PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

1 de julho de 2016

Bolsas do DAAD para o Winterkurs 2017


O DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) oferece todos os anos bolsas de estudos para estudantes universitários brasileiros que estejam aprendendo alemão. É uma forma de incentivo para aqueles que futuramente possam se interessar em pesquisar na Alemanha.

É uma seleção feita nacionalmente (ou seja, qualquer universitário brasileiro pode se candidatar) e sempre fiquei muito feliz que Fortaleza sempre tenha conseguido enviar vários candidatos todos os anos.

Mas preparem-se para o frio... os cursos são oferecidos, em geral, nos meses de janeiro e/ou fevereiro.. ou seja, os meses mais frios da Alemanha. A chance de ver neve nesses meses é quase 100%, mas a chance de passar frio também é em torno de 100%. Nada de ver alemães sorridentes e felizes na rua... tá todo mundo escondido em algum lugar quentinho tomando alguma bebida quente :-) Mas é uma chance de conhecer a Alemanha, aprender alemão e ainda ganhar uma ótima ajuda de custo (2.850 Euros + seguro-saúde)

Pré-requisitos:
  • Nacionalidade brasileira ou residência permanente no Brasil
  • Matrícula em universidade brasileira (comprovante de matrículo do semestre 2016.1):
    - Alunos da graduação:  4º período no momento da inscrição, CR igual ou superior a 8,0;
    - Alunos de mestrado
    - Alunos de doutorado
  • Conhecimentos de alemão correspondentes ao nível intermediário B1 para todas as carreiras
  • Teste OnDaf é obrigatório para todos os candidatos (clique aqui para obter dicas de como se preparar para o teste onDaF)
  • Carta de motivação escrita em alemão (modelo de carta aqui)
(Informações retiradas do site do DAAD):
Você pode se inscrever até o dia 15 de agosto de 2016. Para ler o edital clique aqui.

Quer ganhar essa bolsa? A inscrição será feita pelo portal do DAAD. (Clique aqui).

Lá você poderá baixar o edital completo, ver um FAQ com as principais perguntas, baixar o formulário de inscrição e se informar sobre o teste onDaF.

Não se esqueçam de que aqui no blog já postei várias dicas para se preparar para o teste onDaF. Clique aqui.

Não respondemos perguntas sobre a bolsa. Todas as perguntas devem ser dirigidas aos contatos fornecidos na página do DAAD. Mas gostaríamos muito de ler nos comentários experiências de quem já fez o Winterkurs.

Um comentário:

  1. O resultado do Winterkurs saiu semana passada e eu fui aprovado! Ich kann noch nicht daran glauben!!! haha Vão ser dias realmente muito bons e de uma experiência totalmente nova para mim. Obrigado por manter este site e dar tantas boas dicas sobre Alemanha e também sobre o estudo da língua. Tschüss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...