PESQUISAR NO GOOGLE

Faça sua busca aqui:
Pesquisa personalizada

PESQUISAR NO BLOG

2 de dezembro de 2011

Natal na Alemanha [2]

 Hallo,

Weihnachtsmarkt
hoje gostaria de falar um pouco sobre as festividades do Natal na Alemanha. A Alemanha, como sabemos, é um país tradicionalmente de maioria cristã, apesar de a maioria dos jovens alemães não ligarem muito para igreja e religião. A impressão que eu tenho é que a maioria seja ateu ou não dê a mínima importância para igrejas e religiões.

Mas as tradições e feriados cristãos ainda são abundantes.

A coisa mais legal do Natal alemão é sem dúvida o Weihnachtsmarkt (o Mercado Natalino / Feira Natalina). Elas acontecem em todas as cidades. Umas são mais famosas que as outras. Nas feiras natalinas se montam stands para vender os mais diversos produtos e a cidade fica toda decorada com coisas natalinas. A bebida mais tradicional do Natal é o Glühwein (vinho quente), mas também há outros tipos de bebidas quentes (tanto alcoólicas quanto não-alcoólicas).

Lebkuchen
A abertura do Weihnachtsmarkt coincide também com a abertura do período dos Adventos. "O Advento começa às vésperas do domingo mais próximo do dia 30 de novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal contando quatro domingos." A cada domingo é contado 1 advento. E acreditem: mesmo as pessoas menos religiosas costumam desejar a cada domingo um bom primeiro advento, segundo advento e assim por diante.

Adventskalender!!!
Mesmo os menos religiosos acabam tendo um Adventskalender em casa. Os Adventskalender que são normalmente comercializados são calendários do dia 1° ao dia 24 de dezembro. Em cada dia há uma portinha, dentro de cada portinha há (normalmente) um chocolate. Você abre uma portinha por dia até o Natal.

Os Adventskalender podem ser comprados prontos (nessa época há muitos deles nos supermercados ou outras lojas, geralmente de marcas de chocolate) ou podem ser confeccionados de forma caseira. Não é necessário que sejam um chocolate por dia. Pode ser também uma surpresa diferente a cada dia até o dia do Natal. Não se esqueçam de fazer o seu até o dia 30 de novembro, que é quando a maioria dos Weihnachtsmärkte abrem e a partir daí você começa a abrir as portinhas do seu calendário.

Weihnachtsstollen
Outros sabores tradicionais do Natal alemão são os biscoitos chamados Spekulatius, os Lebkuchen (que se assemelham ao pão-de-mel brasileiro) e os Weinachtsstollen (que não têm o mesmo gosto dos panetones).


Spekulatius
Ah... quase esqueço. A famosa brincadeira de "amigo secreto" ou "amigo oculto" se chama "Weihnachtswichtel", mas, ainda bem, acontece com beeeeeeeeeeeeeeeeeeeem menos frequência que no Brasil (pois no Brasil, você passa o fim de ano inteiro só participando do Amigo Secreto da empresa, da família, do curso de alemão, da faculdade etc.). O "amigo da onça" (aquela variante com presentes "ruins") é chamado de "Schrottwichtel".

Para o significado de Wichtel, o artigo da Wikipedia pode ajudar:
"Ein Wichtel (Diminutiv von Wicht), auch Wichtelmann oder Wichtelmännchen, ist ein kleines Phantasiegeschöpf, das vor allem in nordischen Sagen Gutes tut. Der hilfreiche kleine Hausgeist ist auch zu Schabernack geneigt. Er kommt auch häufig in Bilderbüchern vor, zum Beispiel in vielen Werken von Fritz Baumgarten.
Stand de venda de "Glühnwein" (Vinho quente com especiarias)

In modernerer Fantasy-Literatur sind Wichtel auch böse Geister, die Übles aushecken und Hexen dienen. Die Rolle der guten Geister fällt dabei den Heinzelmännchen zu.

Als Wichtel werden in Österreich und einigen deutschen Pfadfinderverbänden die jüngsten weiblichen Mitglieder der Pfadfinderbewegung (Mädchen von ca. 6 bis etwa 10 Jahren) bezeichnet, in der Schweiz hießen sie bis 2009 Bienli – die gleichaltrigen Buben heißen Wölflinge, in der Schweiz Wölfe.
Weihnachtsmarkt in München

In der Weihnachtszeit bringen Weihnachtswichtel heimlich Geschenke beim Wichteln."

Apesar de óbvio, aqui o Natal acontece no inverno. E apesar disso, na Alemanha não neva tanto quanto em outros países (como nos EUA). Mesmo assim, os alemães sempre ficam fazendo especulação sobre um Natal Branco (neve nos dias 24/25) e se alegram quando neva no dia. Neve e frio pesado geralmente ocorrem em janeiro/fevereiro, mas aí os Weihnachtsmärkte já fecharam e não tem mais vinho quente nas ruas :-(

O que acontece quando acaba o Natal? 
Como se sabe, os alemães costumam usar pinheiros de verdade na decoração do Natal. A decoração fica normalmente até o dia 6 de janeiro, dia dos Reis. Após este dia (ou antes, de acordo com o calendário de cada cidade), a cidade reserva um dia para que se joguem fora as árvores de Natal. Ou seja, você não pode simplesmente jogar sua árvore de Natal fora. Tem que ser no dia certinho do recolhimento das árvores, avisado aos moradores. Neste dia, em Berlim, é possível ver moradores defenestrando (jogando pela janela) suas árvores de Natal :-) É claro que isso não dá pra fazer em todo lugar e nem pode jogar sobre passantes nem sobre carros... mas é uma tradição berlinense. Você já viu a defenestração de árvores de Natal na Alemanha? :-)

Para quem ainda não leu o primeiro tópico sobre Natal, por favor CLIQUE AQUI.

4 comentários:

  1. O Natal pra mim tem a cara da Alemanha..
    Deve ser muito legal os festejos por aí =D
    Esse Glühnwein é como o nosso quentão?

    Abraço õ/

    ResponderExcluir
  2. Gente! Quero um Adventskalender pra mim também! Adorei a ideia! :D
    Também achei interessantes os biscoitos e bolinhos :9 adoro comida. Hahaha

    Também associei o Glühwein ao Quentão.

    Abraço ^^

    ResponderExcluir
  3. O Glühwein , tá mais pra vinho quente do que pra quentão....e é muito bom

    ResponderExcluir
  4. Na época do natal,eu gosto muito das bolachas de mel e das Plätzschein! D'us abençoe a todos neste Natal!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...