PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

30 de junho de 2011

Palavras que confundem: BITTEN vs. BIETEN vs. BETEN

Olá amigos,

Eu tenho atualmente atualizado com frequência a página do Facebook (que automaticamente é postado no Twitter). Muitas postagens curtas eu prefiro fazer por lá, pois lá a interação é mais rápida.

Num jogo de conjugação de verbos me veio à mente um errinho comum de conjugação de verbos bem parecidos.

BITTEN vs. BIETEN vs. BETEN.

O primeiro problema para os brasileiros está em diferenciar a pronúncia dos dois primeiros, BITTEN e BIETEN.

A diferença está que vogal "i" de BITTEN é CURTA, enquanto o dígrafo "ie" de BIETEN é LONGA. Se você ainda não sabe o que é um vogal curta e uma vogal longa, seria interessante dar uma olhadinha no post sobre pronúncia que já existe no blog.


Nele eu dou uma dica do site PRONÚNCIA DO ALEMÃO da Universidade do Iowa. Lá vocês podem ouvir todos os sons do alemão, com a respectiva transcrição fonética, dá pra ver um desenho de como a língua se move e ainda dá pra ouvir e ver uma pessoa fazendo o som.

Para encontrar o som do I curto e do I longo você clica primeiro na bandeirinha da Alemanha. Depois do lado direito lá em cima você vê VOKALE (vogais), depois você clica em MONOPHTHONGE (monotongos) e depois em VORN (anteriores). Depois disso você vê os símbolos do i longo (lang) e do i curto (kurz) do lado esquerdo. Pronto, basta clicar e ouvir.
Tentem perceber a diferença e aplicar para a pronúncia de BITTEN e BIETEN. Para aqueles que falam bem inglês, é como diferenciar BEACH (i longo) de BITCH (i curto), ou SHEET (i longo) de SHIT (i curto).

BITTEN - i curto. É daí que vem a palavra BITTE (por favor, pois não).
BIETEN - i longo.
Muito cuidado para não achar que BITTEN é pronunciado como BÊTEN, pois aí você já confunde com o terceiro verbo BETEN (E longo, fechado).

A segunda dúvida é a formação do Perfekt desses verbos.

BETEN é o único verbo regular da lista, portanto o Partizip II é GEBETET. (O "e" longo se mantém na raiz).
BITTEN é irregular e tem o Partitzip II GEBETEN (O "e" da raiz também é longo, portanto, fechado).
BIETEN é irregular e tem o Partizip II GEBOTEN. (O "o" da raiz é longo, portanto, fechado).

Como usar esses verbos:

BETEN significa "rezar, orar". Em geral se usa com a preposição ZU + DATIVO para se dizer a quem se reza ou ora. O que se reza se diz no acusativo.

Er betet das Ave Maria. (Ele reza a Ave Maria).
Er betet zu dem Herrn. (Ele ora ao Senhor).

BITTEN significa "pedir". A pessoa a quem se pede fica no ACUSATIVO e o que se pede é dito com a preposição UM + ACUSATIVO. Aquilo que se pede também pode ser uma oração com INFINITIV + ZU. Nesse caso, não é necessário a preposição UM.

Er hat mich um Hilfe gebeten. (Ele me pediu ajuda).
Er hat mich gebeten, ihm zu helfen. (Ele me pediu que o ajudasse).

BIETEN significa, em geral, "oferecer". Eu não vou aqui explicar a diferença entre BIETEN e ANBIETEN, pois o tópico ficar muito grande. O caso é que ambos são quase sinônimos em muitos casos. Vou só reforçar a estrutura. A pessoa a quem se oferece algo fica no DATIVO e o que se oferece fica no ACUSATIVO.

Er bietet ihr ein neues Zuhause. (Ele oferece a ela [lhe oferece] um novo lar).
Diese CD bietet eine Auswahl von 23 Liedern. (Este CD traz uma seleção de 23 canções).

Clique para ouvir a pronúncia:
Bitten, bieten und beten by deutschalemao

Um comentário:

  1. Olá, eu sei que este não é o lugar ideal para postar esta duvida, mas vamos lá:
    Farei o testdaf em julho do ano que vem, e estou precisando muito mesmo de um bom livro de gramatica que tenha muitos exercicios, e estava procurando na web,e encontrei o livro 'Die Gelbe Aktuell', da Hueber, só não me lembro do nome dos autores, mas gostaria de saber se vc tem alguma informação se este livro é bom.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...