PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

26 de fevereiro de 2012

Dicas de Filmes - Parte II

Vamos continuar às dicas de filmes alemães. A maioria deles eu assisti depois de vir pra cá. Alguns deles estão também disponíveis no Brasil, mas nem todos. Os que estiverem disponíveis no Brasil, eu estou colocando o título em português (que nem sempre é uma tradução).


DAS LEBEN DER ANDEREN - A VIDA DOS OUTROS


Um filme maravilhoso contando a história recente da Alemanha Oriental e dos Stasi, polícia secreta alemã especializada em investigar a vida dos seus cidadãos. Na época, a Alemanha comunista vigiava seus cidadãos que fossem suspeitos de qualquer coisa, desde tentar fugir, de falar mal do comunismo ou de qualquer outro delito que fosse "perigoso" para o comunismo. O filme conta de forma brilhante parte dessa história, sem os clichês típicos de filmes que retratam a Antiga DDR. Imperdível!!!


KEINOHRHASEN - APRENDENDO A AMAR
 Este filme é uma comédia romântica com vários atores famosos e outros artistas de TV aqui da Alemanha. O enredo é bem meloso e clichê, mas tem alguns diálogos bem legais, como a cena que eu postei no tópico sobre o Dia dos Namorados.


DIE WELLE - A ONDA
O filme é um remake alemão da versão de 1981. A ideia em torno do filme é a seguinte: "Será que seria possível que a Alemanha voltasse a viver numa didadura?". Um professor decide fazer uma experiência para comprovar que SIM. Mas a experiência foge de controle. Filme EXCELENTE!!!


SOPHIE SCHOLL (DIE LETZTEN TAGE) - UMA MULHER CONTRA HITLER
 A Segunda Guerra é um tema recorrente no cinema. De certa forma, até eu já fiquei de saco cheio de ouvir falar sobre esse tema. Mas dos muitos heróis que combateram o nazismo, a história dos irmãos Scholl foi uma das que mais me impressionou. Depois de ver este filme eu acabei visitando a Universidade de Munique, onde o manifesto dos irmãos Scholl pode ainda ser visto gravado pelo chão e a praça em frente à Universidade batizada de "Praça Irmãos Scholl". Os diálogos são incríveis também.


LAMMBOCK
Comédia. 
Eu só não ri mais nesse filme pois eu assisti com um grupo de alemães que já tinham assistido 300 vezes, já conheciam todas as piadas e já riam antes mesmo de a piada começar. Então, todos que estavam lá assistindo pela primeira vez acabava rindo só com o canto da boca! Maaaaaaaaaaaaaaaas esse filme me pareceu ser um MUST-SEE dos filmes alemães, comparável a ser brasileiro e nunca ter visto um filme dos trapalhões. A temática é totalmente outra: drogas, maconha e filosofia de bar. Os diálogos são o melhor do filme, portanto, só assista se já souber bem alemão, pois não entender os diálogos é justamente perder as piadas e filosofias de bebum que aparecem durante todo o filme.


DAS WEISSE BAND - A FITA BRANCA
 Filme em preto e branco (mas nao é um filme antigo) vencedor do Oscar. Conta a história de uma série de mortes sem explicação num vilarejo protestante da Alemanha pouco antes de estourar a primeira guerra. Não é um filme de guerra. A trama é boa, mas não gostei do fim (que vocês saberão se assistirem).


DIE FRISEUSE
 Conta a história de uma cabeleireira de Berlim logo após a queda do muro tentando emprego. Só que ela enfrenta muitas burocracias, por estar "fora do peso" :-)


Trailer aqui: http://www.youtube.com/watch?v=49A2UaiIRiI

18 comentários:

  1. Eu já assisti Die Welle (:
    Fiquei toda faceira quando minha professora de História anunciou que veríamos um filme alemão. Pena que estava dublado.

    Fiquei com vontade de ver todos eles... Acho que preciso começar a frequentar umalocadora. xD

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc sobre A Fita Branca...
    Em Munique há tb um memorial ao movimento Weiße Rose no Hofgarten e em uma sala no Tribunal de Justiça de Munique.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Fábio. Conheço o blog há pouco tempo e gosto muito. E o divulgo bastante.
    Você escreve muito bem em português. Por isso um erro me chamou muito a atenção. Vou copiá-lo: "Mas dos muitos heróis que combateram o nazismo, a história dos irmãos Scholl foi uma das que mais me impressionou".
    Nesse caso, o último verbo é no plural: impressionaram (das histórias que mais me impressionaram, essa/esta é uma delas). Sei que quem trabalha/vive muito em outra língua acaba esquecendo certas coisas.
    Parabéns por seu trabalho
    Isabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelo seu comentário, apesar de achar que este seja um dos casos de concordância em que ambas as formas estejam corretas.

      Segue aqui o link:
      http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/3042212

      Mesmo assim, obrigado pelo comentário! :-)

      Excluir
    2. Isabel, seriamente vc é uma plantonista da gramática normativa. fala sério. o Fábio dá o gás pra manter esse blog e vc vem com essas de concordância. a propósito, o que vc tem feito para divulgação da língua e da cultura alemã?

      Excluir
  4. Já vi alguns e outros coloquei na lista.
    Tem um filme que você não comentou, não sei se você conhece:
    "Was nützt Liebe nür in Gedanken" é um típico drama alemão ao estilo Junge Werter, mas é bem poético e filosófico, diálogos bons também :)
    obrigada pela dica
    tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  5. Das Weisse Band é um filme histórico. Marca o início do ideal nazista de raça pura, por isso a série de mortes de indivíduos que não se encaixavam no ideal da corrente político-filosófica que tomou conta da Alemanhã pelas mãos do Hitler. É um bom filme pra quem se interessa pela história política da Alemanha.

    ResponderExcluir
  6. Já vi alguns dos filmes citados e acho que faltou um muito bom ... Baader Meinhof Complex ... Abcs

    ResponderExcluir
  7. Eu tb uso filmes para aprender a língua... ou pelo menos tento.
    A maioria já foi enunciada mas gostaria também de destacar os seguintes pois são grandes clássicos:
    Das Boot - http://www.youtube.com/watch?v=snnwjoToN-8
    Sonnenallee - http://www.youtube.com/watch?v=CpKM8fIXs00
    Stalingrad - http://www.youtube.com/watch?v=_rVIyUEQXxM
    Der Tunnel - http://www.youtube.com/watch?v=6F4jldHqJ_s
    Nordwand - http://www.youtube.com/watch?v=xbbXWyI2AqE
    Kebab Connection - http://www.youtube.com/watch?v=kIN8_WZKTOE
    Soul Kitchen - http://www.youtube.com/watch?v=Ua86x-J4ubA
    OTOMO - http://www.youtube.com/watch?v=nP9SLVz3ZEo

    Abc e parabéns por mais um grande post.

    ResponderExcluir
  8. alguém tem a legenda para DIE FRISEUSE?? obrigada

    ResponderExcluir
  9. Alguém tem a legenda para DIE FRISEUSE?? Danke!

    ResponderExcluir
  10. Recentemente assisti "Lore". Ok, mais um filme que gira em torno da temática guerra/nazismo, entretanto, o cenário é uma Alemanha pós queda do nazismo, o país está tomado pelos aliados e, por isso, totalmente repartido entre eles. Os personagens principais são os filhos de um general nazi: Lore (uma adolescente) e seus 4 irmãos (incluindo um bebê de colo). A família de Lore vive uma vida confortável na Alemanha, durante o regime, apesar do pouco contato com o pai, que está a serviço do Estado. Quando o regime cai, a família tem que fugir e acaba por viver todos os dramas daquela alemanha fragmentada, esfomeada, empobrecida e com cheiro de morte. Achei interessante por focar na situação dos próprios alemães pós queda do nazismo. Aliados e holocausto não são aí o tema principal. Eu nunca havia visto um filme q abordasse essa ótica. Mas a questão principal é o desenvolvimento da personagem Lore, diante das questãe que lhe são postas. Bom para quem gosta de filme cult. Recomendo!

    ResponderExcluir
  11. Uma dica para assistir alguns filmes em alemão é na TV Cultura, é só acompanhar na grade da programação. Nesta última segunda feira dia 24/02/14 passou o filme "Os Educadores", final de Dezembro passou o Die Welle, entre outros filmes e documentários. Fica a dica. Bons estudos a todos. viel glück

    ResponderExcluir
  12. Fábio, sou professora de Português e Alemão e adoro o seu blog! Faz um excelente trabalho e adoro vir aqui espreitar o que há de novo. :) Obrigada por outro post interessante e útil para quem aprende/ ensina Alemão. Deixo o meu contributo em relação aos filmes alemães: "Goodbye Lenin", um filme sobre a queda do Muro e as grandes mudanças ocorridas. É um filme muito bonito, recomendo!

    ResponderExcluir
  13. Vi os filmes DIE FRISEUSE e DAS WEISSE BAND. Temáticas diferentes, mas são maravilhosos! Muito obrigada.
    Danke. :))

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...