PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

29 de abril de 2010

Análise de livros & gramáticas


Olá,

muitos alunos pedem sugestões de livros e outros materiais. Vou dar a minha opinião como estudioso da língua, professor e profissional na área de alemão. Mas de certa forma, é só a minha opinião. Fiquem à vontade para compartilhar as suas experiências com os livros aqui mencionados, mesmo que seja totalmente diferente da minha opinião.

Esse tópico vai ser constantemente atualizado e eu aceito sugestões de livros a serem postados aqui.

A livraria no Brasil que eu indico é a LIVRARIA CULTURA.. quando estou no Brasil sempre compro os livros lá, eles têm as melhores condições de preços e pagamentos. Sempre comprei pela Internet no site da Cultura e nunca tive problema. Os livros sempre chegaram rapidinho.
http://www.livrariacultura.com.br/

1 : Gramática Michaelis - Preço R$ 38,00
Os preços aqui citados podem ter mudado.

Pontos Positivos: escrita em português. Tem traduções. No fim do livro, tem uma tabela de "falsos amigos" em português x alemão que nunca vi em livro nenhum. Estruturada de forma parecida a uma gramática tradicional do português, dando uma orientação para o aluno. É escrita da maneira simples, com exemplos fáceis de se compreender.

Pontos Negativos: Preço. Estou fora do Brasil desde 2008 e por isso o preço me assutou. Ela custava em 2007/2008 em torno de 20 Reais. Ela agora está custando 38. Então não sei se é a inflação ou o nosso dinheiro que não vale mais nada. Achei cara, mas estou por fora dos preços do Brasil. 

Além disso, faltam exercícios. Como você vai checar se realmente entendeu as explicações sem exercícios?
Bem resumida e poucos exemplos... alunos que precisam de explicações detalhadas vão sentir falta de mais explicações, pois ela é uma gramática prática e de bolso.Tem 302 páginas só que do tamanho de um dicionário (11 x 15cm), ou seja, é tudo bem resumido.

CONSELHO FINAL
Eu não compraria Motivo: falta de exercícios. Uma gramática sem exercícios deixa uma lacuna muito grande no aprendizado. Mas se você quiser ter uma gramática de bolso e deixá-la sempre na bolsa/mochila para uma consulta rápida, vale a pena. Você pode comprá-la aqui. Se algum amigo seu tiver, vale a pena dar uma olhadinha nas tabelas do final da gramática. 


2 - "Gramática Alemã" do Herbet Andreas Welker

Pontos Positivos: escrita em português. Todos os exemplos são dados em alemão e traduzidos para o português. A gramática é bem completa e cheia de exemplos. Ele tem uma boa seção de fonética. Um das maiores vantagens são as inúmeras listas de tudo que se possa imaginar ao lado da tradução em português. Boas listas se encontram em diversas gramáticas produzidas na Alemanha, mas só na do Welker temos boas lista com a tradução.

Pontos Negativos: Não é uma gramática didática. Ou seja, quem estiver procurando uma gramática para aprender gramática alemã de forma sistemática, FUJA! Essa é uma gramática para consulta... ou seja, se você estiver com uma dúvida sobre a diferença entre WENN e ALS, lá você não encontra. Você tem que ler a seção com todas as conjunções subordinativas e coordenativas e tentar por si entender a diferença. Se a dúvida for no uso de determinada preposição.. também lá você encontra cada preposição com vários e vários exemplos do seu uso, mas não há nenhuma parte didatizada mostrando os casos que geram dúvida. É uma gramática de CONSULTA e não pra ler de cabo a rabo pra aprender gramática.
Além disso, faltam exercícios.
O preço também é bem salgado, mas eu acho a acho bem mais completa que a do Michaelis sem dúvida.


CONSIDERACOES FINAIS.. COMPRO OU NAO COMPRO?
Sim, se você estiver aprendendo alemão para dar aula, se você for aluno de Germanística (Letras) e quiser uma gramática para consulta escrita em português.
Não, se você for apenas uma pessoa comum tentando achar uma gramática didática para tirar suas dúvidas de língua alemã, sobre uso de determinadas palavras ou formação de frases etc. pois ela não é didática.

P.S. Me parece que esta gramática não é mais fabricada. Portanto, tem que procurar em sebos ou ter sorte em alguma livraria. 

3 - Gramática Essencial do Alemão de Monika Reimann

Várias pessoas pediram para eu fazer uma pequena resenha desta gramática. Esta gramática é uma tradução para o português do original em alemão . O nome original da Gramática é “Grundstufen-Grammatik für Deutsch als Fremdsprache” e foi publicada pela Editora Hueber. Eu estou apenas com o original em alemão em mãos, de forma que eu não tenho muito comentários sobre a versão portuguesa. Mas se eu não me engano, a última vez que eu vi tradução portuguesa no Brasil, eu percebi que era traduzida em português europeu e não em português brasileiro, o que a meu ver dificulta para muitas pessoas. Não há de se esperar que todo brasileiro entenda o português europeu, pois até mesmo algumas nomenclaturas gramaticais usadas podem diferir daquilo com o qual o brasileiro já está acostumado. Mas se já houve no mercado uma tradução para o português brasileiro, eu retiro o que eu disse.


É uma gramática de CONSULTA e de EXERCÍCIOS. De consulta, pois ela não é sistemática e gradual. Ou seja, se você é um aluno iniciante e quer apenas entender o uso do verbo SEIN e HABEN e abre no primeiro capítulo do livro, você já dá de cara com a explicação de SEIN, HABEN e WERDEN em todos os tempos verbais e em todos os seus usos. Isso de maneira bem resumida. Ou seja, não aconselho para alunos muito iniciantes, pois já no primeiro capítulo os exercícios já misturam PRESENTE e PASSADO. O próprio livro deixa claro que é uma gramática com explicações para o Zertifikat Deutsch, ou seja, quem já está se preparando para a prova e já tem conhecimento de alemão.

PONTOS POSITIVOS: É uma gramática simples, com explicações curtas e exercícios. As explicações são, de fato, bem simplificadas para que o aluno tenha uma visão rápida de como a língua alemã é estruturada. Há várias tabelas tanto de conjugação quanto de declinação. A maioria dos alunos gosta dessa gramática justamente pelas explicações bem curtas. Há diversos exercícios. Há várias tabelas.

PONTOS NEGATIVOS: Não vem com as respostas dos exercícios (pelo menos no exemplar que eu tenho em mãos). Talvez a pessoa tenha que comprar as respostas num livro à parte. O preço é bem salgado (99 Reais). Aqui na Alemanha ela custa € 23,50. A maioria dos exercícios são mesmo pra TREINAR e não tem nenhuma função comunicativa nem contexto. Por exemplo, há um exercício com uma lista de 25 verbos no particípio passado e é pedido que se coloque o infinitivo. Não há contexto, os verbos não estão inseridos em nenhuma oração, não há diálogo nenhum etc. Mesmo para os exercícios com orações completas, há alguns em que uma oração não tem nada a ver com a seguinte. Mas pra quem gosta de aprender gramática mesmo só para TREINAR e MEMORIZAR formas, acho que os exercícios são bons.

CONSIDERACOES FINAIS!
Eu acho o preço dela muito salgado para o que ela oferece. É um livro relativamente fino e pequeno (das páginas do livro aberto só são um pouco maior do que uma folha A4). Eu acho que o livro só serve se a pessoa já aprendeu a gramática no curso e quer apenas treinar com mais exercícios e ter um livro que tenha todas as explicações de maneira CURTA, TABELADA com regrinhas bem curtas e direcionadas. Mas definitivamente não é um livro para se APROFUNDAR na gramática e nem é um livro para iniciantes.

Você pode comprá-la aqui (no Brasil) ou aqui (na Europa). A versão completa em alemão é mais fácil de ser encontrada.

4 - Alemão Urgente para brasileiros

Sei que pega supermal falar mal do trabalho dos colegas, mas nem vou fazer uma análise completa deste livro. Eu NAO o recomendo de forma alguma. É um livro que faz com que vários brasileiros o comprem só pelo título, na esperança de "aprender" alemão em poucas páginas.

O ponto que mais me decepcionou neste livro é a ideia de que trocar os termos gramaticais por desenhos ajudariam os aprendizes de alguma forma. Um substantivo é representado por um retângulo, um verbo por uma círculo oval, um prefixo verbal por uma lua, um advérbio por um triângulo e por aí vai. Em vez de procurar o capítulo dos verbos, você terá que procurar o capítulos dos círculos. As regras são ditas mais ou menos assim:

"No caso de CÍRCULO PRETO + CÍRCULO BRANCO e de LUA + CÍRCULO BRANCO , o elemento conjugado vai aparecer abrindo o CAMPO PRINCIPAL e os demais aparecerão no final da oração, afastando-se assim de CÍRCULO BRANCO (ao contrário do português)."

Reconheceram do que ela está falando??! Isso tudo é só pra dizer que o verbo modal leva os outros verbos para o fim da oração.

Eu me pergunto: quem será que teve esta ideia para um livro feiro para brasileiros?!?! Brasileiros, por mais que não gostem de gramática, têm aulas de gramática a VIDA INTEIRA na escola, desde o jardim de infância até o terceiro ano do ensino médio. Não utilizar este pré-conhecimento num livro feito para brasileiros é como inventar de novo a roda. E o que adianta aprender mil regras de figuras geométricas se o aluno não encontrará essas figuras geométricas em livro nenhum? Os alunos não precisam ser expert em gramática para saber falar alemão, mas também não precisam dar novos nomes às mesmas coisas. Chamar um verbo de CÍRCULO é apenas dar um outro nome a algo que já tem nome.

Pra mim este já um motivo suficiente para todos vocês FUGIREM deste livro. Nem vou indicar onde comprar, né? :-)


5 - Klipp und Klar - Grundstufe (até B1)  (post atualizado em 20/10/2012)

Essa gramática foi minha grande companheira de estudos na época em que eu estava no Brasil aprendendo alemão. Lembre-se: é uma gramática, não é um curso. Ou seja, requer um conhecimento prévio de vocabulário. Não foi feita pra aprender alemão do zero. Sem vocabulário não há como fazer nada nela, muito menos entender os exercícios.

PONTOS POSITIVOS: 
A grande sacada dela é que ela é uma gramática DIDÁTICA, ou seja, é feita pra ir treinando e aprendendo gramática passo a passo, diferente de outras gramáticas que querem mais é mostrar como a língua funciona sem levar em conta a parte didática.

Ela usa o princípio das duas páginas como a famosa "English Grammar in Use" (do inglês) ou da "Grammaire Progressive du Français" (do francês). Ou seja, na página da esquerda você encontra as explicações com exemplos e na página da direita você tem os exercícios.

Essa gramática já tem várias edições, mas não há muita diferença entre elas. O bom é que ela já vem com respostas, ou seja, é ótima para estudo autodidata. Recentemente foi lançada também uma edição para nível intermediário (B2/C1) - que eu não vi ainda, portanto, minha resenha só diz respeito à edição de nível básico.

Vale a pena mencionar que conheço um dos autores dela. Foi meu professor/orientador do Mestrado em Língua Alemã na Universidade de Leipzig.

And last but not least, ela tem ótimas tabelas e listas no fim do livro!!!

PONTOS NEGATIVOS:
A gramática é completamente em alemão. Isso não é negativo, mas alguns brasileiros perdidos e desesperados pra encontrar uma gramática pra iniciantes podem ficar sem entender nada. Apesar de as explicações serem em alemão, é tudo feito de forma bem simples, com gráficos e desenhos, que ajudam a compreender bem o que é ensinado. Me parece que  já existe uma edição em inglês, mas é difícil de encontrar.

CONSELHO FINAL:
Sempre recomendo esta gramática a todo mundo, pois ela também me acompanhou nos estudos e contém tudo o que me agrada numa gramática: didática e exercícios. As tabelas e listas no fim do livro me ajudaram imensamente a memorizar por ex. regência verbal. Tentem comprar a edição COM respostas.
Para comprá-la no Brasil, clique aqui. Para comprá-la na Europa, clique aqui.

6 - Dreyer und Schmitt - die neue Gelbe (post atualizado em 20/10/2012)

A gramática da capa amarela - die neue Gelbe - tem um nome bem comprido. Ela se chama, de fato, "Lehr- und Übungsbuch der deutschen Grammatik". Na verdade, ela já teve várias edições. Começou com "die Gelbe", mudou para "die neue Gelbe" e agora é chamada de "die Gelbe aktuell". O melhor é sempre comprar as edições mais recentes, mas a "die neue Gelbe" também é boa. Na faculdade a gente a chamava de Dreyer/Schmitt (em menção aos autores).

Esta foi a primeira gramática alemã que eu comprei no Brasil. Lembro que ela custou 125 Reais na época (hoje em dia custa menos, já que o Euro desvalorizou bastante).

PONTOS POSITIVOS
A gramática Dreyer und Schmitt é boa pois ela é muito completa. Ela explica de forma muito exata as regras de funcionamento da língua alemã. Muitas das coisas que ensino, aprendi com este livro. Além disso, é uma gramática de referência no ensino de língua alemã (ou seja, todo mundo ouve falar dela mais cedo ou mais tarde).
É uma gramática didática e com exercícios. As respostas dos exercícios podem sem compradas separadamente (ou seja, pode ser usada para o estudo autodidata). Há muitos exercícios que não são compostos apenas de frases soltas sem conexão uma com a outra, mas com textos e/ou parágrafos sobre um determinado tema.

Outro ponto positivo é que existem versões dela em vários idiomas e são bem fáceis de encontrar. Já vi em russo, inglês, espanhol, polonês etc. (Mas nunca vi em português).

PONTOS NEGATIVOS
A própria gramática diz claramente qual é o seu público "obere Grundstufe e Mittelstufe". Ou seja, é uma gramática para o fim do nível básico e para nível intermediário. Ou seja, no mínimo para nível B1. (Olhe lá, no mínimo!) Ou seja, em Fortaleza, quase não havia alunos de nível B1 (hoje em dia há cursos de Mittelstufe na Casa de Cultura, mas no meu tempo não havia). Só uma minoria chegava a terminar o nível básico. Ou seja, os professores bem que tentavam usar essa gramática, mas os alunos SEMPRE achavam difícil.

Os exercícios raramente têm vocabulário simples. Quase sempre têm um vocabulário de nível intermediário/avançado. Eles usam muitos textos sobre diversos temas nos exercícios. Mesmo quando os temas gramaticais eram para alunos de nível básico, os alunos penavam bastante para fazer os exercícios, porque não entendiam o vocabulário.

O que eu quero dizer é: a gramática é ÓTIMA, MARAVILHOSA, mas não é boa para alunos com vocabulário ainda muito deficiente ou um nível de alemão baixo. Alunos de A1-A2, fujam dela! Aconselho-a somente para quem já está terminando o B1 (como os próprios autores dizem na contracapa) e querem consolidar a gramática já aprendida.

Mesmo para os que pensam em comprar a versão em inglês/espanhol, esteja ciente de que apenas as explicações estão traduzidas. Os exercícios e os exemplos continuam em alemão obviamente.

CONSELHO FINAL:
Vale a pena comprar? Claro!!! Se você tiver um bom nível de alemão ela é excelente! Mas se você ainda está dando seus primeiros passos no idioma, não vale a pena comprar. Prefira a Klipp und Klar.

Para comprá-la, clique aqui (no Brasil) ou aqui (na Europa). As respostas dos exercícios você tem que comprar separado (aqui - no Brasil ou aqui - na Europa).

#############################
Para mais dicas de livros, clique nos seguintes links:
Livros para aumentar vocabulário
Livros e dicionários em geral
Um livro que ensine o alemão desde o bê-a-bá em português. Ler a pergunta 3 aqui.

Mande sua sugestão de livro e eu escreverei minha opinião assim que for possível.
Fiquem à vontade para compartilhar as suas experiências com os livros aqui mencionados, mesmo que sejam totalmente diferentes da minha opinião.


45 comentários:

  1. No Submarino está mais em conta a primeira indicação "alemão gramática e prática"

    http://www.submarino.com.br/produto/1/164718/michaelis+alemao:+gramatica+pratica

    R$ 22,90

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas resenhas!

    Aproveito a oportunidade para perguntar qual a sua opinião sobre a obra "Gramática Essencial Do Alemão" de Monika Reimann.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho umas dicas de livros. Veja a "Gramática essencial do alemão", de Monika Reimann. Tem exercícios e tal. Mas eu queria mesmo é saber o que você acha da gramática "Hammer's german grammar and usage", de Martin Durrel. Ela é em inglês e não tem exercícios, mas eu acho que isso a pessoa tem que procurar por conta própria. Gramática é para ser um livro de consulta, como um dicionário. O ponto fraco dessas duas gramáticas é o preço.
    .
    Ah, sim! Para comprar livros importados, eu tenho mais uma dica. A livraria e sebo Montanha Magica. Eles importam o livro, recebem lá e mandam para você. A diferença entre eles e a Livraria Cultura é que com eles, o livro vem sob encomenda de fora, não precisa se preocupar muito com disponibilidade de estoque aqui. São de confiança e muito atenciosos.
    .
    www.montanhamagica.sebosonline.com (livros novos sob encomenda)

    www.montanha_magica.estantevirtual.com.br

    Blog: www.montanhamagicalivros.blogspot.com

    Twitter: www.twitter.com/montanha_magica

    Rua Nápoles, 44 - São Paulo-SP - 02266-060

    Tel: 3422-1615

    ResponderExcluir
  4. Indico a Gramática da Monika Reimann para meus aprendizes nos níveis básicos no Brasil. As explicações, mesmo em alemão, são pensadas para aprendizes e, portanto, "facilitadas", e tem sempre um bom número de exercícios.
    Como já foi dito aqui, um aprendiz não quer ler um tratado sobre a língua alemã, mas encontrar explicações para os questionamentos surgidos após as explicações não aprofundadas pelos livros didáticos.

    ResponderExcluir
  5. Você esqueceu de dizer se compraria ou não.

    ResponderExcluir
  6. No final, qual outra opção de gramática em português para o estudo de alemão você recomendaria?

    Ontem vi o Duden da Ed. Porto (lusitano). Sem exercícios, mas parece ser super completo.

    Eu tenho o da Monika Reimann, mas achei o cúmulo o fato dos exercícios não virem com resposta!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Muito bacana as suas recomendacoes, eu sempre estou pesquisando atraves do seu blog (=
    Eu moro na Alemanha a dois anos e meio e a melhor coisa que fiz aqui, foi ter feito a carteirinha da Biblioteca Publica. La se tem acesso a diversas gramaticas, mas infelizmente em portugues so tem a da Monika Reimann, a qual na minha opiniao deixa-se muito a desejar, eu nao gostei e nao compraria. A gramatica que eu mais gosto é
    "Lehr- und Übungsbuch der deutschen Grammatik,'Die neue Gelbe'"
    von Hilke Dreyer, Richard Schmitt"
    eu uso ela sempre e no final de cada capitulo tem sempre varios exercicios. No entanto as respostas vem em um livro a parte.
    Queria te perguntar se vc tambem ja a utilizou e o que acha dela?
    Um grande abraco und mach weiter so!

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma indicacäo de livro: Alemäo urgente para Brasileiros de Birgit Braatz e Cristina Schumacher.

    ResponderExcluir
  9. Provavelmente não existe um material de estudo que agrade completamente um professor de alemão, mas, para os estudantes de nível intermediário que querem aprender gramática, o que você indicaria ?
    Eu ficarei na Alemanha pelos próximos 4 meses e preciso descobrir formas de aproveitar meu tempo ao máximo e aprender tudo que eu puder...
    Obrigada,
    Thaís.

    ResponderExcluir
  10. Encontrei essa gramatica aqui na Alemanha somente 13,00 Euros. Voce conhece? O que pode dizer sobre ela, realmente esta muito barata, mas acho que é muito fina.

    Deutsch als Fremdsprache, Grammatik ( portugiesische Ausgabe) von Horst Jentsch.

    http://www.thalia.de/shop/buch_startseite_thalia/suchartikel/deutsch_als_fremdsprache_grammatik_portugiesische_ausgabe/horst_jentsch/ISBN3-934715-04-4/ID14533531.html?jumpId=2038197

    ResponderExcluir
  11. Eu indicaría a gramatica da escola de alemão que eu etudo aqui em Curitiba! Ela foi elaborada pela dona da escola como uma gramática voltada para brasileiros! é excelente, só não tem exercícios.
    O nome da escola é GenauDas.. se quiser dar uma conferida o site é www.genaudas.com.br
    E p[or sinal..seu blog é muito bom..me ajuda a tirar dúvidas bem rapidamente!
    Por um acaso você tem algum livro bom de exercicios que possa recomendar?
    Carla Borges

    ResponderExcluir
  12. Eu indicaría a gramatica da escola de alemão que eu etudo aqui em Curitiba! Ela foi elaborada pela dona da escola como uma gramática voltada para brasileiros! é excelente, só não tem exercícios.
    O nome da escola é GenauDas.. se quiser dar uma conferida o site é www.genaudas.com.br
    E p[or sinal..seu blog é muito bom..me ajuda a tirar dúvidas bem rapidamente!
    Por um acaso você tem algum livro bom de exercicios que possa recomendar?
    Carla Borges

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Como em todos os meus posts, gostaria de agradecer pelo seu trabalho e dedicação.

    Gostaria de saber se você pode indicar alguma Gramática da língua portuguesa para quem seja nativo em alemão.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Mas e dicionários?
    Eu não gosto muito do Michaelis e os outros que achei estão em portugês de Portugal!!

    ResponderExcluir
  15. O Michaelis Escolar serve como um recurso rápido para buscar equivalentes em portugues (sendo este portugues brasileiro). Um dicionario bilingue realmente bom é o Langenscheidt Taschenwörterbuch, mas apesar das tentativas ainda tem palavras que pertencem mais ao portugues europeu. Este é um verdadeiro dicionário bilingue! Aquele "tijolinho" amarelo que se diz "de bolso". Depois do bilingüe tem o Langenscheidt Deutsch als Fremdsprache (alemão como língua estrangeira) que é monolíngue mas pensado para aprendizes da língua.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Gostei muito das resenhas dos livros, eu realmente estou sempre procurando alguma gramática e dicionário para comprar, mas não tenho nenhuma indicação.
    Você poderia fazer resenhas de dicionários também?
    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  17. Ola, encontrei seu site hoje e adorei..... mas acabei nao encontrando um livro de gramática, exercicios, etc... que você tenha realmente gostado e/ou recomenda..... ou será que não li direito....
    estou precisando encontrar uma boa literatura para iniciar meu aprendizado em alemão, você pode me ajudar?
    Super obrigada

    ResponderExcluir
  18. Oi! Estou nessa também. Quero aprender alemão mas não tenho referências. Conseguiu achar algum livro bom com a gramática básica?

    ResponderExcluir
  19. Fábio, você conhece o livro da Langenscheidt chamado "Einfach Grammatik: Übungsgrammatik Deutsch A1 bis B1"? Poderia fazer uma resenha dele? Sempre foi o meu sonho de consumo, mas não sei se realmente é bom como pareceu quando eu dei uma folheada. Pra mim é essencial ter a gramática bem estruturada com muitos exercícios e as RESPOSTAS, já que estudo sozinho. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  20. Você recomenda este livro?

    http://www.editora.unicamp.br/blaue-blume-1.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tem muito tempo isso, maaas...
      Eu estou com esse livro aqui, e parece ser bom para o estudo autodidata, é nível inciante, vem explicações e enunciados em port-alemão no início, no final já em alemão. Tem glossário, respostas, cds e transcrições.
      E agora acabei de ver que também tem um curso aberto no site da Unicamp, (como suporte adicional para esse material) com comentários, testes, etc.
      Parece muito bom, vou estudar por ele.

      Excluir
  21. O que vcs têm a dizer sobre o livro ''alemão para leigos''?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  22. O que você acha da 'em Übungsgrammatik'? Estou no nível C1.
    http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/EM-UBUNGSGRAMMATIK/711301
    Gostei da Die Gelbe aktuell, mas achei um pouco cara... essa seria um preço um pouco mais em conta e já vem com as respostas. E no Goethe usamos os livros 'em'.

    ResponderExcluir
  23. Estou usando a Klipp und Klar, ela é boa pra iniciantes pq é simples e didaticamente bem ilustrada(diferente da velha Gramatica essencial). Parabens pelo blog, cada vez melhor XDD

    ResponderExcluir
  24. Estou usando a Klipp und Klar, ela é boa pra iniciantes pq é simples e didaticamente bem ilustrada(diferente da velha Gramatica essencial). Parabens pelo blog, cada vez melhor XDD

    ResponderExcluir
  25. O que acham desta?
    http://www.amazon.de/B-Grammatik-%C3%9Cbungsgrammatik-Deutsch-Fremdsprache-Sprachniveau/dp/3941323105/ref=pd_vtp_b_5

    ResponderExcluir
  26. Boa noite. Tudo bem? O que acha desta gramática: GRAMATICA DE ALEMAO, do autor
    HEINZ F.WENDT

    ---> http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=164819&sid=62041379115920863516540074

    Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Boa noite. Tudo bem? O que acha desta gramática: GRAMATICA DE ALEMAO, do autor
    HEINZ F.WENDT

    ---> http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=164819&sid=62041379115920863516540074

    Abraços.

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde. Gostei muito deste livro: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=243143&sid=01582219015627471116122281
    Considero ele excelente para iniciantes totalmente leigos da língua alemã.

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde.
    Gostei muito deste livro: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=243143&sid=01582219015627471116122281
    Ele é pra iniciantes.

    ResponderExcluir
  30. PONS: Grammatik kurz & bündig DEUTSCH als Fremdsprache und Praxis-Grammatik DEUTSCH als Fremdsprache.

    http://de.pons.com/grammatik-u-wortschatz/sprachtraining-grammatik-wortschatz-aussprache/pons-grammatik-kurz-buendig-deutsch-als-fremdsprache-978-3-12-561911-1/deutsch/

    ResponderExcluir
  31. Oi, Fábio. Boa noite. Achei uma gramática em alemão. Ela é de consulta, creio eu. Parece bem abrangente e trata do assunto com mais profundidade. Não é para o pessoal leigo ou de nível básico. Deve ser para nível avançado. Fica a dica para quem quiser aprofundar-se no idioma. Abraços.

    ---> http://www.amazon.de/Deutsche-Grammatik-Ein-Handbuch-Ausl%C3%A4nderunterricht/dp/3126063659/ref=cm_cr_pr_product_top

    ResponderExcluir
  32. Oi, Fábio. Boa noite. Achei uma gramática em alemão. Ela é de consulta, creio eu. Parece bem abrangente e trata do assunto com mais profundidade. Não é para o pessoal leigo ou de nível básico. Deve ser para nível avançado. Fica a dica para quem quiser aprofundar-se no idioma. Abraços.

    ---> http://www.amazon.de/Deutsche-Grammatik-Ein-Handbuch-Ausl%C3%A4nderunterricht/dp/3126063659/ref=cm_cr_pr_product_top

    ResponderExcluir
  33. Bom dia! Muitíssimo obrigado pelas análises, elas são de grande ajuda! Gostaria de pedir uma ajuda, se possível. Vale a pena comprar o CD do Lehr und übungsbuch der deutschen Grammatik? Agradeço desde já. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia! Muitíssimo obrigado pelas análises, são de grande proveito! Gostaria de tirar uma dúvida, se possível. Eu parei no nível avançado e gostaria de retomar os estudos. Optei por comprar a Lehr und Übungsbuch der deutschen Grammatik. Observei que existe também um CD. Você conhece alguma coisa sobre o CD? Vale a pena comprar? Agradeço desde já. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia! Eu comprei estes dois livros Conversação em Alemão: Sem Mistério com, e Alemão Sem Mistério - 1ª Ed ambos com cd. Queria saber se você os conhece e se são bons para que está iniciando o estudo na língua.

    ResponderExcluir
  36. Como introdução ao Alemão, que é o meu caso, gostei muito do Alemão sem Mistério. Tem boas indicações para começar, explicações em português, exemplos, exercícios e um cd com pronúncia e diálogo. É muito bom pra começar e o preço é razoável.

    ResponderExcluir
  37. A Gramática Alemã do Herbert Andreas Welker foi relançada.
    Quem tiver interesse, pode verificar no link abaixo:

    Com muita satisfação comunico que a Editora da Universidade de Brasília acaba de publicar a 5ª edição (revista e atualizada) de meu livro "Gramática Alemã" (474 p.). O sumário está na minha nova homepage: www.margwelker.wix.com/hawelker
    Comunico também que elaborei um site sobre Teosofia em Esperanto: www.teozofioesperante.org.

    Herbert Andreas Welker
    Site pessoal de Herbert Andreas Welker
    MARGWELKER.WIX.COM

    ResponderExcluir
  38. Já comprei esta gramática.
    Estou aguardando a chegada...

    ResponderExcluir
  39. Oi Fábio! Otimo post. Comprei a Klipp und Klarr e ja estou estudando por ela ha um tempo, gostei bastante principalmente porque senti a evolução gradativa do conteúdo. Queria apenas deixar o aviso aqui e uma pequena crítica: muitas respostas dos gabaritos estão erradas. Digo isso não em questão de haver mais de uma resposta, e sim de números de exercícios trocados ou até mesmo as frases diferentes no gabarito comparado ao exercício. Em algumas liçoes o gabarito estaria até correto, mas sem usar o conteúdo apresentado naquela unidade.
    Achei isso uma falha no trabalho da ediçao, revisao. Mas no geral, ótima compra! Obrigada pela recomendação

    ResponderExcluir
  40. Olá!
    Poderia comentar sobre a gramática de alemão - Duden - Editora Porto?

    ResponderExcluir
  41. Para quem busca línguas alternativas ao inglês como segundo idioma o alemão é uma boa opção. Outra boa opção é o polonês, que para nós brasileiros é um pouco mais fácil de aprender que o alemão. A Polônia, apesar de estar na UE não é um país rico, por isso também é mais fácil para nós brasileiros conseguir empregos lá. Com isso em mente comecei um curso online de polonês por skype https://preply.com/pt/skype/professores-polones-para-iniciantes. Era totalmente leigo no idioma, mas já estou me virando e pretendo tentar a sorte lá no final do ano.

    ResponderExcluir
  42. Olá!

    Primeiramente, parabéns pelo post.

    Encontrei nas grandes livrarias (pela internet), o "Curso de Gramática Langenscheidt", da Editora Martins Fontes. Alguém possui este livro e poderia me dar algumas informações?


    Vielen Danke!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...