PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

29 de agosto de 2012

Vida na Alemanha: Pegar carona

Na, darf ich mitfahren? - E aí, posso ir junto? :-)
PERGUNTA:
Você aceitaria carona de um estranho?
E se essa carona não fosse só até a sua casa, mas se ele te levasse de uma cidade a outra, num trajeto de várias horas? Você confiaria?

Eu NUNCA fiz isso no Brasil, mas um conhecido meu fazia, sim. Quando ia de uma cidade pra outra em seu carro, às vezes parava no caminho pra pessoas pedindo carona, perguntava pra onde elas queriam ir, combinavam um preço e seguiam. Como eu nunca tive carro no Brasil, não sei se isso é comum.

É claro que tudo soa muito perigoso, mas a Alemanha tem um serviço de carona que funciona muito bem.

Andar de trem na Alemanha é ainda uma das formas mais confortáveis, mas uma das mais caras de se locomover dentro do país. É claro que há maneiras de se comprarem tickets baratos. Mas pra isso, você tem que planejar suas viagens sempre com muita antecedência, pois os tickets promocionais acabam muito rápido. Além disso, os horários dos tickets promocionais, dependendo do trajeto, nem sempre vão ser os mais agradáveis. É como pagar pouco por um vôo, mas saber que ele parte às 5 da manhã. Outra forma de economizar no trem é viajar em grupo (dá pra comprar tickets até pra 5 pessoas) ou até mesmo comprar passagens que valham o dia inteiro (só que estas geralmente só valem em trens regionais, muitas vezes superdesconfortáveis).

Quem gosta de pechinchar nas passagens (como eu!) acaba entrando numa dessas.

Mas como a maioria não se planeja muito e prefere ter a liberdade de comprar suas passagens quando der na telha, a Alemanha tem um serviço de caronas.
É assim:
1) Uma pessoa tem um carro e vai de uma cidade a outra (digamos de Berlin para Colônia). Em vez de ela viajar sozinha e gastar o dinheiro da gasolina sozinha, ela divulga isso na internet procurando pessoas que queiram viajar com ela e rachar o preço do combustível.

2) Nos sites é possível dizer também por quais cidades ele/ela vai passar e em quais cidades pessoas podem subir ou descer no meio do caminho até o destino final (Colônia).

Na Alemanha, no geral, só vão 2 pessoas no banco de trás.
3) Pronto! Os interessados ligam pro dono do carro e perguntam se ainda tem vaga. Há alguns sites que oferecem um sistema de reserva online, sem a necessidade de fazer a ligação. Marcam um ponto de encontro e pronto. Você agora já tem uma carona que, em geral, custa muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito menos que uma passagem de trem comprada na hora.

E não é perigoso?
Olha, eu já peguei caronas pela internet diversas vezes e nunca aconteceu nada. Esse sistema de caronas é muito popular aqui. É tão popular que são raras as vezes em que o carro não vai cheio (cheio significa 4 pessoas: motorista + 1 banco da frente + 2 banco de trás num carro popular.. raramente algum escroto coloca 5 pessoas no carro). Em cada cidade há algum ponto comum de caronas e você sempre vai ver pessoas com bagagens esperando por motoristas.

E pra mulheres, não é perigoso?
Como falei antes, até hoje nunca ouvi nenhuma história de roubo, estupro ou sei lá o quê. Já viajei com mulheres e tenho várias amigas que também usam o serviço. Se você for mulher e tiver realmente muito medo de pegar carona com homem, há também motoristas mulheres que oferecem caronas exclusivamente para mulheres, ou seja, Clube da Luluzinha com rodas :-)

Se o seu objetivo é economizar uma grana e viajar mais aqui na Alemanha, vale a pena pesquisar por caronas na internet.

VANTAGENS (em relação ao trem):
- muito mais barato (às vezes bem mais que 50% mais barato)
- muitas vezes, mais rápido (quando não há engarrafamentos nem reformas em alguma estrada)
- pode ser que você conheça alguém e tenha alguém pra conversar durante a viagem em vez de vir só.
- mais flexível com o preço. Se você tiver sorte, pode encontrar uma carona até em cima da hora e o preço ainda assim será o mesmo.
- se der sorte, o carro pode ser um carrão, grande, confortável, espaçoso, mais confortável do que qualquer primeira classe de trem, ainda tendo a chance de andar em alta velocidade numa Autobahn que mais parece um tapete. Tudo isso pelo mesmo preço de sempre.

DESVANTAGENS (em relação ao trem):
- nem sempre dá pra levar muita bagagem. Muitos motoristas preferem que as pessoas tenham pouca bagagem, pois não dá pra encher o porta-mala com muita bagagem de 4 pessoas. Mas isso depende do carro, se for um carro grande, às vezes dá.
-  duração da viagem varia - às vezes tem motoristas que fazem mais pausas no caminho. Às vezes a estrada está em reformas. Às vezes há engarrafamento. Às vezes eles andam mais rápido. Ou seja, você nunca sabe com exatidão quando você vai chegar no destino, você só tem uma ideia geral de quanto dura o trajeto de carro entre as duas cidades. Mas esse trajeto pode ser maior ou menor dependendo do carro e do motorista.
- você tem que fazer ligações pra conseguir vaga. Muitas vezes você só consegue vaga depois de ligar pra várias pessoas, pois já está tudo lotado.
- isso acontece RARAMENTE, mas pode ser que o motorista cancele a carona em cima da hora. Você não tem garantia nenhuma. Atrasos ou cancelamentos de trem também existem. Mas pelo menos, com uma passagem de trem comprada, você tem alguns direitos. Numa  carona, você fica com as mãos abanando. Ou seja, se for pra conseguir um emprego, melhor não se confiar numa carona pra chegar a tempo na entrevista :-)

P.S. Nem toda carona é com carro. Muitas vezes as pessoas compram tickets de trem para 5 pessoas (porque sai mais barato) e saem procurando pessoas na Internet para viajar junto e rachar o preço do ticket.

Sites para procurar carona:
http://www.mitfahrgelegenheit.de/
http://www.mitfahrzentrale.de/

E você? Já pegou carona na Alemanha? Como foi? Usa sempre esse tipo de serviço?

12 comentários:

  1. Na primeira vez que eu fui pra Alemanha eu tinha 18 anos e estudava alemão em Bielefeld.
    Todo fim de semana eu viajava com o mitfahrgelegenheit. Eu amava. Nunca tive problema algum, além da dificuldade de me comunicar no telefone. Fiz vários amigos e economizei bastante com isso.

    ResponderExcluir
  2. Cara, esse blog é ótimo! Estudo alemão há quase 4 anos e quase chorei de alegria quando encontrei o seu blog. Você esclarece dúvidas e mostra coisas muito interessantes, estou aprendendo bastante.
    Com certeza vou divulgar o blog! Continue escrevendo, lerei sempre :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faz das suas palavras as minhas... 4 anos de estudo e ainda consigo me emocionar com algo assim, ou seja, seu blog realmente é bom, objetivo, claro, coerente...

      Excluir
    2. faz das suas palavras as minhas... 4 anos de estudo e ainda consigo me emocionar com algo assim, ou seja, seu blog realmente é bom, objetivo, claro, coerente...

      Excluir
    3. Faço das suas palavras as minhas. Depois de 4 anos estudando ainda consigo me emocionar com um blog assim, ou seja, o blog realmente é bom, coerente, objetivo, muito esclarecedor...

      Excluir
  3. Já fui de Carona de Nuremberg a Hamburgo, ou seja, uma viagem longa atravessando o país. Ficou muito mais em conta que de trem ou ônibus e sem a desvantagem de baldeação. Tínhamos que pegar um trem para chegar no ponto de encontro, trem este que atrasou [devido a obras na linha] e chegamos meia-hora mais tarde, como fizemos uma ligação informando sobre o atraso nosso motorista esperou [outra vantagem].
    O motorista foi bem simpático e receptivo o que não posso dizer da namorada que parecia desejar nossa decapitação. O carro viajou com 5 pessoas, eu e mais duas amigas no banco de trás.
    No caminho o carro apresentou alguns problemas no motor mas chegamos no nosso destino.

    Alguns amigos que também iam a Hamburgo tiveram problema já que o motorista desistiu de ir no dia anterior, o que lhes custou a procura de um novo com um prazo muito curto.

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga e vizinha brasileira tem um namorado que mora em Berlin. Ela sempre viaja de "carona" daqui (Frankfurt) pra lá. Mas ela tem muiiito medo sempre. E o que minha amiga faz? Sempre me envia um email dizendo o nome e o telefone do motorista. Antes do embarque, ela liga rapidinho pra mim, dizendo o número da placa do carro. Em português, claro! Espertinha, né? Ela sempre diz: Sei que não estou no Brasil, mas nunca se sabe!
    Ela também ler as suas postagens. Passei o link pra ela.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Eu novamente!
    Você bem que podia tirar essas letrinhas e números que aparecem na hora de enviar o comentário, né?
    Eu removi do meu. Ás vezes desisto de enviar um comentário por causa dessa "coisa" que você tem que provar que não é um robô.
    Era isso!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o clube da luluzinha com rodas!

    Quase consegui uma carona da Cracóvia para berlim, mas não deu certo! :(

    ResponderExcluir
  7. Durante meu intercâmbio, em 2007, sempre que viajava dentro da Alemanha ia de carona e nunca, nunquinha tive grandes problemas. Sim, algumas vezes cancelavam na véspera, as vezes eram uns motoristas meio malucos, mas em geral, as viagens eram bem tranquilas e agradáveis.

    Uma dica pra quem decidir ir de carona: levem o dinheiro trocado. Vi algumas discussões entre motoristas e caroneiros que queriam pagar uma viagem de $30 com notas de 100, por exemplo.

    ResponderExcluir
  8. Já fui de carona de Hamburgo pra Berlin ...fomos em 4 no carro , e a motorista nos esperou perto da Hauptbahnhof , e foi muito tranquilo...com preço ótimo.
    Fiquei tranquila porque eu estava com uma amiga ...estávamos fazendo curso no Goethe em Hamburg , e pena que eu descobri isso no final do curso...e adorei que vc colocou o site ...assim posso divulgar tmb pra quem vai pra Alemanha...Descobri seu blog neste semestre e estou adorando...to aprendendo muito , e conseguindo tirar dúvidas antigas...Muito obrigada ...Deus te abençõe ...Seu Blog é MA-RA-VI-LHO-SO ...Um grande abraço e muito obrigada por suas dicas ,e por tudo que vc escreve...Tudo é muito útil...

    ResponderExcluir
  9. Estou morando aqui há 2 meses e fui tentar pegar carona de Frankfurt a Mannheim. O cara que euachei tinha as melhores reputações e parceria com a ADAC até! Liguei pra ele, marquei tudo certinho, hora/local, no final das contas o cara não apareceu. Meus amigos aqui falaram que nunca tinha acontecido nada parecido com eles, vai ver eu sou bem azarado mesmo..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...