PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

23 de abril de 2016

Conjugação do Alemão I: Präsens

Clique nas fotos para vê-las em tamanho maior: 
 1)Em alemão há verbos com infinitivo em –en (machen, wohnen) e outros em –n (tun, ändern). Sem esta terminação, obtemos a raiz verbal à qual são adicionadas as terminações. (raiz verbal: wohn-, tu-)
2)Verbos cuja raiz verbal termina em -d/-t (arbeiten, baden)ou consoante + -m/-n (atmen, leugnen) mantêm a letra -e- em todas as pessoas para facilitar a pronúncia. Exceção: se a consoante antes do -m/-n for ‚r/l‘  (ex.: warnen, filmen) a regra não se aplica.
3)A segunda pessoa do singular (du) de verbos cuja raiz verbal termina em sons sibilantes, por exemplo: -s, -ß, -z, -x, é excepcionalmente -t. (du heißt, du faxt, du tanzt, du presst).
4)Verbos que terminam -eln normalmente perdem o -e- na primeira pessoa do singular (ich handle, ich angle).
5)Há alguns verbos que sofrem alternações vocálicas na segunda e terceira pessoas do singular.
a)a à ä: er fährt, er lässt, er fällt etc.
b)e à ie: er sieht, er liest, er empfiehlt etc.
c)e à i: er gibt, er isst, er trifft etc. Atenção: nehmen à er nimmt 
(Dica: a troca e - i é bem mais comum que e - ie)
d)au à äu: er läuft, er säuft etc.
e)o à ö: er stößt (esta mudança ocorre apenas em stoßen e derivados)
Acima estão exemplos de verbos com conjugação irregular no Präsens. Convém notar que, com exceção do verbo sein, as irregularidades acontem apenas no singular. Os verbos modais e o verbo wissen têm em comum que a primeira e terceira pessoas do singular não têm terminação.  

3 comentários:

  1. O sie plural do wollen é com um L só ou foi erro de digitação?

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, parabéns pelo blog, é incrivelmente útil! Mas eu acho que a regra do -n e -m é mais complexa do que é, uma vez que verbos como 'kommen', 'rennen', 'qualmen', 'meinen' e outros não têm a raiz -rn/ -rm e mesmo assim não recebem o e-erweiterung. O mesmo vale para os verbos terminados em -t e -d; se esses verbos forem irregulares como 'gelten', 'laden', 'raten', não há também o -e. Quanto ao restante está tudo excelente!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...