PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

15 de outubro de 2013

Como se diz "virgem" em alemão?

Ao olhar num dicionário (Langenscheidt, por exemplo), vemos que a palavra "virgem" pode ser traduzida como "jungfräulich" ou "rein".

Mas estes são apenas os adjetivos. "Rein", na verdade, quer dizer "puro". Ou seja, não é este o conceito de "virgem" que estamos buscando, pois nem tod@ virgem é pur@, né? :-)

Pois bem. Depois de passarmos por conceitos como "Floresta Virgem" (Urwald) ou "terra virgem" (Neuland), encontramos o substantivo "Jungfrau". É com eles que vamos trabalhar.

A palavra "Jungfrau" é o termo para "virgem" - no sentido de alguém que ainda não teve relações sexuais. Como vocês percebem, a palavra tem "jung" e "Frau" em sua composição. Para as meninas é bem simples, se elas quiserem dizer que são virgens, basta dizerem "Ich bin Jungfrau".

O problema maior é para os homens. Qual termo se usa para os rapazes virgens? Jungmann??! A resposta é NAO. Muitas palavras já tiveram seu lugar como a versão masculina para "virgem". Só que como os tempos mudam, a maioria delas mudou de significado ou simplesmente caiu em desuso.

Vou dar exemplos de duas delas:
Jüngling - antigamente, esta já foi a versão masculina de "virgem". Hoje em dia é mais usada num nível culto da língua para se referir como um jovem adolescente. Ou seja, um rapazinho.

Junggeselle - a palavra "Junggeselle", hoje em dia, é usada mais no sentido de um homem que não se casou ainda. Como se sabe, hoje em dia, não se casar não significa estar virgem. Portanto, o sentido original de "virgem não-casado" se perdeu no tempo.

Aqui na Alemanha, quando os rapazes estão para se casar, os amigos organizam a "Despedida de Solteiro", que é chamada de "Junggesellenabschied". Geralmente isso significa que o noivo vai pagar mico na rua. Geralmente os amigos saem bebendo (quase sempre usando camisetas iguais ou algum acessório igual) na rua, o noivo usa alguma fantasia ridícula (eu já vi noivos andando seminus, com frases de "finalmente sem camisinha" pintadas nas costas) e tentam vender bebidas/doces às pessoas na rua. As meninas fazem o mesmo com suas amigas em grupos separados. (Elas vao fantasiadas, não seminuas, que fique claro rsrsrs).

Como se vê, os termos que já foram usados com o sentido de "virgem" para homens se perderam no tempo. Hoje em dia, usa-se então o termo tchan tchan tchan tchan..... (música de suspense).... Jungfrau.
Sim, é bem comum ouvir que um homem é também "Jungfrau". Isso não quer dizer que ele seja mulher, é apenas a palavra para "virgem".

Pra quem não acredita, aqui vão dois exemplos de sites, onde "Jungfrau" é usado para homens:
Exemplo 1
Exemplo 2

É claro que existem também outras formas de se dizer o mesmo. Dá pra dizer "Er hat noch nie Sex gehabt" (Ele nunca fez sexo) ou "Er ist noch unerfahren, was Sex angeht". (Ele ainda não tem muita experiência no que diz respeito ao sexo) ou "Er spielt am Computer den ganzen Tag" (Ele joga no PC o dia todo) hahaha brincadeira, gente.... Tente você encontrar o seu eufemismo :-)

P.S. Se você quiser dizer que ela é uma "jovem mulher", diga, "Sie ist EINE jungE Frau". Dá pra perceber a diferença? "Sie ist Jungfrau" (Ela é virgem).

P.S.² O signo do zodíaco "virgem" também se chama "Jungfrau".

P.S.³ "Virgem de lábios" ou "virgem de boca" se diz "ungeküsst".

E para terminar: "CD virgem" se diz "CD-Rohling", às vezes também chamado de "blank".



7 comentários:

  1. "Virgem de lábios" não seria "Ungekusst"? Rsrsrs!

    ResponderExcluir
  2. Eles são bem preconceituoso com os caras virgens hein. Se vc é homem e é vergem vc é chamado de uma "mulherzinha" kkkk brincadeira, mas que isso é engraçado, é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soa super preconceituoso mesmo. Até parece que homem não pode ser virgem e mulher tem que ser. Aff...

      Excluir
  3. Ta vendo,,se eu soubesse disso, nao teria passado por essa hahahhaha

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante como a palavra parece específica pra mulheres. Afinal as únicas pessoas que têm alguma mudança depois do sexo - literalmente "perdem a virgindade' - teoricamente são elas e olhe lá porque o hímen pode se romper naturalmente de outros jeitos e tal.

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante como a palavra parece específica para mulheres. Afinal as únicas pessoas que têm alguma mudança depois do sexo - realmente "perdem a virgindade" - são elas e olhe lá porque o hímen pode romper naturalmente de outros jeitos e tal.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...