PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

9 de maio de 2013

Vatertag


Feliz Dia dos Pais... no Brasil!

Quando o Dia dos Pais é comemorado na Alemanha?

No Brasil nós comemoramos o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto. Nos EUA, por exemplo, é o terceiro domingo de junho.

Já na Alemanha é um dia que muda todo ano pois é comemorado no dia da Ascensão de Jesus (conhecido como Christi Himmelfahrt), que por sua vez é comemorado no quadragésimo dia após a Páscoa e cai sempre numa quinta-feira. (Sendo a Páscoa um feriado móvel, o Dia dos Pais também é variável). Esse dia é feriado na Alemanha.

Como é comemorado o Dia dos Pais?

Uma coisa que eu percebi é que nem no Dia das Mães nem no Dia dos Pais há um grande apelo comercial. No Brasil as lojas parecem sempre depender desses e de outros dias para vender seus produtos e todos os comerciais giram em torno de um só tema. Nunca percebi aqui nada que me fizesse lembrar "Compre o presente pro seu pai aqui" ou coisa assim. Essa é a primeira grande diferença.

O Dia dos Pais é também chamado informalmente aqui de MÄNNERTAG (ou HERRENTAG) - ou seja, dia dos homens. Eu não sei se as famílias realmente comemoram o Dia dos Pais, ou se os filhos ligam para os seus pais para dar votos de felicidades. Não sei pois não tenho família aqui. A Wikipedia diz que algumas famílias aproveitam o feriado prolongado pra viajar.

Mas o Dia dos Homens.. ahaha esse, sim é comemorado .-) No tal Dia dos Pais, os homens (e, em muitos casos, as mulheres tbm) saem juntos para passear e BEBER, BEBER, BEBER até não poder mais. No primeiro ano em que passei aqui, meus amigos combinaram de sair de bicicleta (era primavera e fez um sol lindo) de sair de bicicleta até um lago aqui próximo da cidade fazendo paradas para beber. Ou seja, é um feriado geralmente de muita bebedeira. Geralmente os grupos de "bebedores" vão se encontrando pelo caminho, pois todo mundo costuma sair pra passear bebendo.

A ideia original, vinda do século 19, era de que nesse dia os pais saíssem com os seus filhos (homens) para diversões "tipicamente masculinas" (desculpem-me pelo clichê), ou seja, sair para um lago, pescar, beber etc., ou seja, mostrar ao MENINO como se comportar como HOMEM (desculpem-me mais uma vez pelo clichê). Mas isso era no século 19. Hoje em dia não existe mais isso de coisas de homem e coisas de mulher (por isso às vezes as mulheres vão junto). A tradição antiga ficou.

Por causa do alto consumo de álcool neste dia, há também muitas brigas e muito mais acidentes de trânsito do que o normal.

"Aufgrund des erhöhten Alkoholkonsums und den häufig durchgeführten Massenveranstaltungen (hierzu zählen u. a. gemeinschaftliche Ausflüge, z. B
. Grillausflüge, Ausflug an den Angelsee) gibt es, wenn man die Statistik betrachtet, am Vatertag erheblich mehr Schlägereien als an gewöhnlichen anderen Tagen. Laut dem Statistischen Bundesamt steigt die Zahl der durch Alkohol bedingten Verkehrsunfälle an Christi Himmelfahrt auf das Dreifache des Durchschnitts der sonstigen Tage an und erreicht einen Jahreshöhepunkt" (Fonte: Wikipedia)

Apesar dessa minha (aparentemente) horrível descrição, eu nunca vi brigas nem acidentes por aqui neste dia, mas talvez tenha sido porque geralmente fico em casa e não saio pra beber. Mas acredito que, em geral, é um dia tranquilo onde você vê muita gente na rua aproveitando o sol (quando faz sol!), visitando familiares ou descansando.

E por último..

Dia dos Pais e Dia das Mães é dito no singular, ou seja, Dia DO PAI (Vatertag) e Dia da MAE (Muttertag).

Frohen Vatertag


4 comentários:

  1. e as moças saem com as maes fazer programas tipicamente femininos? bordar, fofocar, cozinhar, lavar louça? hahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  2. cuidei de crianças na Alemanha. assim como no dia das Mães, havia feito Basteln com os pequeninos pra a presentear. no dia dos pais não poderia ter sido mto diferente, fizemos Basteln de novo... o que o deixou bastante surpreso, possívelmente não esperava por "presente" algum! ;)

    ResponderExcluir
  3. O dia das mães lá é igual ao Brasil, fixo, portanto hoje é Vatertag, domingo , dia 12 é Muttertag :)

    ResponderExcluir
  4. O dia das mães é igual aqui no Brasil, fixo, se hoje é Vatertag, domingo dia 12 é Muttertag! :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...