PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

6 de dezembro de 2013

Nikolaus - 6 de dezembro

♫ Botei meu sapatinho na janela do quintal,
Papai Noel deixou meu presente de Natal ♫

Pois é, mas aqui na Alemanha, as crianças botam o sapatinho na lareira (ou em alguma parte da casa) na noite do dia 5 de dezembro para ganhar presentes do Nikolaus. Sim, hoje é o dia do Nikolaus na Alemanha.

Em muitas partes da Alemanha, as crianças puseram ontem seus sapatinhos nas lareiras ou deixaram suas botas prontas esperando que o Nikolaus as encha com doces, chocolates, nozes, Lebkuchen (Lebkuchen é semelhante ao nosso "pão-de-mel")... Nesse dia é comum que as crianças ganhem "Papai Noel"/"Nikolaus" de chocolate

Knecht Ruprecht e Nikolaus
O Nikolaus (São Nicolau) e o Papai Noel não têm a mesma aparência... o Nikolaus anda com um cajado e tem um chapéu que parece de um Papa católico. Na Holanda ele é chamado de Sinterklaas e foi daí que veio o nome "Santa Claus" dos americanos.

Geralmente, a pergunta é "Warst du artig?" :-) "Artig" quer dizer "bem comportado, bom, direito"... As crianças que não foram "artig", não só não recebem nada no sapatinho, como também recebem a visita do "Knecht Ruprecht".

"Knecht" = "servo".  Originalmente, o Knecht Ruprecht era apenas uma ajudante do Nikolaus. Mas com o tempo, a vara que ele carrega foi usada como uma forma de dizer às crianças que elas seriam açoitadas pelo Knecht Ruprecht caso não se comportassem.

No Sul da Alemanha, quem vem junto com o Nikolaus é o Krampus, uma criatura com uma aparência meio diabólica.

E aí? Acharam algum doce na sua bota hoje?  Se não, é porque você não se comportou bem esse ano.

Um comentário:

  1. KRAMPUS (Der grosse Brockhaus) : Der Krampus : in Österreich der Begleiter des hl. Nikolaus in Gestalt eines Teufels, der die bösen Kinder bestraft

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...