PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

4 de outubro de 2013

Uma semana sem inglês/português

Uma semana de alemão. Que tal? Uma semana sem falar português. NEM INGLÊS (nem espanhol, nem italiano, nem francês....só alemão).

Pois é... esses dias li a notícia de um americano que está viajando pelo mundo num "projeto" pessoal chamado "O ano sem inglês". Ele prometeu não falar nada de inglês por um ano, nem mesmo com seu companheiro de viagem. Vai falar apenas a língua local dos países por onde viajará.

Aí pensei: BINGO! Putz, é isso que mais falta para  nossos conterrâneos aprenderem alemão: a decisão de falar alemão, mesmo engasgando, mesmo sendo difícil, mesmo sabendo que poderiam dizer tudo em inglês. Falta um pouco mais de motivação e de esforço pra dizer para aquele alemão que fala inglês "Fala alemão comigo, por favor. Eu preciso aprender alemão. Se a gente ficar só no inglês, não vou conseguir". Falta ISSO!

Então vou lançar DOIS DESAFIOS, um para quem está num país de língua alemã e outro para quem está num país de outra língua.

Desafio 1: Para quem está na área D-A-CH-L: Alemanha, Áustria, Suíça alemã, Lichtenstein/Luxemburgo. 

Defina uma semana (deste mês, de preferência) na qual português estará terminantemente proibido para você. Vai ser difícil? Provavelmente. Uma semana sem português talvez signifique também uma semana sem Facebook (a não ser que você poste ou acesse páginas em alemão). É isso mesmo... saia do Facebook por uma semana (desinstale-o também do seu celular)... a maioria dos brasucas (eu, inclusive) passa o dia todo sendo bombardeado com português pela net. Quer imergir no alemão? Desconecte-se por um tempo.

Se você costuma ligar pros seus pais todos os dias, esta pode ser a única exceção.

Se você costuma sair com amigos brasileiros na Alemanha, avise para eles: "Esta semana vamos falar somente alemão".

Eu sei que no começo vai ser difícil. Principalmente pra quem sempre fica falando português e inglês o tempo todo. Aí vão surgir as perguntas:

Mas eu costumo sair todo fim de semana com meus amigos brasileiros pra tomar cerveja. Faço o quê?
Ninguém tá te forçando a participar do desafio. Mas você terá a vida toda pra falar português e socializar com seus amigos brasileiros. Você acha mesmo que o pessoal vai deixar de ser seu amigo por você não sair um fim de semana ou por você sair e falar alemão com eles? Minha dica seria levar um amigo alemão (que não fala português). Assim você tem a desculpa de estar falando alemão por conta do seu amigo. (O ruim vai ser quando todos os brazucas começarem a falar inglês com ele rsrsrs) Peça a seu amigo para não falar inglês com você.

Tenho amigos de vários países, mas meu alemão é básico. Quando saio com amigos, gostamos de falar sobre diversos temas e eu só consigo me expressar em inglês. Faço o quê?
E você vai passar quanto tempo dando essa desculpa e sem nunca tentar falar alemão? Você só vai conseguir conversar em alemão quanto tentar. Enquanto você sempre mudar pra inglês toda vez que gaguejar em alemão, seu alemão nunca vai melhorar. Que tal continuar gaguejando, falando menos num primeiro momento e praticando até o inglês não ser mais necessário? Nem sempre quem fala mais é a pessoa mais legal e mais inteligente. :-)

O desafio é simples. Durante UMA SEMANA você vai estudar, ouvir, falar, escrever, pensar, comer, sonhar em alemão. Se alguém falar inglês/português com você, peça para que a pessoa fale em alemão ou, pelo menos, responda em alemão. Se alguém falar português com você no seu sonho, diga: "Entschuldigung, ich darf nur Deutsch sprechen" :-)

Desafio 2: Para quem está no Brasil, em Portugal ou num outro país onde não se fala alemão. 
Quem mora fora da Alemanha terá bem mais dificuldade de não falar português durante o dia. Então vai uma adaptação do desafio.

Passo 1 - Durante uma semana você vai falar só alemão com quem souber, por exemplo, namorado(a), professor de alemão e colegas do curso de alemão. Na Internet você também manterá contato com pessoas que falem alemão e, se postar algo, terá que ser em alemão, ate no seu perfil pessoal. No trabalho e em casa é claro que você poderá falar português, mas quando estiver sozinho(a), imediatamente seu foco será o alemão.

Passo 2 - Passar uma semana só ouvindo música em alemão e só assistindo a filmes em alemão. Ou seja, vai ter que aguentar passar uma semana sem a sua novela preferida.

Passo 3 - Passar uma semana aprendendo novas palavras e/ou estudando alemão.

Siga todos os passos, não apenas UM.

Adaptações do desafio
a) Quem tiver o conhecimento de alemão muito muito baixo (do tipo que começou agora e que só sabe dizer o nome e alguns números), não adianta querer manter uma conversa sobre política agora, né? :-) O ideal é participar do desafio passando UMA SEMANA tentando aprender o básico de um "Small Talking" sobre si. Aprenda em uma semana a falar quem é você, o que faz, por que quer aprender alemão, se está gostando do lugar onde vive, o que estuda etc. esse tipo de pergunta que todo alemão vai te fazer quando te conhecer. Quer mais dicas? Clique aqui.

b) Outra adaptação é um tempo maior ou menor do desafio. Eu acho um dia muito pouco, mas por razões pessoais, alguém pode achar que uma semana é realmente muito tempo. Bem, a ideia do americano está sendo passar UM ANO sem inglês. Então uma semana é um tempo razoável, a meu ver.

Gostaria muito de ouvir os relatos de quem topou o desafio. Contem-nos se vocês fizeram alguma adaptação, suas dificuldades e, principalmente, o que conseguiram aprender durante esse tempo. Uma semana falando alemão traz muito resultado, acreditem! Os relatos de quem topou o desafio poderão ser postados nos comentários ou podem ser enviados por e-mail (deutsch@aprenderalemao.com) que postarei no blog.

Pra quem quiser saber mais sobre o projeto original de um ano sem inglês, clique aqui.



13 comentários:

  1. Cara... adorei a idéia, não sei nada de alemão praticamente mas eu e minha esposa estamos em Munique, vamos nos preparar para que semana que vem seja a nossa semana... dicionário de alemão na mão e vamos nessa :P

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Por favor, como faco para fazer aulas de alemao com vc? Moro no Sul da Alemanha:
    Muito obrigada. Abracos,
    Terezinha

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que vou topar essa parada! Estou precisando MESMO de um gás desse.
    Na questão pessoal, ouvir só música em alemão não vai ser tão difícil, já que é o que mais tem nos meus DOIS mp3 (sim, dois, e sim, dois tocadores de mp3). Só não sei se vai rolar ficar com os fones de ouvido no trabalho o dia inteiro, porque temos um rádio constantemente ligado na sala. Hahaha
    E novela, balela, se não tivesse uma tevê em casa eu nem daria falta.
    Vou começar isso com o povo do meu grupo de Alemão no feice!
    Só vou ter que levar uma plaquinha na aula de italiano escrito que não posso falar outra língua! Hahahahha

    ResponderExcluir
  4. Ich sicher stimme das zu. Aber, ich habe nur ein Problem... Ich kenne kein jemand das Deutsch sprechen, also, was kann ich zu machen?? Ich lerne Deutsch allein, bei das Internet, und ich kenne nur einen Jung aus Deutschland in der Facebook... Dann kann ich nur mit ihn sprechen?? :P Soll ich ihn beantragen, für mich meine Sätze übersetzen?? :P Entschuldigen sie, bitte, meines schlechtes Niveau :D Ich habe die Deutsch lernen gestartet nur in der Februar :P Vielen Dank!!!

    ResponderExcluir
  5. そんなチャレンジは語学能力を上げさせるけど「一週までのこと」ではありませんね もし、言語を学んでるのがあなたの人生になったらペラペラになれない訳がありません。

    Já entrando no clima do desafio, fiz questão de postar minha primeira mensagem em 日本語. Boa sorte pra vocês da turma do ドイツ語

    ResponderExcluir
  6. そんなチャレンジは語学能力を上げさせるけど「一週までのこと」ではありませんね もし言語を学んでるのがあなたの人生になったらペラペラになれない訳がありません。

    Já entrando no clima do desafio, fiz questão de postar minha primeira mensagem em 日本語. Boa sorte pra vocês da turma do ドイツ語

    ResponderExcluir
  7. Ola, em primeiro lugar, parabéns pelo blog, coisa de "alemão' rsrs... Muito claro, organizado e útil. Quanto ao desafio, vou topar... Estou info passar mais de um mes na Alemanha, Austria e Suíça em Dezembro e Janeiro. Tenho tres anos de goethe institut no Brasil há mais de 10 anos, mas falar certo o básico que sei ah que dificuldade. Por favor, voce poderia me indicar algum curso de Alemao em munique ou no centro - sul da Alemanha que possa fazer? Ich werde nach Deutschland mit mein Sohn fliegem... Mein Sohn hat ein Jahr Deutsch gelernt und jetzt machen ein Intensiv kurs... Vielen Danke und gratulieren!

    ResponderExcluir
  8. Olá, como vai? Gostaria de dizer que as postagens do blog sempre vêm a calhar! Muito úteis sempre. Então, acabei de ler o desafio e também acabei descobrindo que já estou fazendo isso há um certo tempo, mesmo que "inconscientemente". (Moro no Brasil.)

    Por exemplo, quando entrei no curso de alemão, coloquei o celular, computador, minha internet, as buscas, todos os aplicativos possíveis, enfim, tudo que possível em alemão. Passei a ler qualquer coisa não muito complexa - as coisas mais complexas eu lia mais pra treinar a pronúncia -, enchi a casa de etiquetas, tento falar em alemão com quem souber, ouvir música, ver entrevistas, filmes. Acho que tive uma boa imersão (assim como o autor do blog menciona num post).

    Os resultados práticos (e até teóricos) são muito favoráveis:
    Aqui em SP sempre encontro turistas alemães ou que sabem falar alemão e dá pra manter uma conversa, mesmo que com alguns tropeços. A professora do curso disse que ela aprendeu a lidar com a "falta" quando ela estava começando a aprender português. Isso significa que tem várias maneiras de falar alguma coisa, perguntar "como se diz" se não sabe como dizer o quê etc. Assim vai...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...