PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

25 de junho de 2011

Zum Geburtstag

Olá,

como meu aniversário está chegando, achei legal falarmos sobre este tema.

Como desejar Feliz Aniversário? :-)

A palavra ANIVERSÁRIO em alemão tem a mesma composição que a palavra inglesa.

Geburtstag = Geburt (nascimento) + s (consoante de ligação) + Tag (dia)
birthday = birth (nascimento) + day (dia)

Ou seja, ao pé da letra, ela só significa aniversário do nascimento. Para outras festividades (por exemplo, aniversário de fundação de alguma coisa), a palavra mais comum a palavra Jahrestag, ou até mesmo Jubiläum.

As saudações mais comuns para desejar "Feliz Aniversário" sempre têm "zum Geburtstag" que significa "pelo aniversário".

A saudação clássica é:
Herzlichen Glückwunsch zum Geburtstag! = Feliz Aniversário!
(ao pé da letra é "Parabéns cordiais pelo aniversário").

Mas também se lê/ouve "Alles Gute zum Geburtstag" entre outras combinações.

"Ich wünsche dir + ["desejos" no acusativo]" serve para expressar os votos/desejos ao aniversariante.

"Ich wünsche dir alles Gute" = Eu te desejo tudo de bom.




A palavra "aniversariante" é dita como "Geburtstagskind". O mais engraçado é que independente da idade, o aniversariante é sempre o "Geburtstagskind" :-)

Todas as combinações com a palavra GEBURTSTAG são feita com mais um "S" de ligação:

GEBURTSTAGSPARTY = festa de aniversário
GEBURTSTAGSKUCHEN = bolo de aniversário
GEBURTSTAGSKIND = aniversariante

Como se canta "parabéns a você" em alemão?
A música em alemão é:
Zum Geburtstag viel Glück
Zum Geburtstag viel Glück
Zum Geburtstag lieber (nome - masculino)/liebe (nome - feminino)
Zum Geburtstag viel Glück

Como vocês veem no vídeo abaixo:



Só que é bem comum também cantarem em inglês mesmo (Happy Birthday to You).

Como é a comemoração do aniversário na Alemanha? Muito diferente da do Brasil?

Eu diria que não. Em geral, adultos organizam seus próprios aniversários. Em geral, chamam-se os amigos para beber alguma coisa ou se organiza na própria casa alguma festinha, em geral, com mais bebidas que comidas (chips, nozes, Gummibärchen etc.). Eu ainda não participei de nenhuma festa de aniversário surpresa aqui (nem minha, nem de outras pessoas). Em geral, sempre vi os adultos organizando seus próprios aniversários e se você não chamar seus amigos pra comemorar o seu, pode ser que a data passe em branco.

Eu nunca fui a uma festa de aniversário infantil, portanto não sei dizer como é.

As maiores diferenças entre os costumes brasileiros e alemães no que diz respeito ao aniversário é quanto ao dia de dar os parabéns. Brasileiros que têm medo de esquecer o aniversário de alguém acabam dando os parabéns antes do dia. Em geral, por causa do Orkut e Facebook, isso ficou cada vez mais comum... um parabéns antes da data para não esquecer. Em geral, os brasileiros recebem isso de bom grado, pois é melhor um "Feliz Aniversário" antes do dia do que nenhum.

Aqui na Alemanha não se faz isso DE FORMA ALGUMA. Dar os parabéns antes do dia é quase um "insulto". (Estou exagerando, claro, mas não é visto com bons olhos). Os alemães acreditam que dar os parabéns antes do dia dá azar. Mesmo os menos supersticiosos não acham legal. Eu já cheguei a ganhar presente aqui antes do dia, mas sem que a pessoa quisesse me dar os parabéns, com medo de me trazer azar (sim, a coisa é levada a sério). Aqui, o normal é que se dê os parabéns no dia ou depois. Dar os parabéns depois é recebido com a mesma alegria como se tivesse sido no dia. Em geral, se usa a palavra "nachträglich" (atrasado) ao dar os parabéns atrasado. A coisa aqui é tão comum que eu já fui a festas de pessoas comemorando seu aniversário mais de um mês depois da data. Festas muito tempo depois da data são ok! Festas antes da data são culturalmente INACEITÁVEIS, INCONCEBÍVEIS hahahah :-)

A outra grande diferença é que nas festas de adultos quase sempre falta o "bolo" (às vezes tem, mas às vezes não) :-) O pessoal tá mais interessado em beber e conversar do que comer bolo. No Brasil, um bolinho parece que não pode faltar :-) Além disso, não tem brigadeiro, beijinho, pastelzinho, empadinhas, coxinhas etc. :-( Uma vez teve brigadeiro no meu aniversário e os alemães não gostaram. Acharam muito doce! :-( [mundo cruel]

11 comentários:

  1. João Pessoa,Brasil.
    São mundos completamente diferentes mesmo,fico pensando como seria uma festa de casamento será que também não tem bolo,alianças,chuva de arroz etc,alias gostaria de saber o que eles comem por exemplo no almoço,bom não preciso nem dizer o quanto amo este site é realmente perfeito.

    ResponderExcluir
  2. ADOREI!
    Super interessante o post.
    A musiquinha em Alemão eu já sabia cantar, mas dos outros costumes foi muito bom ficar sabendo.
    Lembro-me de ter lido em algum lugar que, na Alemanha, coloca-se no bolo quantas velas forem os anos que a pessoa está completando mais uma, para dar sorte.
    Mas sem o brigadeiro é pecado... Eu apresentaria aos alemães a fazer o doce de festinha preferido de dez entre dez crianças brasileiras no meu aniversário! hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post.
    Eu já conhecia os costumes daqui. Senti falta dos docinhos e salgadinhos nos aniversários de amigos alemães, mas uma coisa era boa: cerveja tinha aos montes! hehehehehe!
    No meu aniversário foi bom ter uns amigos brasileiros. Eles fizeram um bolo enorme, como no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Muito bom o post e adoro acompanhar um blog!
    Só contando um pouco das minhas experiências em aniversário na Alemanha, percebi que, pelo menos na região onde eu estava (sul, fronteira com a Suíça), eles dizem "happy birthday", o que deve ser para simplificar... Realmente faltam os docinhos na festa, mas percebi que eles fazem vários tipos de bolo. Pelo menos uns 3. Fui em uma festa de 50 anos que chegava a ter 13 tipos!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Muito bom o post e adoro acompanhar um blog!
    Só contando um pouco das minhas experiências em aniversário na Alemanha, percebi que, pelo menos na região onde eu estava (sul, fronteira com a Suíça), eles dizem "happy birthday", o que deve ser para simplificar... Realmente faltam os docinhos na festa, mas percebi que eles fazem vários tipos de bolo. Pelo menos uns 3. Fui em uma festa de 50 anos que chegava a ter 13 tipos!

    ResponderExcluir
  6. Olá. Eu participei de 1 festa infantil na Alemanha e outras de adultos. A festa infantil é bem parecida com a do brasil de antigamente: os pais e familiares mas próximos fazem o bolo de aniversário e outros tipos de bolos para a festa, de salgados tinha umas batatas chips, palitinhos de queijo (Käsestänge), Stiksy e outros salgadinhos de pacotinho. tinha também uns mini-sanduíches. É claro que meu me ofereci para enrolar uns brigadeiros e eles foram o sucesso da festa:D

    Para beber havia sucos para as crianças (os famosos "Nektar" pra fazer Apfelschorle, Groselha com água com gás...) Os adultos tomavam chá e café. Acho justo: é o que combina com um monte de bolos à tarde.

    As regras básicas sociais de uma festa infantil na alemanha são: a festa é para as crianças, ou seja, são convidadas apenas crianças. Os pais permanecem na festa se for aniversário de 2, 3, 4 anos ( não existe a tradição daquela ENORME festa de 1. ano de vida que tem no brasil) ou se for para ajudar a brincar e entreter as crianças com brincadeiras: caça ao tesouro, cantigas de roda e outras gincanas. Caso contrário, vc recebe no convite o horário pra deixar e para pegar de volta o seu mini convidado. Nada de vc chamar aquele tio de 35 anos solteiro pra encher a cara na festinha de 1 ano do seu pimpolho numa rodinha com os outros homens.

    Na festa que eu fui, como a família tinha um pouco mais de grana, contrataram um mágico. Pode-se contratar também uma piscina de bolinhas, tudo depende do tamanho do seu quintal. A princípio contratam-se poucos serviços. Além de ser algo caro, os alemães acreditam que é muito mais especial o seu amigo ou familiar ganhar uma festa com coisas feitas por você, com carinho.

    Depois de tudo isso, nem preciso dizer o choque cultural e PAVOR que s alemães têm das festas infantis que fazemos hj no Brasil: Bufê infantil CARÍSSIMO cheio de animadores e monitores, pais e parentes entediados, totalmente alheios às crianças, olhando pra "linda" decoração de algum personagem infantil e os monitores se virando no trinta pra conter os "diabinhos". De legal no Brasil, para mim são - de longe - os docinhos e salgadinhos, de resto, concordo com os alemães.

    ResponderExcluir
  7. Mto bom o post...! Eu ja participei de varias festas aqui na Alemanha. O que me chama mais atencão, por causa disso q vc falou, é que se fulano faz niver dia 15 de dezembro, eles se reunem dia 14 a noite (mas nao pode dar parabens de jeito nenhum ne hehehe), e ficam aguardando a meia noite! Sendo que no Brasil eu passo as meia-noites do meu aniversario dormindo, e vou comemorar soh à noite! Na casa da minha sogra cantam "Zum Geburtstag viel Glück, zum Geburtstag viel Freud', zum Geburtstag Liebe X, gratulieren wir dir heut'"... E depois segue uma musiquinha fofa "heute kann es regnen, stürmen oder schneien, denn du strahlst ja selber wie der sonnenschein! Heute ist dein Geburtstag darum feiern wir, (....)

    ResponderExcluir
  8. Eu sou de Brasília, mas agora moro em Munique. Em Brasília era comum chamar os amigos pra sair pra um bar ou algo do gênero, todos comem e bebem, mas cada um paga o seu. Aqui em Munique, entre estudantes é até comum esse comportamento, mas se o aniversariante tiver um emprego, coisa e tal, é esperado que as bebidas (todas) sejam por conta dele, e cada um paga apenas o que comeu.

    ResponderExcluir
  9. Oi! As festas infantis na Alemanha, sao diferentes e s˜ao muito divertidas para as crianças!
    Em algumas festas na casa da criança, os amigos convidados sao de acordo com a idade que ela vai fazer, por exemplo, se fizer 4 anos serao 4 amigos convidados, se forem 7 anos ser˜ao 7 amigos e assim por diante, claro que as vezes isso tˆem exceç˜ao, mas normalmente ´e assim que funciona, ent˜ao, quando o anversario acontece na casa da criança os pais das crianças que s˜ao convidadas DEIXAM o filho(a) na casa do aniversariante e v˜ao embora, n˜ao participam da festa. Neste tempo de festa (que tem hora certa para começar e acabar, normalmente variam de 2 a 4 horas), todas as crianças fazem uma serie de brincadeiras que os pais que s˜ao responsaveis pela festa e pelo monitoramento de todas as crianças convidadas. Mas h´a muita brincadeira tipo: estatua, caça ao tesouro, cabra-cega etc. Nao existe televisao ligada, alias aqui na Alemanha quanto menos televisao uma criança assistir melhor sera o desenvolvimento dela na parte criativa e social, e ´e verdade!!!!
    Se o anivers´ario acontecer na escola ou no infantario (crianças entre 3 a 6 anos), o "Geburtstagskind" recebe uma coroa, normalmente feita em cartolina nos moldes de origami muito bonita, e tamb´em neste dia ela tem uma cadeira especialmente feita para esta data para sentar, como se fosse um "trono". A cadeira ´e toda enfeitada com papeis coloridos, fitas. E na hora do lanche da manha (umas 10h) as crianças sentam-se nas mesas que ficam dentro da propria classe, cantam os parab´ens e comem o bolo que a m˜ae da criança deixa na escola. O bolo NUNCA ´e comprado. Normalmente tem uma cobertura fina de chocolate ou uma bala de gominha (tipo jujuba) em cada pedaço que ja vem cortado de casa, as vezes pode ser em forma de pequenos cupcakes e sem aquela quantidade exagerada de coberturas e açucar. Normalmente o bolo acompanha ou um cha de camomila ou suco (em escolas nao existe nada de refrigerantes, tang etc). Depois de se lambuzarem com o bolo gostoso, as crianças vao parabenzar, 1 a 1, o aniversariante, as vezes dao um desenho que fizeram em grupo. Acho muito amoroso e uma forma bonita de comemorar. A criança se sente especial.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Se a festa for na casa da criança, o numero de crianças convidadas varia de acordo com os anos que a criança vai fazer. Por exemplo se sao 4 anos serao 4 amigos, se sao 5 serao 5 amigos mas para tudo ha exceçao, mas normalmente acontece desta forma. Os pais dos convidados nunca ficam na festa salvo se convidados. Eles deixam e buscam a criança na hora que acontece a festa pois ha hora CERTA para começar e acabar. Nao ha docinhos, salgadinhos, enfeites enormes... Mas ha uma coisa que nao se ve no Brasil... Nao existe tv ligada, nao existe playstation, nao existe criança sentada grudada no celular. Existe sim, um convivio extremo dos amiguinhos. Todas as crianças brincam juntas com uma serie de brincadeiras que vao desde estatua, passando por pular corda, cabra-cega, corre-cotia etc. Comem o lanche ou a refeiçao acompanhado de um suco natural ou agua. Nunca se encontram refrigerantes e coisas artificiais em festas de crianças (acho certissimo). Depois ha o bolo (que pode ser de chocolate ou de pao-de-lo, simples, com uma fina camada de cobertura e com velinhas lindas que acho que isso que agrada muito as crianças), com direito a musica "Parabens pra vc" e voltamos para a brincadeira... quando vao embora ganham uma camiseta do aniversariante. Detalhe todas sao iguais :-). E quem participou vai lembrar deste dia divertido sempre que vestir a "camiseta da festa do amiguinho" . Acho que ´e um dia muito feliz para o aniversariante e super cansativo para os pais do aniversariante (kkk), porem muito divertido.
    Se o aniversario acontece na escola (dos 2 aos 6 anos) a criança logo quando chega coloca uma coroa feita de cartolina, toda colorida, dobrada em origami. Lindaaaa!! Depois a criança senta numa cadeira que s´o pode ser sentada por quem faz aniversario. ´E uma cadeira pequena, toda enfeitada com papeis coloridos e fitas. As 10h todas as crianças sentam nas mesinhas que ficam dentro da propria classe, o aniversariante senta na cadeira de "rei" com sua "linda coroa" e colocam um mini bau na sua frente para ele abrir depois do bolo, assim depois de cantarem os parabens e comerem o bolo, todas as crianças levantam 1 a 1 e felicitam o aniversariante. Depois disso a criança abre o mini bau que dentro esta o presente da classe: desenhos feitos pelos amigos, recortes, massinhas... ´e muito amoroso e a criança se sente realmente muito especial.
    A questao do bolo na escola, que eu quase esqueci de contar sao caseiros, nunca comprados! Nao possuem aquelas coberturas cheias de açucar e blablabla e vem cortado de casa, as vezes em vez de bolos s˜ao mini cupcakes com um "confeti ou M&M" no meio, e tamb´em nao ha coberturas cheias de açucar. neste caso o que acompanha o bolo, ou pode ser agua ou entao cha de camomila. Depois as crianças da classe recebem uma sacolinha com um mini pacote de M&M, um pirulito, uma balinha e um brinquedo (normalmente sao mini quebra cabeça ou livrinhos)

    ResponderExcluir
  11. No Brasil, já ouvi coisas como "bolo? É aniversário de alguém?", hehehe.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...