PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

11 de julho de 2013

Pronúncia do R em alemão: Parte II


Já fiz uma áudio-aula completa sobre a pronúncia do R. Vale a pena ouvi-la antes de ler esse tópico aqui.

Clique aqui.

Hoje vamos falar sobre a segunda pronúncia do "R" em alemão: o chamado "R" vocálico. Só lembrando que aqui não há todas as regras com detalhes sobre o assunto. Os detalhes a gente deixa pros professores de alemão. É apenas uma introdução para sensibilizar o estudante de alemão para esta pronúncia da letra R.

Clique no sinal de play abaixo:



Exemplos dados no arquivo de áudio que não estão na foto:

ein schöner Mann
ein schönerer Mann

Antes de vir aqui dizer "Na minha região se fala diferente", lembrem-se de que a pronúncia ensinada aqui é a do Hochdeutsch, que é mais ou menos a pronúncia do Norte da Alemanha. Dependendo da região onde você está, essa pronúncia pode ser influenciada por dialetos. Só que nos cursos de alemão e nos telejornais tenta-se falar usando essa pronúncia padronizada do Hochdeutsch. Mais infos sobre Hochdeutsch aqui.

Ah, cabe lembrar que um alemão também pode pronunciar o R nos casos acima quando ele quer reforçar o entendimento. Ou seja, pode ser que um "Peter" pronuncie "Petééérrr" na recepção de um hotel pra demonstrar que o nome dele se escreve com "ER" e não com A (caso alguém ainda tenha dúvidas de como se soletra). Isso pode acontecer com qualquer palavra acima. Mas isso só vale nesses casos onde a pessoa está tentando pronunciar tudo de forma lenta e clara por alguma razão.

Se você ainda quer ouvir as primeiras aulas sobre a pronúncia do R, pode clicar aqui.
Para dicas gerais de pronúncia alemã, clique aqui

2 comentários:

  1. Adoro cada dia mais o seu blog, suas explicações, são de grande ajuda para os nossos estudos em alemão. Muito obrigada por fazer o que faz. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. estou adorando o blog, muito obrigada e parabéns. seus posts estão sendo de enooorme ajuda!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...