PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

17 de outubro de 2014

Dilma, Aécio e a língua alemã


É incrível como volta e meia aparecem vídeos e textos supostamente escritos/falados em alemão com uma tradução meio fajuta. Como quase ninguém sabe alemão no Brasil, passa-se a impressão de que algum país do tal "primeiro mundo" se importa com as briguinhas do Facebook relacionadas à política brasileira.

Primeiro foi um texto dizendo que Merkel havia criticado Dilma (clique aqui). Esse texto viralizou na época e nós desmentimos a "tradução" fake do comentário da Merkel no blog. Depois apareceu um vídeo em que um político suíço começava a rir depois de ler algumas coisas sobre Lula (o vídeo vocês podem ver aqui). É claro que o discurso do político suíço não tem nada a ver com o Lula. Se procurarem no Youtube verão outras legendas diferentes, umas nas quais ele fala mal de Portugal (vocês podem ver aqui). Em outras palavras, cada um bota a legenda que quiser e as pessoas compartilham como se fossem verdade.



Bem, o novo texto do momento é o texto de um tal "economista alemão" apontando 7 motivos para reeleger Dilma. Recentemente vi esse texto (em alemão) sendo compartilhado (por acaso) por um desconhecido em sua página e ao ver o texto pensei (Nossa, quantos erros de alemão!). Não dei muita bola e deixei pra lá. Quando se tem um blog de alemão, as pessoas acabam enviando essas coisas pra mim. Aí finalmente descobri que o texto vinha sendo compartilhado por muita gente.

O texto foi publicado em português aqui. O título da matéria era Economista alemão indignado escreve 7 motivos para o Brasil reeleger Dilma. (vale a pena ler). O texto era assinado por um tal "Kurt Neuer" economista alemão.

O tal texto original (em alemão) foi, na verdade, publicado como comentário numa notícia on-line da revista alemão "Der Spiegel". Para quem quiser conferir, o texto alemão é o comentário número 9 desta notícia aqui.

O texto começa assim: Ich habe gelesen, dass letzten Tagen Brasiliens Präsident nicht gewählt zu werden sein kann. Ich bin damit schockiert. In letzten 10 Jahren ist die Art ganz verändert, wie in Deutschland sehen wir Brasil.

Gente, se esse cara é um economista "alemão", como é que ele escreveu um texto com erros tão grotescos de alemão? (Não sei se a pessoa que está por trás desse texto realmente estudou alemão, mas tá com cara de Gúgou Translêitor).

O objetivo desse tópico não é começar um briguinha entre PTistas e PSDBistas. Eu não estou nem um pouco interessado em saber se você é ou não a favor do PT. O interesse aqui é puramente linguístico. Por isso, eu proponho uma tarefa.

Se você fosse um professor que tivesse que corrigir essa "redação" do tal Kurt Neuer, mas sem colocar a sua opinião política no texto (ou seja, não vale colocar suas ideias, mas apenas fazer uma correção gramatical), que tal tentar corrigir o texto? Ou um parágrafo do texto? Ou uma frase do texto? Vamos tentar!

Lembrem-se: façam a sua campanha política no seu perfil pessoal, se quiserem, não aqui na página. Tentem ater-se apenas às correções gramaticais. Caso mesmo assim você queira dar o seu pitaco eleitoral, mantenha-se respeitoso. Ataques pessoais a outros leitores (ou a mim) serão apagados, tanto de quem defender o Aécio quanto de quem defender a Dilma. Como falei, não estou interessado na sua intenção de voto. A intenção aqui é meramente linguística.

EXERCÍCIO
Corrija os erros de alemão do texto do "pseudoeconomista" Kurt Neuer:
Texto em "alemão" aqui.
"Tradução" em português aqui:

P.S. Eu quase nunca leio/vejo nada que tenha "vale a pena ler/ver" ou "leiam/vejam antes que apaguem" ou "o que a Globo não mostra" em seu título, pois já sei que é algum título sensacionalista para algo bobo ou falso. Fica a dica :-)
P.S.² Não divulguem vídeos ou notícias no seu Facebook como se fossem verdadeiras sem verificar sua autenticidade. Você está pagando mico. Também não as divulgue sabendo que são fakes apenas para ajudar a espalhar um boato. Mentira tem pernas curtas.

Um comentário:

  1. Amei o espírito democrático linguístico! Vielen Dank Fábio! #MeuMusodoAlemão........... :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...