PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

27 de julho de 2013

Dica de livro para estudantes das Engenharias

Hoje encontrei na Internet um livro para estudantes das Engenharias que fazem faculdade em alemão. A maioria dos estudantes de intercâmbio do CsF acabam fazendo seus cursos em inglês. Mas qualquer estudante estrangeiro que está fazendo alguma faculdade de Engenharia em alemão e precisa melhorar o seu vocabulário de produção científica da área, esse livro poderá ser de grande ajuda.

O livro se chama "Deutsch als Fremdsprache in den Ingenieurwissenschaften: Formulierungshilfen für schriftliche Arbeiten" da Editora Cornelsen.

Qual é a função do livro? Dar exemplos para alunos da área de engenharia de trabalhos científicos (desses que universitários têm que fazer todo semestre para a faculdade) e ajudar a formular melhor suas frases, explicar seus experimentos e seus resultados. O livro é direcionado para o estrangeiro que JÁ FALA alemão e JÁ ESTUDA na universidade e que precisa de ajuda para escrever seu trabalho em alemão. O livro não ensina gramática nem é um manual do uso correto de preposições ou de acusativo ou dativo.

O livro dá vários exemplos de frases reais/fictícias de trabalhos desta área para que os alunos tomem como modelo. Eles sublinham os verbos mais importantes de cada parágrafo para ajudar os estudantes a usarem esses verbos em seus próprios trabalhos. Ou seja, eles não dizem "Use o verbo na voz passiva com o sujeito no nominativo".. eles dizem o verbo e dão um exemplo completo de como este verbo ou expressão aparece em trabalhos científicos.

Também há várias tabelas e listas com espaço para fazer anotações.

Achei o livro bem organizado. Pode ser uma ajuda prática para quem já está em fase de escrita de monografia ou dissertação.

Atenção mais uma vez: o livro não ensina alemão propriamente dito. O livro é para quem já fala alemão, já está na universidade e quer aprender como escrever um artigo ou um trabalho acadêmico em alemão, usando o estilo correto de escrita acadêmica.

Onde comprar? Aqui ou aqui.

Existem livros para outras áreas ou livros sobre alemão para a universidade em geral?
Sim.

Existe uma gramática do alemão científico muito boa. Você pode comprá-la aqui. É uma gramática cheia de exercícios, mas tenta tratar da linguagem de trabalhos acadêmicos. Tem muitas listas boas. Recomendo.

Tem um outro que eu estou a fim de comprar ou pelo menos curioso para ver e fazer um resenha aqui para o blog. Chama-se "Wissenschaftssprache Deutsch: lesen - verstehen - schreiben: Ein Lehr- und Arbeitsbuch" da Editora Peter Lang. Eu li uma resenha dele, mas não vi ainda. Portanto não tenho ainda uma opinião formada. Mas me parece se tratar de um livro para ensinar estrangeiros a escrevem trabalhos acadêmicos, mas também a ler e entender trabalhos científicos. Este livro você encontra aqui.

Para mais dicas/resenhas de livros e gramáticas, em geral, clique aqui e aqui.
Para dicas de dicionários, clique aqui.
Para um vocabulário alemão-português de alemão jurídico, clique aqui.

2 comentários:

  1. Cara,
    eu morei na Alemanha durante um ano e termino em dezembro agora meu curso de eng. mecânica. Vou tentar um mestrado ano que vem na universidade de Duisburg-Essen. Se tudo der certo, com certeza comprarei esse livro. Muito obrigado pela dica!
    Abraço,
    Mateus

    ResponderExcluir
  2. Cara,
    eu morei na Alemanha durante um ano e termino em dezembro agora meu curso de eng. mecânica. Vou tentar um mestrado ano que vem na universidade de Duisburg-Essen. Se tudo der certo, com certeza comprarei esse livro. Muito obrigado pela dica!
    Abraço,
    Mateus

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...