PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

22 de dezembro de 2015

Retrospectiva 2015 - E o futuro do blog?

Como a maioria de vocês sabe, este site é um blog. E um blog também é um site pessoal, ou seja, não é só um portal de postagens do alemão, já que nele também falo um pouco sobre minha vida na Alemanha, sobre coisas de que eu gosto, sobre viagens que faço etc. É o meu canal para postar sobre o país que adotei como lar, a sua língua e a sua cultura que hoje fazem parte da minha vida.

O ano de 2015 foi um ano bom pra mim. Um acontecimento especial pra mim foi o fato de eu ter obtido a cidadania alemã. Não, eu não casei. Continuo solteiríssimo. (Alô, alô, tem alguém Single aí?). A cidadania alemã não tem pra mim valor meramente burocrático. Ter as duas nacionalidades são a perfeita representação de mim hoje: um brasileiro nato, mas que já mora há tantos anos na Alemanha que já não é mais a mesma pessoa que saiu do Brasil. Se fazer um intercâmbio de um ano já consegue provocar mudanças numa pessoa, imagine morar muitos anos fora do país. (Sobre como obter a nacionalidade alemã sem ter antepassados alemães e sem se casar com cidadã(o) alemã(o) clique aqui (em português) ou aqui (em inglês) - Nota: apesar de a matéria da DW não citar o Brasil, a Alemanha reconhece a dupla nacionalidade de brasileiros, portanto, não é preciso abdicar da nacionalidade brasileira ao se tornar alemão. Na dúvida, consulte o Departamento de Naturalização da sua cidade.

Speicherstadt - Hamburgo
Outra mudança foi a realização de um sonho antigo: morar em Hamburgo. Depois de muitos anos morando em cidades de médio porte, já fazia anos que sonhava em me mudar pra cá. Eu amei os últimos quatro anos em Bremen, mas eu sempre guardei a ideia de morar numa cidade grande. Pois bem, em fevereiro comecei a trabalhar em Hamburgo, mas apenas em setembro consegui me mudar de mala e cuia. Ainda estou me readaptando ao ritmo da cidade grande, com seus metrôs, S-Bahnen e muitos minutos pra ir de um lado a outro da cidade, mas até agora tem valido muito a pena.

O que aconteceu é que não deixei Bremen totalmente para trás. Eu virei um Pendler. Um Pendler é uma pessoa que mora numa cidade e trabalha em outra (ou seja, eu preciso pendeln - trabalhar numa cidade diferente da onde moro). Eu continuo indo com frequência a Bremen pra trabalhar. As duas cidades ficam a apenas 55 minutos de trem (trajeto entre as estações centrais com trem IC ou ICE) uma da outra, o que é mais ou menos o tempo necessário de um bairro a outro de Fortaleza de ônibus. Então minha rotina envolve algumas horinhas semanais em trens, metrôs etc. Vale a pena? Mas é claro. Eu adoro meu trabalho e vou trabalhar feliz em ambas as cidades. Além do mais, a chance de trabalhar nas duas cidades foi o que me deu a segurança financeira pra me mudar pra Hamburgo.
Estação Central de Bremen no Natal

Essa mudança, porém, trouxe uma mudanças para o blog: a falta de tempo. No começo do ano ouvi a pergunta: "E você vai ter tempo pra cuidar do blog?". Respondi "Vou, sim". O fato é que agora eu posto muito quando estou sentado no trem indo de uma cidade pra outra. Continuo tendo milhares de ideias para o blog, mas quando chego em casa percebo que tenho casa pra arrumar, roupa pra lavar, aula pra preparar e ainda quero curtir a vida, sair, viajar, assistir TV, conversar com amigos etc. Hoje dando uma olhadinha no número de postagens do ano, percebi o quanto o nosso amado blog sofreu. Foram pouco mais de 30 mensagens no ano todo em comparação com as mais de 90 dos últimos dois anos. Bateu até um peso na consciência.

E o futuro do blog? Vai acabar? 
Não. Não vai acabar. Mesmo com toda a correria eu continuo postando no blog o quanto posso e assim continuarei. A página do Facebook continua a todo o vapor e ainda tenho um perfil no Instagram (@aprenderalemao). Eles continuam a todo o vapor, pois é o que mais consigo atualizar em trânsito. Vocês sabem que nunca entro de férias. Mesmo viajando eu costumo postar alguma coisa.
Já escrever no blog demanda mais tempo e preparação, já que eu não quero escrever qualquer coisa. Todo o conteúdo que produzo sai da minha cabeça, não é copiado de ninguém.
Estou com muitas ideias agora e estou com muitos planos para 2016.

Resumindo - 2015 foi um bom ano pra mim, mas um ano mais fraco em relação ao blog. Mas dos 30 tópicos deste ano escolhi os meus preferidos para relembrar:
a) Schwein gehabt: porcos, porcalhões e porcarias... - Em janeiro escrevi um texto sobre as diversas palavras em alemão para o animal "porco" e suas diversas conotações.
b) Verliebt in der falsches Mädchen - Em janeiro um brasileiro compôs uma música em alemão e cantou na TV.
c) Plusquamperfekt - Em fevereiro fiz um tópico de gramática sobre o Plusquamperfekt.
d) Durante o ano eu fiz alguns testes de gramática, por exemplo aqui ou aqui.
e) Este ano eu também fiz alguns vídeos para o canal do Youtube, por exemplo aqui ou aqui.
f) Além disso, esse ano fiquei em segundo lugar na competição de blogs graças aos votos de vocês.

Gente, é isso! :-) Desejo a todos vocês frohe Weihnachten und einen guten Rutsch ins Neue Jahr! Espero contar com as suas visitas em 2016. Obrigado pelo apoio e pelas mensagens de agradecimento. 

21 comentários:

  1. Obrigada e boas festas para ti também!
    O teu blog tem sido e continuará a ser de grande ajuda para mim. Explicas tudo muito bem e de forma clara. Ainda estou em Portugal, aprendo alemão sozinha e quem sabe um dia dou aí um salto ou até me mudo definitivamente :)
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Teu blog é sensacional, o conteúdo aqui encontrado foi de grande ajuda para mim antes de fazer um intercâmbio no ano passado. Você já pensou em escrever um livro reunindo as postagens mais populares/úteis daqui? Algo como um guia para dummies? :-)
    Um abraço, boas festas e obrigada por compartilhar o teu conhecimento!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada, vc sempre nos ajuda muito. Boas Festas e felicidades nessa nova morada.

    ResponderExcluir
  4. que lindas conquistas, parabéns!!! feliz 2016, com muito mais coisas boas no seu caminho!!

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha!!!
    Ter encontrado o seu blog foi uma das melhores coisas que encontrei na internet sobre aprender alemão e ser brasileiro! Realmente tenho me baseado em muito de seus conteúdos (postagens antigas, que nem chego a comentar, mas quero dizer que são muito boas! rsrs)!
    Tudo de bom nessas novas mudanças, adaptações e um próspero 2016!
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Quero agradecer ao autor por todos os conteúdos!!! Esse blog é tão maravilhoso que eu não sei nem descrever!! As declinações praticamente não sāo comentadas no meu curso (!!), e, falando sério, esse blog me ensinou tudo que eu realmente sei sem ter dúvidas, e de graça, enquanto que, pagando o curso, tudo o que aprendi é pouco e não sólido.
    Muito obrigada por tudo, te desejo muita sorte!!!
    Continue escrevendo, mesmo que pouco!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Cara, que vc tenha um 2016 completo em suas realizações. Estou estudando Deutsch em Bern e é o seu blog que tem me salvado constantemente!!! Vc não tem idéia de quão importante é a sua iniciativa na vida de outras pessoas. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  8. Vc é 10! Sempre recomendo sei blog pra meus alunos...e pra mim mesma!rs Ein wunderschönes 2016 wünsche ich dir!...

    ResponderExcluir
  9. Vc é 10! Sempre recomendo sei blog pra meus alunos...e pra mim mesma!rs Ein wunderschönes 2016 wünsche ich dir!...

    ResponderExcluir
  10. Fábio,
    Eu será q não entendi bem, mas você é da terra do Sol, Fortaleza?

    ResponderExcluir
  11. Poxa que legal. Agora q li este seu poste... Rsrsrsrs eu uso muito seu blog pra tirar algumas duvidas... Kkkkkkk estou aprendendo alemão este ano, vim pra Hamburgo pra ver se da um up no aprendizado kkkkk mas meu deus como esse idioma é dificil né. Bem adoro seu trabalho e vc escreve muito bem, e ajuda muitao. Grande abraço...

    ResponderExcluir
  12. Poxa que legal. Agora q li este seu poste... Rsrsrsrs eu uso muito seu blog pra tirar algumas duvidas... Kkkkkkk estou aprendendo alemão este ano, vim pra Hamburgo pra ver se da um up no aprendizado kkkkk mas meu deus como esse idioma é dificil né. Bem adoro seu trabalho e vc escreve muito bem, e ajuda muitao. Grande abraço...

    ResponderExcluir
  13. Fábio,

    obrigado pelo sua dedicação e trabalho em manter esse blog. Ele me ajuda muito.

    Tudo de bom!

    Hugo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...