PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

14 de abril de 2014

O Brasil na mídia alemã



Meu Brasil brasileiro alemão
Alô, alô! Apertem os cintos, senhores passageiros. A Copa vai começar.

Faltam poucos dias para o início da Copa do Mundo no Brasil e como sabemos: estádios incompletos, dinheiro público fluindo para a Copa como nascente de rio, protestos sendo abafados pela truculência da polícia etc. Eu, como brasileiro morando no exterior, tento assistir a tudo calado, pois sou considerados por muitos dos meus conterrâneos quase como "traidor da pátria", já que não estou lá no Brasil, então "é melhor você ficar calado, pois não sabe de nada", seu "baba-ovo de gringo". Falar mal do Brasil? Eu? Nem pensar. Boca caladinha.

Pra falar a verdade, eu estou feliz com a realização da Copa e das Olimpíadas no Brasil. Não estou dizendo que estou feliz em saber como as coisas estão, de fato, sendo realizadas, mas estou feliz em saber que o mundo parará por um mês para dar atenção ao Brasil e mais algumas semanas em 2016 para dar atenção ao Rio de Janeiro. Para mim, já que trabalho divulgando nossa língua no exterior, isso é bom. Não é só o meu trabalho que ganha com isso, é também uma chance de os brasileiros no exterior conversarem sobre o Brasil com estrangeiros, esclarecer, tirar dúvidas, responder a perguntas.

É claro que dá um frio na barriga, sim. Aquele medo de saber que algo pode dar errado. Afinal, o Brasil também é a minha casa. Levei amigos "gringos" pro Brasil ano passado tentando ao máximo fazer com que eles se sentissem bem, mas com o c* na mão para que nada desse errado e eles ficassem com uma imagem ruim do Brasil pra sempre. Deu tudo certo. Eles adoraram. Mas nessa Copa, continuo com um friozinho na barriga. Estou torcendo muito para que as coisas funcionem e que o Brasil consiga transmitir uma boa imagem para o mundo.

Mas o assunto não é esse, nesse tópico (que será atualizado com frequência), vou colocar links, vídeos, fotos etc. de como o Brasil está sendo retratado em reportagens, especialmente as que têm a ver com a Copa do Mundo. Atenção! Quem está esperando que eu encha o tópico de notícias do estilo "vergonha alheia" do Brasil vai ficar decepcionado. O objetivo, na verdade, não é mostrar defeitos do Brasil nem ficar aqui atiçando o complexo de vira-lata de ninguém, mas mostrar como o Brasil tem sido retratado, seja positiva ou negativamente, seja correta ou errôneamente. Na maioria das vezes, o mico será dos gringos, não nosso. Além disso, reportagens antigas sobre o Brasil não serão postadas aqui.

Aos brasileiros na Alemanha: estão preparados para responder às perguntas dos alemães sobre o Brasil?

Para inaugurar o tópico (só pra dar uma vaga ideia de que tipo de postagens teremos aqui):

1) Vários jornais alemães postaram que "Fuleco" quer dizer "cu" (Arsch). Depois se corrigiram.
Das Maskottchen der Fußball-WM 2014 heißt "Arsch"

Clique aqui para ler a notícia (em alemão)

2) Já viram o novo comercial da loja Mediamarkt com o jogador brasileiro Dante?

Eles usam e abusam de todos os clichês possíveis: todo "brasileiro" do vídeo é negro, as mulheres em fantasias de carnaval seminuas sambando, todo mundo sorrindo e fazendo festa, a vuvuzela foi trocada por um tambor (o conjunto todo chamado de "Combinho" da Copa) e no final quem limpa a sujeira é o brasileiro (não os funcionários "alemães" do Media Markt). A Copa está sendo chamada de Sambamärchen (em alusão ao termo Sommermärchen, como ficou conhecida a Copa de 2006 na Alemanha). Isso tudo como comercial de uma empresa cujo slogan é "Ich bin doch nicht blöd" (Algo como "Eu não sou nem bobo", numa tradução livre).

Segue o vídeo abaixo:


Minha opinião pessoal: Que bom que os clichês do Brasil no exterior são coisas positivas. Por esse motivo, sempre que digo que sou brasileiro e as pessoas dizem: Samba, Fußball, Karneval, Party, eu fico feliz por ver as pessoas me associando a coisas positivas. Há outras nacionalidades que sofrem muito mais com clichês negativos e isso é bem pior, acreditem. Eu também não me incomodo de ver minha nacionalidade ser representada por negros, afinal, o negro sofre tanto preconceito no Brasil que fico feliz com a valorização recebida no exterior. Nem ficaria triste quando associam o Brasil à Amazônia e a índios. Sim, os negros e índios ME representam. O grande problema é ficar SÓ nisso. O Brasil é um país imenso e muito plural. Há peles, cabelos, olhos de diversas cores, tradições diversas, riquezas naturais sem fim. Sim, a baiana que vende acarajé, o gaúcho que anda de bombacha, o boiadeiro da caatinga do Nordeste, o nipônico do bairro da Liberdade e tantos outros personagens do Brasil também me representam, mas nunca chegam nas representações internacionais. Por que só o Carnaval do Rio? Cadê o Festival de Parintins? Cadê as Festas Juninas de Campina Grande? Cadê o Bumba Meu Boi? E os CTGs? Por que só o samba? E o frevo? E o axé? E o forró? E o vanerão? E o funk? E o maracatu? E o carimbó? Então, o que me deixa meio "chateado" é ver todo mundo bater na mesma tecla. Eu estou fazendo minha parte tentando levar o máximo de informação sobre as diversas regiões do Brasil nas minhas aulas, mas sou apenas um. Ficaria mais feliz se mostrassem um Brasil plural, não sempre a repetição dos mesmos clichês.

3) Comercial do Rewe (atualizado 27/04/2014)



O comercial do Rewe também mostra o Brasil como "terra do samba". Além disso, mostram os alemães como totalmente "sem gingado" hahahahhaha

4) Coca-Cola Zero (atualizado no dia 01/05/2014)



O comercial da Coca-Cola Zero foi bem criativo. Eles gravaram o comercial na localidade de "Brasilien" no norte da Alemanha. O lugar existe mesmo. (Eu já sabia que existia, mas nunca fui lá)



Eles também trabalharam com vários clichês: samba, futebol, praia, além disso "café" (sim, o Brasil é um dos maiores produtores de café. O café do Brasil é tido como de excelente qualidade por aqui) e "espanhol" (sim, claro, no Brasil se fala espanhol... Já mencionei isso aqui.)

Dica do leitor Arthur Blazoudakis Büneker

5) Música "Olá Brasil" que saiu no site do Bild.

Um policial de Berlim lançou uma música (Schlager) para a Copa do Brasil. Eu prefiro nem comentar, tamanha a minha vergonha alheia hahahah

A notícia completa vocês podem ler aqui.

Dica dos leitores Bruno e Aline Marques

6) A matéria de capa da revista Spiegel sobre o Brasil.
Tod und Spiele (Morte e jogos)

(Minha opinião resumida: apesar de a Spiegel dizer muitas verdades, a revista é muito sensacionalista. Ou seja, é normal fazer uma capa bem chamativa para vender e atiçar o interesse dos leitores. Ela tenta passar uma visão apocalíptica da Copa, mas a mesma revista também faz matérias apocalípticas sobre tudo que ocorre no mundo. Então leia com moderação)

A revista está agora nas bancas e é possível comprar uma versão digital em qualquer parte do mundo (creio, eu). O início da matéria está aqui, mas o resumo da reportagem de 10 páginas pode ser lido em português no site da Deutsche Welle (clique aqui)

7) Bônus: já que o Brasil tá na moda, as empresas estão investindo pesado em fazer coisas com as cores do Brasil.. Essa loja alemã está vendendo um tapete com a bandeira do Brasil num campo de futebol. O que acharam?



8) Ailton no comercial da marca Wiesenhof

Ailton é um (ex-)jogador famosíssimo aqui na Alemanha. Ele jogou no Werder Bremen por muitos anos e é conhecido na Alemanha como "DAS Ailton". Ele já participou até de um reality show com (sub)celebridades da Alemanha.

Bem, vejam a atuação dele no comercial:


As pessoas também tiram muito sarro do alemão do Ailton, mas ele parece não se importar (bem no estilo Joel Santana). No fundo ele é muito querido na Alemanha.


9) ... to be continued...

Pois bem... esse tópico será atualizado. E caso vocês vejam alguma notícia, vídeo etc. sobre o Brasil na mídia alemão, por favor, enviem-me (darei os devidos créditos).


2 comentários:

  1. Adoro seus posts e me baseio neles pois esse ano vou pra Alemanha. Vou logo após o fim da Copa aqui, e o resultado dela (perdendo ou ganhando) me deixa um pouco apreensiva.
    Pois assim que ela acabar é que as reais notícias irão aparecer, toda a verdade virá á tona, e querendo ou não, a minha imagem como brasileira estará fora de casa.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das postagens e de você ter colocado sua opinião. Principalmente no primeiro vídeo, que você comenta dos clichês positivos e negativos. Por exemplo: Apesar dos nossos clichês positivos na Alemanha, o povo alemão é aqui no Brasil muitas vezes visto com deboche. A mídia foca bastante no clichê do cara que vem pra curtir nosso país, mas sempre com aquelas características - "brancão", com sotaque bem carregado e que nunca vai aprender a sambar. Nós também demoramos pra aprender a língua alemã e não sabemos como dançar direito na cultura deles... Aliás, pra isso que estudamos. (Minha opinião... :-) Pronto, falei! Abs)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...