" para dizer DOIS de forma clara.

Ou seja, se seu apartamento é o 221, em alemão se poderia dizer ZWO-ZWO-EINS, em vez de "ZWEI-ZWEI-EINS".

Outro caso são os meses JUNI (junho) e JULI (julho). Por serem muito parecidos, os alemães inventaram o JUNO (para junho) e o JULEI (para julho). Mas isso só se diz quando a pessoa não entender direito que mês foi falado ou para se dizer de forma bem clara.

Mas pro sessenta e setenta em português, até hoje, não inventaram nada. heheheh

7 comentários:

  1. To aprendendo bastante com teu blog!!

    Interessante, nunca tinha pensado que dava pra confundir zwei com drei hehe

    Já o 60 e 70 o jeito é dizer meia-zero e sete-zero =P

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante. Não sabia disso do "meia". Também em holandês existe algo parecido, eles usam ZEUVEN em vez de ZEVEN (7) pra não confundir com NEGEN (9). Aprendi que eles usavam isso principalmente ao telefone, mas eu particularmente nunca tive dificuldade em entender a diferença. Com essa explicação faz mais sentido, já que de fato hoje em dia praticamente quem ainda usa o zeuven é mesmo o pessoal das antigas..

    ResponderExcluir
  3. Quando alguém não entende o sessenta (e...) ou setenta (e...) eu falo meia- ou sete-.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o artigo. Sá para complementar, acho que a melhor tradução para Zahl seria algarismo, mas numeral também funciona!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite! Sou estudante de Matemática e estava a procura do símbolo dos números inteiros (Z) e cai numa dúvida. Na Wikipédia diz que a letra vem da palavra alemã Zahlen, porém a tradução do google translate traz a palavra Zahl. Há diferença entre elas?
    Desde já agradeço e em breve serei um seguidor deste site, já que pretendo estudar alemão.

    ResponderExcluir
  6. Willame, Zahlen é o plural e Zahl é o singular. Desculpe a demora! Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Willame, Zahl é o singular e Zahlen é o plural. Desculpe a demora, acho que ninguém tinha visto esses comentários desde então! Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...