PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

13 de junho de 2015

italki Challenge (Parte 1)

Olá, gente,

estou participando pela primeira vez de um desafio para estudar línguas proposto por um site. O desafio do site italki (você pode ler mais aqui).

Bonjour, je m'appelle Fábio.
O desafio consiste em fazer 12 horas de aula de qualquer língua através do site italki durante o mês de junho. Eu dormi no ponto e comecei a fazer as aulas só esse fim de semana. Mas já tive a primeira aula e amanhã vou ter a segunda e já tenho todas as outras aulas marcadas até o fim do mês (então acho que vai dar certo).

O meu objetivo com o desafio é testar as aulas por Skype (eu já dei aula por Skype, mas nunca experimentei isso sob a perspectiva do aluno). Infelizmente não estou fazendo aulas de alemão (acho que vocês imaginam o porquê).

Eu decidi dividir as minhas 12 aulas em duas partes.

Parte I - melhorar uma língua que eu não fale ainda fluente, mas que na qual eu já consiga conversar com certa dificuldade/facilidade. A língua escolhida foi francês. Meu nível está estagnado no B2. Marquei 5 aulas de francês (de 60 minutos cada)

Γεια σου, με λέμε Φάμπιο. 
Parte II - aprender uma nova língua para testar o quanto dá para aprender com 7 aulas (de 60 minutos cada) de uma língua que eu não falo (praticamente nada) e com a qual não tenho/tive (quase) nenhum contato. A língua escolhida foi grego moderno. Eu sei o alfabeto grego e dei uma olhadinha rápida nuns livros de grego recentemente antes de me decidir.

Hoje eu tive a primeira aula de francês e tive uns problemas com a aula de grego, a gente acabou mudando o dia da aula. Mas de qualquer forma, eu marquei já as doze aulas para não perder o desafio.

Na primeira aula de francês com o professor Mr. Coffee nós só conversamos sobre mim, sobre coisas que gosto de fazer e também fiz perguntas para ele. Foi um meio de ele ver qual o meu nível de francês e se preparar para as próximas aulas (a próxima aula é amanhã). As correções ele fazia às vezes de forma oral e às vezes de forma escrita (no chat do Skype). Além disso, ele ficou de enviar um arquivo com os erros e possíveis correções. Achei essa uma forma legal de revisar o que se aprendeu durante a aula. Como falei, meu objetivo não é aprender algo da gramática e sim praticar a conversação.

Uma das coisas mais legais do italki foi que em poucas horas já havia gente querendo praticar idiomas comigo. Fiquei lá uma hora on-line e já recebi mensagens de pessoas querendo aprender português e dispostas a praticar o idioma delas gratuitamente. Para todo mundo que reclama que não consegue achar ninguém para praticar alemão, pode ser uma mão na roda.

O meu objetivo no estudo do grego é ser capaz de manter um small talk sobre mim e o meu dia. Não sei se vai dar certo, mas o objetivo é esse. Mas por que grego? Bem, podia ser qualquer língua, na verdade. Eu queria uma língua sobre a qual eu não sei (quase) nada para ter a experiência de aprendê-la do "zero". Grego também tem fama de ser uma língua difícil. Alemão também. Adoro desafios. Pode ser que depois eu abandone a ideia, mas por enquanto é isso... Esse deveria ser o objetivo de todo mundo que estuda um idioma para falá-lo... não é aprender o máximo de gramática, mas conversar. Pois bem, vamos ver se depois de 7 horas de aula eu já vou ser capaz de manter uma conversa básica. Será? A propósito, eu já sei o alfabeto grego. Eu marquei aulas com dois professores diferentes. Vamos ver se isso também influencia no meu aprendizado.

Mas o que isso tem a ver com alemão?
Ao fim do desafio, vou contar o que deu certo, o que não deu certo e como vocês também podem usar aulas por Skype para dar uma turbinada no seu alemão ou aprendê-lo do zero. Agora é só esperar.

Para se inscrever no italki, clique aqui.

Um comentário:

  1. Olá! Boa ideia essa. Queria uma opnião, dica, sobre um livro de exercícios em alemão. Tenho estudado online, Mas sinto falta de exercícios porque tenho dificuldades na construção de sentenças 😏 Obrigada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...