PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

6 de junho de 2011

Aprender alemão rápido

Hoje estava dando uma olhadinha no que leva as pessoas a acharem o nosso blog, por exemplo, o que as pessoas põem no Google. O que eu achei mais interessante foi ver que várias pessoas acham o blog porque buscam "Aprender Alemão Rápido".

Ano passado eu fiz um post sobre quanto tempo se é necessário para aprender alemão, pois esta era uma das perguntas que eu mais recebia por e-mail.

Sugiro a todos a leitura deste post e até a refletir sobre o seu aprendizado:

CLIQUE AQUI

Assombra-me ver como as pessoas ainda têm interesse em aprender línguas da noite pro dia, como num passe de mágica. Isso não se resume somente ao alemão. Eu presenciei diversas vezes pessoas DESESPERADAS querendo aprender inglês da noite pro dia porque iam perder um vaga de emprego ÓTIMA por não saberem inglês. A vaga acaba sendo perdida e o tal sujeito continua sem saber inglês.
O mesmo eu vejo, em especial, com estudantes prestes a perderem uma chance de estudar na Alemanha com bolsa por terem um nível muito baixo de alemão. Na Universidade Federal do Ceará sempre ouvia relatos sobre vagas para bolsas de estudo na Alemanha para alunos das Engenharias que ficavam em aberto, pois eles não conseguiam encontrar alunos que soubessem alemão. Aí quando a coisa se divulga, aparecem sempre alguns querendo aprender num tempo recorde. Também participei de eventos promovidos pelo DAAD em Fortaleza sobre oportunidades de estudo na Alemanha, e ouvia relatos de doutorandos que tinha um projeto ótimo, mas que não conseguiam a bolsa por causa dos conhecimentos ainda muito básicos da língua alemã.

Seja lá qual for o motivo, gostaria de sugerir a todos que estejam aprendendo alemão que não ponham a carroça na frente dos bois. A todos aqueles que, assim como eu (quando comecei), estão aprendendo sem planos concretos de ir à Alemanha ainda, sugiro que continuem CONSTANTES. É melhor passar dois, três anos estudando todo dia um pouquinho do que tentar aprender tudo em um mês de curso intensivo.

Existe um blog de um irlandês que tenta mostrar como ele aprende idiomas em três meses. Mas ele consegue alcançar um certo nível pois se dedica INTEGRALMENTE ao estudo daquele idioma, além de viajar para o país onde é falado e já ter outros idiomas na bagagem. Uma coisa que eu acho positivo é o foco dele na pronúncia (que também sempre foi o meu foco: falar com o mínimo de sotaque possível e se expressar o mais parecido com um nativo). Como a maioria não tem esse tempo e dinheiro disponível pra passar o dia todo só estudando alemão, sugiro fazerem metas mais realistas e alegrar-se pelas pequenas conquistas. Eu continuo tentando melhorar meu alemão a cada dia.

Até a próxima

10 comentários:

  1. Dae cara, tudo bem contigo? que bom que você voltou a escrever, isso é muito bom. Gosto muito de ler Tudo o que você escreve.

    ResponderExcluir
  2. Que legal, o blog voltou de cara nova..Tá ótimo!!
    Adorei..
    Esse post é um pouco a minha cara! só que o meu caso é porque ñ acho curso onde moro e sou doida pra aprender... é assim.. qui tem curso mas nunca tem aluno suficiente pra abrir turma!! pra desespero meu!! hahaha

    Mas to indo aos poucos e com calma, aproveito que estou sem emprego agora e estudo bastante..

    Até que já consegui progredir bem!!


    seu blog me ajuda sempre, virei fã!!!
    Obrigada,
    Tschüß

    ResponderExcluir
  3. Olá Binho tudo bem contigo?
    Eu estava ansiosa pela sua volta.
    Particularmente o que me mata é a minha auto-cobrança pois eu estou aqui em HH há 2,5 anos e acho que o meu alemão está péssimo. Reconheço sim, que já aprendi muito, mas longe de estar bom.
    Agora a VHS entrou em recesso e só em Setembro, e até lá? como faço?
    Enfim é uma longa história....
    Herzlich Grüße

    ResponderExcluir
  4. eu achei colocando "Como aprender alemão sozinho" porque eu queria fazer um curso de alemão, mais não vou ter tempo, porque eu faço curso de inglês e español, e sempre tiro 1 ou 2 horas me dedicando ao o inglês e español em casa também. Então resolvi aprender o Alemão sozinha em casa, vou comprar livros e dicionário e tirar umas 3 horas por semana apenas para o alemão. Nesse curso de inglês e español, eu faço 3 horas na sala de aula e 1h ou 2h em casa.

    ResponderExcluir
  5. Eu aprendi inglês rápido pelo site da VOA. Como? Todo dia é publicado no site duas reportagens, uma de 5 e outra de 15 minutos. Ambas reportagens estão escritas e ambas mensagens possuem um link multimedia (listen) que é o áudio falado e bem de vagar para se poder entender cada pronúncia de cada sílaba de uma palavra. O que eu faço? Com um fone de ouvidos eu ouço e vou repetindo ao mesmo tempo até pegar a pronúncia correta da palavra. Quando preciso saber o que a palavra significa, apenas clico nela e já aparece o seu significado. É uma ideia que gostaria de ver no site da DW. O link da VOA segue abaixo. Abraços.

    http://learningenglish.voanews.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso já existe no site da DW e eu já postei isso no Facebook.

      http://www.dw.de/deutsch-lernen/nachrichten/s-8030

      Excluir
  6. Eu comecei assim, também, sem planos de vir para a Alemanha. Foi quando apareceu uma sugestao da Pró-Reitoria de Graduacao da minha Universidade para inscrever-me no Ciência sem Fronteiras.
    Qual país eu escolhi, no ato?!
    Por sorte adquiri o nível A2 pelo OnDaF e vim para Leipzig. Fiz o nivelamento aqui novamente e caí no nível B1.
    Paciência, meus amigos!!!
    Mais tarde fiquei contentíssimo quando percebi que foi o meu esforco, que a princípio nao era suposto me levar a lugar algum, quem me recompensou!
    Um grande abraco!!!
    PS.: Este Blog ajudou-me e tem-me ajudado bastante, ainda!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Fábio! O que vc escreveu acima aconteceu comigo. Eu comecei a estudar alemão na Casa de Cultura Alemã da UFC assim que entrei na UFC, mas sem visar a programa algum de intercâmbio. Foi simplesmente por gostar de estudar idiomas estrangeiros, e o alemão, dentre as opções oferecidas pelas Casas de Cultura, foi o que me pareceu o mais desafiador! Comecei do zero mesmo. Dois anos depois, eis que surge o Ciência sem Fronteiras e aqui estou eu, na Alemanha, estudando engenharia! E confesso que o alemão é a língua que eu mais gosto de falar, ouvir, estudar... já são 3 anos de estudo do idioma. Obrigada pelas dicas nos seus posts, sempre ajudam!

    Abraço,

    Vitória

    ResponderExcluir
  8. Olá, Fábio! O que vc escreveu acima aconteceu comigo. Eu comecei a estudar alemão na Casa de Cultura Alemã da UFC assim que entrei na UFC, mas sem visar a programa algum de intercâmbio. Foi simplesmente por gostar de estudar idiomas estrangeiros, e o alemão, dentre as opções oferecidas pelas Casas de Cultura, foi o que me pareceu o mais desafiador! Comecei do zero mesmo. Dois anos depois, eis que surge o Ciência sem Fronteiras e aqui estou eu, na Alemanha, estudando engenharia! E confesso que o alemão é a língua que eu mais gosto de falar, ouvir, estudar... já são 3 anos de estudo do idioma. Obrigada pelas dicas nos seus posts, sempre ajudam!

    Abraço,

    Vitória

    ResponderExcluir
  9. Faltou referenciar o blog do irlandês. Os textos são tão interessantes:
    http://www.fluentin3months.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...