PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

4 de janeiro de 2014

Pergunta do leitor: Declinação de adjetivos

"Olá! Eu ouvi bastante na última semana "einen guten Rutsch ins neue Jahr" e "(ich wünsche dir ein) frohes neues Jahr". Como nos dois casos a referência a Jahr é no acusativo, não entendi o motivo de no primeiro caso não repetir a terminação em S e no segundo caso sim... Ficaria agradecido se pudesse ter uma explicação =]"

Olá, Paulo Henrique, espero que você já tenha lido o nosso tópico sobre declinação de adjetivos. Modéstia à parte, ele é bem completo e dá pra tirar a maior parte das dúvidas.

Se não leu, clique aqui.

De qualquer forma a resposta à sua pergunta é simples.

A preposição INS, na verdade, é uma contração de uma preposição (IN) com o artigo definido (DAS). Aí está a chave do problema: quando se usa o artigo "das", não é mais necessário colocar a terminação -S no adjetivo, uma vez que o artigo já mostra o gênero da palavra.

in das neue Jahr = ins neue Jahr
(Repetindo: o "s" do artigo "das" já indica que o substantivo é do gênero neutro. Portanto, o gênero não é mais marcado no adjetivo).

Já no segundo exemplo, como você mesmo completou entre parênteses, o artigo usado é o indefinido "EIN". O artigo "ein" não tem nenhuma marca de gênero, portanto o gênero neutro aparece marcado no próprio adjetivo (com a terminação -ES)

ein frohes neues Jahr

(Repetindo: como o artigo "ein" não termina em "-es", que é a marca do gênero neutro, é necessário marcar o gênero do adjetivo com a terminação -es). Apesar de o primeiro adjetivo "frohes" já marcar o gênero, se houver mais de um adjetivo, o gênero é marcado em todos eles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...