PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

20 de janeiro de 2014

Quiz Facebook 19/01/2014: "Ele me acordou"

Ontem fiz a seguinte pergunta no Facebook: como se traduz "Ele me acordou" pro alemão?



A maioria respondeu a letra C, o que me deixou contente, pois é a resposta correta:
Er hat mich aufgeweckt. 

Mas ainda teve muita gente respondendo A e B. Como as pessoas não justificaram suas respostas, fica muito difícil saber o porquê de elas terem respondido A e B.

Vamos à explicação:

1) Existem dois verbos "acordar" em alemão: aufwachen e (auf)wecken.. Quando alguém acorda outra pessoa, aquele que é acordado "wacht auf" (verbo "aufwachen") e o que grita no quarto dizendo "Acoooorda (Wach auf!)" "weckt JEMANDEN auf", ou seja, o "aufwecken" é usado, em geral, com um complemento: a pessoa que é acordada.

Isso eu já expliquei no seguinte link: clique aqui.
A frase é "Ele ME acordou". O "me" aqui é o objeto do verbo "acordar", por isso "aufwecken". 

Repetindo:
Eu acordei. (aufwachen)
Eu acordei alguém. (aufwecken).

É por isso que a resposta é a letra C.

2) As outras duas respostas estão erradas porque "aufwachen" não é usado com objeto. O "mich" ali é o objeto que está no acusativo. 

Se o verbo fosse "aufwachen", o Perfekt seria "Er ist aufgewacht", mas isso quer dizer "Ele acordou", não se pode usar com o sentido de "acordar outra pessoa". 

Mesmo que ficasse na dúvida entre "aufwachen" e "aufwecken", uma regra básica da língua alemã foi esquecida por todo mundo que marcou a letra "b". Quando um verbo pede um objeto no acusativo (sem preposição!!!!!), o Perfekt é SEMPRE formado com "haben", nunca com "sein". Ou seja, aquele "mich" da frase já daria a certeza de que o passado daquele verbo é formado com "haben". Isso eu tb já expliquei no blog. Mas isso não vem ao caso no exemplo do quiz, pois o verbo "aufwachen" é usado sem objeto. :-)

Para saber quando se usa "sein" ou "haben" no Perfekt, clique aqui.

2 comentários:

  1. que bom que existe pessoas assim como voce que divide tanto da sabedoria que Deus tem te dado com outras pessoas,eu por exemplo tenho aprendido muito sempre estou acompanhando tudo que voce ensina e so agradeço a Deus pois muitas coisas que nao entendi no curso so entendi com suas explicaçao.sou uma missionaria e um dia quero pregar a palavra de Deus em idioma Alemao por isso estudo muito e desde ja agradeço a Deus por vc ser um instrumento de Deus na minha vida,Deus te recompense! esteja certo que isso ele fara :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...