PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

15 de agosto de 2017

Conjugação do Alemão III: Perfekt

Como conjugar um verbo no tempo verbal Perfekt.

O Perfekt é formado com a ajuda de um verbo auxiliar (haben ou sein) e do Partizip II.

Para conjugar o Perfekt, é necessário que os verbos auxiliares sein e haben estejam conjugados no Präsens. Eles aparecem na posição II da oração principal ou coordenada ou como última palavra da oração em orações subordinadas iniciadas por conjunção.

sein
ich bin
du bist
er/sie/es ist
wir sind
ihr seid
sie/Sie sind

haben
ich habe
du hast
er/sie/es hat
wir haben
ihr habt
sie/Sie haben

Para saber quando escolher haben ou sein, clique aqui.

O Partizip II aparece como a última palavra da oração em orações principais ou coordenadas ou antes do verbo auxiliar em orações subordinadas iniciadas por conjunção.

Regras gerais para formar o Partizip II:
1) Usa-se o prefixo ge- quando a primeira sílaba do verbo for tônica. Quando o verbo tiver um prefixo separável, coloca-se o -ge- entre a raiz e o prefixo.

abmachen - abgemacht

frühstücken - gefrühstückt

2) Verbos regulares recebem o sufixo -(e)t. Verbos irregulares recebem o sufixo -(e)n, mas também sofrem alterações na raiz verbal.

fahren - gefahren
gehen - gegangen
machen - gemacht

3) Há um pequeno grupo de verbos mistos, ou seja, que sofrem alteração na raiz verbal, mas recebem o sufixo -t.

bringen - gebracht
nennen - genannt

4) Verbos terminados em -ieren nunca recebem o prefixo ge-, nem mesmo quando se unem a prefixos separáveis.

studieren - studiert

einstudieren - einstudiert

Para saber mais como se forma o Partizip II, clique aqui.

O Perfekt é usado para falar sobre ações ou acontecimentos no passado. É o tempo do passado mais usado na linguagem falada. É também bastante usado na linguagem escrita tanto formal quanto informal, mas na literatura o Präteritum aparece em situações onde as pessoas normalmente usam o Perfekt na fala cotidiana. Portanto, como é bastante usado, é um dos tempos mais importantes da língua alemã junto com o Präsens.

Alguns exemplos do uso do Perfekt.

Was hast du am Wochenende gemacht
(O que você fez no fim de semana?)

Gestern Vormittag bin ich zu Hause geblieben. Danach bin ich mit meiner Freundin zur Mensa gegangen. Dort haben wir Nudeln gegessen. Später haben wir zusammen einen Kaffee getrunken
(Ontem de manhã fiquei em casa. Depois fui para o R.U. com a minha namorada. Lá comemos macarrão. Mais tarde tomamos um café juntos).

Erro comum: verbo auxiliar no passado
Um erro bastante comum de falantes de português é colocar o verbo auxiliar no passado (ich war, ich hatte). Lembrem-se de que, mesmo sendo um acontecimento no passado, o verbo auxiliar do Perfekt fica no PRESENTE. Quando se colocar o verbo auxiliar no passado, você na verdade está conjugando o Plusquamperfekt (Mais-Que-Perfeito). 

No fim de semana passado vi a minha série favorita.
Letztes Wochenende hatte ich meine Lieblingsserie gesehen. (Errado! "hatte... gesehen" = tinha visto... é o passado do passado. Se você quiser dizer que "viu", use o verbo "haben" no presente "habe... gesehen"). 


Ontem eu estava em casa. 
Gestern war ich zu Hause gewesen. (Errado: ou você usa o Präteritum "ich war" ou você usa o Perfekt "ich bin... gewesen". "Ich war... gewesen" é o Plusquamperfekt). 

Para saber a diferença entre Präteritum e Perfekt, clique aqui.

Outros tópicos sobre conjugação:
Präsens
Futur I

Konjunktiv I

2 comentários:

  1. Eu estava fazendo um curso de alemão online e este denominava esse tempo verbal como presente perfeito e o que está denominado como passado mais que perfeito era dito como passado perfeito.

    ResponderExcluir
  2. War mit Umlaut: seria/estaria? Die Ubersetzen?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...